Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia

“Ciência sem Fronteiras” – Gustavo Lins Ribeiro escreve no Valor Econômico

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Código Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação em discussão - Instituições posicionam-se em audiência pública na Câmara dos Deputados

Um novo regramento que estimule e acelere o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica no Brasil, que retire entraves burocráticos e traga significativos ganhos para a sociedade brasileira. Esta é a proposta do Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), cuja criação está em debate no Congresso Nacional. O novo texto pretende aprimorar e resolver alguns gargalos e, estimular a inovação.

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ABA assina carta em prol de royalties do petróleo para educação, ciência e tecnologia

A carta, elaborada pela SBPC e assinada pela presidente da ABA, Carmen Rial, é destinada aos senadores membros da Comissão Mista que trata da MP 592/2012 - Royalties do Petróleo, e também aos demais Deputados e Senadores. Ha urgência nas manifestações em defesa do destino dos royalties, pois a votação será em abril.

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SBPC defende royalties do petróleo para educação, ciência e tecnologia

Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), expressou posição favorável da entidade à destinação dos royalties do petróleo para a educação. Segundo ela, tais recursos poderiam ser divididos da seguinte forma: 70% no ensino básico, 20% no ensino superior e 10% aplicados em ciência e tecnologia.

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Carta sobre Royalties do petróleo, enviada pela SBPC e ABC, aos Deputados Marco Maia, Presidente da Câmara dos Deputados, e Carlos Zarattini, relator

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Bela Feldman-Bianco, representou a Aba em reunião das sociedades cientificas com o presidente do Conselho Nacional de Educação sobre mudanças no Ensino Médio propostas pelo MEC

As últimas avaliações responsáveis por revelar o desempenho de estudantes do Ensino Médio têm colocado a educação brasileira em um cenário crítico. A falta de qualidade, empenho do setor, mecanismos eficientes voltados para a aprendizagem do estudante e políticas públicas para a formação de futuros profissionais e cidadãos se tornaram os atuais desafios do país

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Carta enviada ao Ministro Aloizio Mercadante externando preocupação com a proposta do MEC para integração das diversas disciplinas

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Câmara conclui votação do PNE, que amplia recursos da Educação

A Câmara concluiu, nesta terça-feira (16/10/12), a votação do novo Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10), que destina 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do País para políticas de educação. A proposta segue agora para o Senado.

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Câmara aprova acordo que facilita integração educativa no Mercosul

Plenário também aprovou projeto que concede anistia de multa, por greve em 2009, a sindicatos ligados à Previdência.

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Representantes da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), debatem o papel da profissão na sede do Ipea, em Brasília

Qual o papel da antropologia diante do atual esforço nacional para o desenvolvimento? Para refletir sobre essa questão, sete importantes intelectuais, Bela Feldman-Bianco – Presidente da ABA, Gustavo Lins Ribeiro – ex Presidente da ABA, Andrea Zhouri – Diretora da ABA e Coordenadora do GT Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos da ABA, Alfredo Wagner – membro do GT Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos e do GT Quilombos da ABA, João Pacheco de Oliveira – Coordenador da Comissão de Assuntos Indígenas da ABA, Cornelia Eckert – Associada efetiva da ABA e José Sérgio Leite Lopes – Associada efetiva da ABA,  foram entrevistados. A iniciativa faz parte de um esforço do Ipea para abrir seu leque de pesquisas e atividades, visando formular um conceito de desenvolvimento que contemple a proteção da população, o reconhecimento social e cultural de várias comunidades tradicionais e a preservação ambiental.

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Carta da SBPC e da ABC sobre os recursos dos royalties do petróleo

Presidente da ABA assina, em conjunto com presidentes de outras sociedades científicas, a carta sobre os recursos dos royalties do petróleo enviada à Ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Helena Hoffmann, à Ministra do Planejamento, Miriam Belchior e ao Ministro da Fazenda Guido Mantega.

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Manifesto "Em Defesa da Ciência, Tecnologia e da Inovação"

Confira aqui a matéria na folha de São Paulo.
Veja aqui o documento do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) e de representantes da sociedade civil reiterando o manifesto lançado pela SBPC, a  ABC e Entidades Empresariais na Folha de São Paulo.
Leia aqui o ofício que a ABA encaminhou à Presidente da República.
Leia aqui o ofício do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em relação ao ofício que a ABA encaminhou à Presidente da República.


Associações da área de Ciências Sociais pedem ampliação do programa Ciência sem Fronteiras

A ABA protocolou, no último dia 29/09, carta ao presidente do CNPq assinada pelas associações científicas de ciências sociais (ABA, SBS, ABCP, ANPOCS e ABRI) questionando o fato de esta área estar de fora do programa de bolsas para estudo no exterior “Ciência sem Fronteiras”. O programa, lançado pelo CNPq este ano, prevê um grande investimento em bolsas de estudo para graduação nos Estados Unidos em algumas áreas consideradas prioritárias para a política de ciência e tecnologia. Entre as áreas, porém, não há nenhuma no campo das ciências humanas ou sociais.

Na carta, as associações julgam que não se pode prescindir do papel fundamental desempenhado por cientistas sociais para analisar os impactos de questões relacionadas ao desenvolvimento social e tecnológico na vida cotidiana, recomendando ao CNPq a alocação de bolsas de estudos no exterior como incentivo à formação de excelência de jovens pesquisadores de ciências sociais.

A ABA enviou ainda solicitação aos programas de pós-graduação em antropologia solicitando que os mesmos se manifestem junto ao CNPq no sentido de reforçar o pedido de ampliação do Programa Ciência sem Fronteiras.

Leia mais a carta encaminhada ao Presidente do CNPq.

Leia aqui a resposta do CNPq


ABA pede aos Departamentos de Antropologia e de Ciências Sociais atenção às exigências de formação para concursos docentes no país

A comissão de Ensino, Ciência e Tecnologia da ABA recomenda fortemente que seja suprimida a dupla exigência (diploma de graduação em ciências sociais e diploma de mestrado/doutorado em Antropologia) nos editais de concurso público para contratação de docentes no país. A ABA avalia que se deve manter apenas a formação de pós-graduação nos concursos que venham a ser abertos.

Leia íntegra da carta no site da ABA.


Participação da ABA em Reuniões de Trabalho dos Articuladores Estaduais/Regionais do Conselho Nacional de Assistência Social

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Nota da ABA sobre a prova do Concurso Público para o MPU

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Nota da Comissão de Ensino e Ofício do Antropólogo da ABA sobre o alto índice de reprovações no concurso público para preenchimento do cargo de analista de antropologia para o MPU

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Relato do CA antropologia para a Comunidade de Antropologia no Brasil

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Documento da área de Antropologia para a 4ª CNCTI

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Relatório dos representantes de antropologia no Comitê Assessor de Ciências Sociais do CNPq

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ABA apóia causa do IUPERJ

Leia mais: Pela sobrevivência do IUPERJ - Carta aberta dos professores do IUPERJ


Gilberto Velho: Artigo sobre Desafio e Crise no IUPERJ

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CAPES instituiu Comissão para elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020

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Nota da SBS sobre proposta curricular de Sociologia apresentada pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro

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Ofício da Comissão de Ensino da Antropologia para os Departamentos de Ciências Sociais

Ofício nº 043
Comissão de Ensino dá orientações sobre editais de concursos para Antropólogos.


Novo Blog do GT Ofício do Antropólogo está no ar

O Grupo de Trabalho Ofício do Antropólogo possui agora um blog em que os sete membros postarão mensagens. O blog é aberto a comentário e estará em período de experiência até o dia 15 de setembro de 2007.

Confira o Blog


Carta aberta aos Departamentos de Ciências Sociais, Antropologia e Sociologia.

Já está disponível no portal ABA o Ofício Nº 043 da Comissão de Ensino de Antropologia. O documento é uma carta para os Departamentos de Ciências Sociais, Antropologia e Sociologia versando sobre a profissão do Antropólogo e os editais de concursos que envolvam essa especialidade. Para acessar o documento entre no link abaixo ou na área da Comissão de Ensino da Antropologia.

Ofício Nº 043 – Carta da Comissão de Ensino de Antropologia para os Departamentos de Ciências Sociais, Sociologia e Antropologia.