A ABA e seus associados

A ABA, fundada em 1955, tem por objetivo congregar os especialistas nos setores profissionais do ensino e da pesquisa, promover o desenvolvimento da Antropologia, o intercâmbio de idéias, o debate de problemas e a defesa dos interesses comuns.

A Associação possui cinco categorias de associados:

  • Aspirante
    - A categoria de associado/a aspirante é reservada aos/às estudantes de graduação em antropologia, ciências sociais e áreas afins, com participação comprovada em pesquisa antropológica e desde que seja indicado pelo/a orientador/a.
  • Pós-graduando
    - A categoria de associado/a pós-graduando/a é destinada aos/às alunos/as de pós-graduação em Antropologia ou Ciências Sociais com área de concentração em Antropologia ou área afim desde que orientado/a por antropólogo/a.
  • Efetivo
    - A categoria de associado/a efetivo/a é reservada aos/às portadores/as de título de pós-graduação stricto sensu em Antropologia, ou aos/às professores/as, pesquisadores/as e profissionais com produção relevante na área.
  • Correspondente
    - A categoria de associado/a correspondente é reservada a profissional do exterior indicado/a por três associados/as efetivos/as, sendo seu ingresso aprovado pelo Conselho Diretor por maioria simples dos votos.
  • Honorário
    - A categoria de associado/a honorário/a é reservada àqueles/as que, na avaliação do Conselho Diretor, tenham feito contribuições significativas para a consolidação da Antropologia.

  • Colaborador
    - A categoria de associado/a colaborador/a é reservada aos/às portadores/as de título de pós-graduação stricto sensu em área afim da antropologia, a critério do Conselho Diretor.