Informativos 2013
 

 

 

 

 

Politica indigenista exaspera antropólogos - ABA reage
Informativo n° 011/2013  |  13/06/2013

destaques da ABA

Reunião histórica das Associações de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas
 

 

Mais de 20 representantes de Associações Científicas brasileiras reuniram-se no dia 11 de junho na Universidade de Brasília para encaminhar a proposta de formação de um Conselho de Ética em Pesquisa, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que regule a ética na pesquisa em suas áreas. Na ocasião, formou-se um GT que amplia o anterior Comitê de Ética na Pesquisa formado pela ABA/ANPOCS para aperfeiçoar uma minuta apresentada e amplamente discutida na reunião. O documento será posteriormente levado ao Ministro Marco Antonio Raupp, do MCTI. A reunião decidiu também formar preliminarmente o Fórum de Associações das Ciências Humanas, Sociais e Ciências Sociais Aplicadas como espaço político de encontro e encaminhamento de propostas de interesse dessas áreas. A próxima reunião do Fórum ocorrerá durante a SBPC, em Recife, em julho.

Estiveram presentes na reunião representantes das seguintes associações:

Dia 11 de junho (terça-feira) ocorreu na UnB, a reunião convocada pela ABA e pela ANPOCS, para discutir a formação de um novo Conselho de controle da ética na pesquisa. Confira abaixo as mais de vinte importantes Sociedades Científicas Brasileiras que estiveram presentes:

Associação Brasileira de Antropologia - ABA
Associação Brasileira de Ciência Política – ABCP
Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
Associação Brasileira de Educação à Distância - ABED
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS
Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias – ESOCITE.BR
Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento – ABPD
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE
Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho – SBPOT
Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO
Associação Nacional de História - ANPUH
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais – ANPOCS
Associação Nacional de Pós Graduação em Filosofia - ANPOF
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguistica – ANPOLL
Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia – ANPEC
Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos – SBEC
Sociedade Brasileira de História da Ciência - SBHC
Sociedade Brasileira de Psicologia - SBP
Sociedade Brasileira de Sociologia - SBS
Sociedade Científica de Estudos da Arte - CESA
Sociedade de Arqueologia Brasileira – SAB
União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura - ULEPICC-Br

 

João Pacheco (CAI/ABA) defende os direitos indígenas no Estadão
 

 

"Há uma ofensiva violenta contra a política indigenista. Nunca aconteceu algo de tal proporção e com tal capacidade de mobilização política junto a setores do governo, junto à opinião pública. É um fato realmente inédito na história do País".

 

Munduruku, Xikrin, Arara e Xipaya pedem testemunha da ABA em reunião no Planalto
 

 


Na mesa (da esquerda para direita): Carmen Rial, Deborah Duprat, Gilberto Carvalho. Ao fundo do auditório: Ricardo Verdum, João Pacheco de Oliveira e Fabio Mura.

A pedido das lideranças Munduruku, Xikrin, Arara e Xipaya a ABA esteve presente no Palácio do Planalto na reunião que tratou de negociar a desocupação pelos Munduruku do principal canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Veja imagens da reunião: http://www.youtube.com/watch?v=IUysYtYl5sk. Em breve, colocaremos no ar o discurso das lideranças indígenas, omitidos nas reportagens da mídia.

Leia aqui a carta do Ministro Gilberto Carvalho enviada as lideranças indígenas após a reunião.
Leia aqui a resposta dos Munduruku, Xikrin, Xipaia e Arara.

 

FUNAI recebe a ABA
 

 



Dando continuidade a tentativa de diálogo em torno da proposta de nova metodologia para a demarcação de terras indígenas a então Presidente da FUNAI, Marta Maria Azevedo, e a atual Presidente da FUNAI, Maria Augusta Assirati recebeu no dia 05 de junho, a Presidente da ABA, Carmen Rial, o Coordenador da Comissão de Assuntos Indígenas (CAI), João Pacheco de Oliveira, os Secretários da Comissão, Fabio Mura e Ricardo Verdum, com a participação por telefone do Secretário Geral da ABA, Renato Athias. No encontro decidiu-se pela organização de um encontro sobre pericia nas demarcações de terras indígenas e quilombos para o inicio de setembro. Proposta pela ABA, a idéia do encontro foi muito bem acolhida pela atual presidente da FUNAI e esperamos venha a ocorrer, apesar da mudança no comando da instituição.

 

Secretaria Nacional de Articulação Social recebe a ABA
 

 


Sentido horário: Thiago Garcia (antropólogo e assessor técnico), João Pacheco de Oliveira, Fabio Mura, Carmen Rial, Ricardo Verdum, Paulo Roberto Maldos (Secretário Nacional) e Juliana G. Miranda (Secretária-Adjunta)

A ABA esteve novamente no Palácio do Planalto para uma reunião com a Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República. Foram discutidos os graves acontecimentos dos últimos dias envolvendo a repressão aos grupos indígenas assim como a possível reformulação dos critérios de demarcação de terras indígenas, que colocam em risco direitos constitucionais.

 

Reunião em Brasília: ABA e Procuradoria Geral da República / 6ª Câmara estreitam diálogo
 

 

A Dra. Deborah Duprat, então Subprocuradora da República, recebeu a vice Presidente da ABA, Ellen F. Woortmann, o Coordenador da Comissão de Assuntos Indígenas (CAI), João Pacheco de Oliveira, os Secretários da Comissão, Fabio Mura e Ricardo Verdum, para uma estimulante reunião das 14:30 até as 18:30. As participações das Doutoras Gilda Pereira de Carvalho e Maria Eliane Menezes de Farias foram muito proveitosas e contribuíram para o estreitamento e aprofundamento dos diálogos. Vários temas foram discutidos, dentre eles dimensões e implicações do processo de demarcação de terras indígenas a s er implantada pelo Ministro da Justiça (que segundo as notícias veiculadas na mídia incluiria consultas à Embrapa, ao Incra e aos Ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário); a elaboração de laudos, suas metodologias bem como seus vários usos e significados.       
Por iniciativa de Duprat e com objetivo de promover um maior entendimento etnográfico-metodológico e conceitual entre Antropologia e a Justiça, foi solicitado à ABA que organize um evento sobre laudos periciais  destinado  a profissionais do judiciário e antropólogos.
A preocupação comum  com a causa indígena e a consciência de sua complexidade atual face à diversidade de contextos  no Brasil, constituiu elo importante das discussões.

 

ABA participa do Seminário Nacional de Saúde Indígena
 

 



O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizou Seminário Nacional de Saúde Indígena em conjunto com a Comissão Intersetorial de Saúde Indígena (CISI) com a participação da FUNAI e da SESAI contando com a presença de várias organizações indígenas entre as quais, a COIAB, APIB, APOINME, APINSUL, APINSUDESTE, CIR, FOIRN. Os representantes indígenas nesse seminário fizeram um importante diagnóstico da situação em que se encontra a organização dos serviços de saúde nas áreas indígenas, colocaram em evidência os principais problemas relacionados a gestão da saúde indígena, bem como a situação no Mato Grosso do Sul. O seminário permitiu dar ao CNS compreender muito mais os problemas da situação da Saúde Indígena. Além de Renato Athias, que participou como representante da ABA na CISI, participou também Carla Teixeira da UNB. Os principais documentos desse seminário serão disponibilizados na página do Conselho Nacional de Saúde.

 

NOTA DA ABA - EM DEFESA DOS DIREITOS TERRITORIAIS DO POVO INDÍGENA CAXIXÓ
 

 

Em 26 de março de 2013, foi publicado, no Diário Oficial da União, o resumo do Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação da Terra Indígena Caxixó, uma área de aproximadamente cinco mil hectares, situada às margens do rio Pará, municípios de Martinho Campos e Pompéu, Minas Gerais.
Desde então, o histórico contexto de opressão vivido pelos indígenas se intensificou. No dia 30 de abril, o povo Caxixó divulgou documento denúncia de ameaças feitas contra eles por fazendeiros da região. Em paralelo a isso, matérias publicadas na imprensa regional com depoimentos de fazendeiros e políticos têm fortalecido o ambiente hostil e tenso.
Tal cenário aponta para uma ação orquestrada de crescente intimidação ao povo indígena e até mesmo ao poder público, na medida em que se alardeia pela imprensa o risco de mortes, caso o processo de demarcação da Terra Indígena se consolide.
Em razão desse contexto de intimidação, é que a ABA vem a público apelar às autoridades competentes para que se garanta a tranquilidade e a segurança do povo Caxixó, bem como o seu direito à justa demarcação do seu tradicional território de ocupação, em conformidade com os termos do competente Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação. Ao poder público devem ser garantidas as condições de trabalho no cumprimento de seu dever constitucional de regularização e proteção das Terras Indígenas, segundo o devido processo administrativo, que garante o direito ao contraditório e à ampla defesa.
Brasília, 24 de maio de 2013.

 

Presidente da ABA contesta reportagem sobre índios
 

 

Leia aqui a carta resposta divulgada na Folha de São Paulo, assim como no Blog Combate Racismo Ambiental - http://racismoambiental.net.br/2013/06/abasc-presidente-da-associacao-contesta-reportagem-sobre-indios/#.UbjXrmL5PXM.facebook, entre outras redes sociais.

 

ABA colabora para as discussões sobre a profissionalização do Antropólogo
 

 

Será realizado em Florianópolis na próxima quinta-feira mais um encontro para discutir a regulamentação da profissão do antropólogo, assim como a regulamentação proposta para a Ética na pesquisa. O encontro terá a presença da presidente da ABA e do Coordenador do Comitê de Regulamentação da Profissão de Antropólogo, Henyo Trindade Barretto Filho. Henyo, juntamente com Marcia Anita Sprandel, vice Coordenadora do Comitê Migrações e Deslocamentos, Marco Paulo Fróes Schettino, do MPF e Roberto Almeida, associado efetivo, participaram da Mesa 3 - Perspectivas de regulamentação d a profissão antropólogo no Brasil, ocorrida durante o evento, "Conversas da Kata" na UnB. Confira a programação em http://www.mediafire.com/view/?de4426e3g0sqgs1.

Depois da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Henyo ainda ministrará palestras sobre o assunto na Universidade Federal do Maranhão (UFMA)  em junho, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em agosto. Em breve divulgaremos a programação, com data e local destas atividades.

 

ABA em Viçosa
 

 


Os Antropólogos Professores da Universidade Federal de Viçosa, Douglas Mansur, Marcelo Oliveira, Diogo T. de Souza e Maria de Fátima Lopes, assim como os futuros Antropólogos alunos do Curso de Ciências Sociais, encontraram com a Presidente da ABA durante movimentados dois dias. Carmen Rial ministrou a aula inaugural do Curso de Ciências Sociais e participou do debate de um filme.

 

ABA presente no Seminário sobre Licenciaturas Interculturais Indígenas
 

 

A Presidente da ABA fez uma das saudações na abertura do Seminário sobre Licenciaturas Interculturais Indígenas em Universidades Federais Brasileiras, que reuniu representantes dos cursos de Licenciatura Indígena de diversos estados brasileiros como: Roraima, Maranhão, Amapá, Minas Gerais, Pernambuco e Mato Grosso do Sul, no dia 28 de maio. Dorothea Darela, integrante da CAI, é uma das mais ativas colaboradoras no curso Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica/UFSC (http://licenciaturaindigena.ufsc.br/).

 

Porto Alegre: avança a reflexão sobre ética na pesquisa
 

 



Num encontro que teve o auditório lotado nos dois dias, a ABA-PPGAS-Naci aprofundaram as discussões em torno da ética na pesquisa antropológica. Este foi o primeiro de uma série de três encontros promovidos no Sul pelo Diretor da ABA Carlos Steil.
Assista aqui a apresentação do encontro por Claudia Fonseca. E aqui a conferência de abertura de Cynthia Sarti. Clique aqui para a programação. Veja aqui outras fotos do evento.

 

Coloquio TransOceanik
 

 

Entre os dias 27 e 29 de maio, reuniram-se na UFSC cerca de 50  pesquisadores de diferentes nacionalidades vinculados a instituições acadêmicas da França, Austrália e Brasil no Colóquio Interacional TransOceanik – Interfaces Borradas: questionando normas, classificações e primado da linguagem. Durante três dias, nove mesas redondas foram acompanhadas por 250 estudantes e pesquisadores de vários lugares do Brasil. Um dos pontos altos do Coloquio foi a Mesa Redonda que reuniu o professor aborígene australiano Max Lennoy e os caciques Eunice, da aldeia indígena Guarani de Morro dos Cavalos; Getulio, cacique Kaingangue do Oeste Catarinense; e Copacã, cacique xokleng da região do Vale do Itajaí e onde discutiram-se questões de educação e terras indígenas na Australia e no Bra sil. O evento é parte do projeto LIA TransOceanik, coordenado por Barbara Glowczewski e teve a presença dos ex-presidentes Ruben Oliven, Gustavo L. Ribeiro e Miriam Grossi, da ex-vice presidente Lia Zanota Machado, da ex-secretária Cornélia Eckert da ABA, além de integrantes da atual diretoria: presidente, secretário Renato Athias e conselheira Julie Cavignac. Veja mais em http://www.youtube.com/watch?v=hxMnQmP5N_g.

 

UFSC firma acordo com a ABA para organizar IUAES 2018
 

 



A Reitora da Universidade Federal de Santa Catarina, Profª Roselane Neckel, juntamente com a Pró-Reitora de Pós-graduação, Profª Joana Maria Pedro, receberam a Presidente da ABA, Profª Carmen Rial, o Presidente da ANPOCS, Prof. Gustavo Lins Ribeiro e o ex Presidente da ABA, Prof. Ruben Oliven, para conversarem sobre a proposta da ABA organizar o Congresso da IUAES, à ser realizado em 2018, na UFSC. O encontro foi bastante produtivo e resultou na assinatura de um compromisso entre a ABA e a UFSC.
Leia aqui o texto do acordo firmado entre a UFSC e a ABA.
 

 

Avança a organização da 29ª RBA
 

 


O comitê local reuniu-se com a arquiteta da UFRN responsável pela configuração e distribuição espacial dos espaços previstos para o congresso. Presentes Elisete Schwade, Carlos Guilherme Valle e Carmen Rial.

 

Seminário Cem Anos de Egon Schaden
 

 

Com o advento do centenário do nascimento Egon Schaden, a Universidade do Estado de Santa Catarina e a Prefeitura Municipal de São Bonifácio, com apoio decisivo da Universidade Federal da Fronteira Sul e da Universidade Federal de Santa Catarina, se sentiram motivadas para atender ao chamamento da Associação Brasileira de Antropologia e realizar diversas atividades (pesquisa, ensino, extensão) e eventos para marcar de maneira adequada esta ocasião. Estas atividades culminarão no “Seminário Cem Anos de Egon Schaden”, a ser realizado na cidade de São Bonifácio/SC, nos dias 25 e 26 de julho de 2013.
O seminário busca marcar a memória do centenário do nascimento, refletindo sobre a obra de Egon Schaden. Já confirmaram presença no evento o Presidente de honra da ABA Roque Laraia e a Presidente atual, Carmen Rial, assim como Julio Cesar Melatti (UnB) e outros importante antropólogos brasileiros. Antônio Candido (USP) fará uma intervenção à distancia.
Leia mais em: Informe / Sessão Especial / http://egonschaden.wordpress.com/ - http://www.facebook.com/pages/Semin%C3%A1rio-Cem-Anos-de-Egon-Schaden-25-e-26-julho-2013/416676511751965.
 

 

VIBRANT
 

 

Em breve, lançaremos o novo número da Vibrant, que conta com o dossiê Cultural heritage and museums, organizado por Antonio Arantes (Unicamp) e Antonio Motta (UFPE). Entre os artigos desse dossiê teremos: A construção de sentidos de “comunidade”: movimentos sociais, memória e participação política, de Ruth Cardoso, Antropology and Culture Heritage, de Gilberto Velho, Cultura Patrimônio e Preservação, de Eunice Durham.

Já está no ar as chamadas para os próximos dossiês da VIBRANT: Etnografias da Economia Vibrant 2014/1, organizado por Eugênia Motta (pós-doc FAPERJ/PPGAS), Lucia Müller (PUC-RS), Federico Neiburg (PPGAS/Museu Nacional/UFRJ) e Fernando Rabossi (PPGSA/IFCS/UFRJ); Etnicidade e Religião Vibrant 2014/2 organizado por Cristina Pompa (UNIFESP) e Lorenzo Macagno (UFPR)  e Saúde/Doença: Biosocialdades e Cultura, Vibrant 2015/1, organizado por Carlos Guilherme Valle, Sahra Gibbon e Ricardo Ventura Santos. Veja a chamada para artigos em www.vibrant.org.br.

 

SBPC - Programação da ABA no congresso de Recife
 

 

Confira aqui

 

Você já pagou sua anuidade da ABA? Ligue agora para a secretaria administrativa no telefone 61 3307-3754 e mantenha a ABA como uma voz ativa na academia e na política brasileira.
 

eventos

Eventos no Brasil
 

 

Evento ABA:  Fórum Permanente sobre Desenvolvimento / Seminário Antropologia e Desenvolvimento
Data: 17 e 18 de outubro de 2013
Local: Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, Prédio D. Pedro I - Campus Reitoria.
Informações: Programação

 

 

Data: 04 a 07 de agosto de 2013
Local: Universidade Federal do Ceará, Fortaleza/CE
Informações: http://www.reaabanne2013.com.br/site/ / Edital para Mostra Livre de Filmes, Ensaios Fotográficos, Hipermídias e Etnografias Sonoras / Relação de GTs

 

 

37º Encontro Anual da  ANPOCS
Data: 23 a 27 de setembro de 2013
Local: Águas de Lindóia, SP - Hotel Monte Real
Informações: http://www.anpocs.org/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=704&Itemid=429

 

 

Curso do Museu do Índio “Dimensões das Culturas  Indígenas
Data: 08 a 19 de julho de 2013
Local: Museu do Índio – Rio de Janeiro/RJ
Informações: Divulgação

 

 

XV Conferência Internacional do Movimento Internacional da nova Museologia (MINOM)
Data: 08 a 10 de agosto de 2013
Local: Museu da República, Museu da Maré e Museu de Favela / RJ
Informações:  Programação

 

 

Colóquio internacional “Contatos de línguas: mobilidades, fronteiras e urbanização”
Data: 22 a 24 de outubro de 2013
Local: Universidade de Brasília (UnB), Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução – Postrad
Informações: Divulgação / Cartaz

 

Eventos no Exterior
 

 

Data: 10 a 13 de julho de 2013
Local: Universidade Nacional de Córdoba, em Córdoba, Argentina
Informações: http://www.museoantropologia.unc.edu.ar/RAM/INDEX2.htm / GTs da RAM tem inscrições abertas / Quarta circular

 

 

SIEF 2013 11th Congress:  Circulation
Data: 30 de junho a 04 de julho de 2013
Local: Tartu, Estonia
Informações: http://www.siefhome.org/congresses/sief2013/

 

 

17th  IUAES World Congress, Evolving Humanities, Emerging Worlds
Data: 05 a 10 de agosto de 2013
Local: Manchester, U.K
Informações: www.iuaes2013.org

 

 

Antropologia em Contraponto – V Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
Data: 08 e 11 de setembro de 2013
Local: Campus da UTAD, em Vila Real/Portugal
Informações: Circular / http://www.apantropologia.org/congresso2013/call-for-papers-pt/

 

 

DGV  2013 Conferência Bienal
Data: 02 a 05 de outubro de 2013
Local: Universidade de Mainz - Alemanha
Informações: http://www.dgv-net.de/

 

 

Congreso Internacional  "Pueblos indígenas de América Latina, siglos XIX-XXI
Data: 28 a 31 de outubro de 2013
Local: Instituto Cultural Oaxaca na cidade de Oaxaca, México
Informações: http://www.congresopueblosindigenas.org/index.php?option=com_content&view=article&id=164&Itemid=671&lang=pt

 

oportunidades

Pós-Graduação
 

 

Mestrado e Doutorado na UFRJ/MN
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS, Museu Nacional, UFRJ), lança Edital do concurso de seleção para mestrado e doutorado 2013/2014. Esse ano, pela primeira vez, a seleção inclui uma política de ação afirmativa para candidatos negros e indígenas. Inscrições: 03 a 28 de junho de 2013. Informações: http://www.museunacional.ufrj.br/ppgas/ / http://ppgasmuseunacional.web565.kinghost.net/ingresso.html.

 

publicações

Lançamentos – Livros 2013
 

 

ECKERT, Cornelia e ROCHA, Ana Luiza Carvalho da (2013), Antropologia da e na cidade: interpretações sobre as formas da vida urbana. Porto Alegre: Marcavisual.

GROISMAN, Alberto; OLIVEIRA, Bianca F.; CRUZ, Fernanda; NOERNBERG, Priscila e GERBER, Rose M. (2013) Theatrum Ethnographicum: Campo, Experiência, Agência. Florianópolis: EDUFSC.

LOBO, Andrea de Souza (2013), Entre Fluxos. Brasília: Editora da UnB.

RIAL, Carmen, SILVA, Sandra R. e SOUZA, Angela M. (2013) Consumo e Cultura Material. Florianópolis: EDUFSC.

RIFIOTIS, Theophilos e VIEIRA, Danielli (2013), Um Olhar Antropológico Sobre Violência e Justiça: Etnografias, Ensaios e Estudos de Narrativas. Florianópolis: EDUFSC.

STRATHERN, Marilyn (2013), Fora de Contexto: as ficções persuasivas da Antropologia. São Paulo: Terceiro Nome.

TASSINARI, Antonella, GRANDO, Beleni e ALBUQUERQUE, Marcos A. (2013) Educação Indígena: Reflexões Sobre Noções Nativas De Infância, Aprendizagem e Escolarização. Florianópolis: EDUFSC.

 

Lançamentos – Livros 2012
 

 

FILHO, Wilson Trajano (Org.) (2012), Lugares, Pessoas e Grupos: as lógicas do pertencimento em perspectiva internacional (2ª edição). Brasília: ABA Publicações.

FILHO, Wilson Trajano (Org.) (2012), Travessias Antropológicas: estudos em contextos africanos. Brasília: ABA Publicações.

 

 

Associação Brasileira de Antropologia
Gestão Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras (2013-2014)

Presidente Carmen Rial (UFSC)

Vice-Presidente Ellen Fensterseifer Woortmann (UnB)
Secretário Geral Renato Monteiro Athias (UFPE)

Secretário Adjunto Manuel Ferreira Lima Filho (UFG)
Tesoureira Geral Maria Amélia S. Dickie (UFSC)
Tesoureiro Adjunto Andrea de Souza Lobo (UNB)

Diretores
Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)
Marcia Regina Calderipe Farias Rufino (UFAM)
Heloisa Buarque de Almeida (USP)
Carlos Alberto Steil (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio Multiuso II (Instituto de Ciências Sociais) – Térreo - Sala BT-61/8
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax:   (61) 3307-3754      

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília/DF


 
 

Informativo especial n° 010/2013  |  27/05/2013
Evento ABA: Seminário Internacional TransOceanik

Data: 27 a 29 de maio de 2013
Local: CFH – UFSC - Florianópolis
Informações: Folder / http://transoceanik.paginas.ufsc.br/

Iniciando uma serie de transmissões de eventos apoiados pela ABA, estamos transmitindo ao vivo o Seminário TransOceanik. Acompanhe agora em:
http://twitcam.livestream.com/eo3vw.


Associação Brasileira de Antropologia
Gestão Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras (2013-2014)

Presidente Carmen Rial (UFSC)

Vice-Presidente Ellen Fensterseifer Woortmann (UnB)
Secretário Geral Renato Monteiro Athias (UFPE)

Secretário Adjunto Manuel Ferreira Lima Filho (UFG)
Tesoureira Geral Maria Amélia S. Dickie (UFSC)
Tesoureiro Adjunto Andrea de Souza Lobo (UNB)

Diretores
Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)
Marcia Regina Calderipe Farias Rufino (UFAM)
Heloisa Buarque de Almeida (USP)
Carlos Alberto Steil (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio Multiuso II (Instituto de Ciências Sociais) – Térreo - Sala BT-61/8
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax:  (61) 3307-3754      

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília/DF


 
 

Informativo especial n° 009/2013  |  27/05/2013
29ª Reunião Brasileira de Antropologia - Natal/RN

Tema: Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras
Data: agosto de 2014
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte

O período para submissão de propostas para GTs e MRs é de 17 de junho a 30 de agosto de 2013. Confira as normas gerais da reunião e fique atento aos prazos!

Em breve o site do evento estará no ar.

Normas para as Atividades

Todas as propostas de atividades serão submetidas em formulários on line no site do evento, que em breve estará disponível. É necessário seguir as instruções/informações solicitadas para o correto preenchimento da submissão das propostas. 

1) GT - Grupos de Trabalho

Os GTs serão propostos por dois associados doutores efetivos ou correspondentes da ABA, ou membro de uma Associação filiada ao WCAA, observadas as mesmas condições estabelecidas para associados da ABA, conforme as regras gerais. Os coordenadores deverão ser vinculados a instituições diversas, preferencialmente em diferentes unidades da federação ou países.

Composição da atividade

Os GTs ocorrerão em no máximo 3 sessões, com 5 apresentações orais e a possibilidade de 2 apresentações de pôsteres por sessão a critério da coordenação do GT, totalizando 15 artigos e 6 pôsteres, no máximo, podendo, a critério dos coordenadores e observadas as regras, ter um debatedor incluído em cada sessão.

Recomenda-se que na seleção dos trabalhos os coordenadores procurem observar a diversidade institucional das propostas submetidas.

Características da proposta

Um dos coordenadores cadastrará a proposta no site do evento, contendo: título; resumo com até 1500 caracteres (contando os espaços), nome/instituição/e-mail do proponente e indicação do segundo coordenador, também informando nome/instituição/e-mail. Os coordenadores devem ser sócios da ABA ou membro de uma Associação filiada ao WCAA. Os debatedores deverão ser incluídos, a critério dos coordenadores, no momento de organizar as sessões.

Apresentações orais (artigos): submissão reservada aos mestrandos, mestres, doutorandos e doutores.

Pôsteres: submissão de graduados, mestrandos, mestres, doutorandos e doutores, caso a inscrição seja aberta pela coordenação do GT. Os pôsteres serão expostos na própria sala do GT e é de responsabilidade do expositor o transporte, a colocação e retirada do material exposto.

Prazos

Período para submissão de propostas para GTs: 17 de junho a 30 de agosto de 2013
Divulgação das propostas de GTs selecionadas pelo Conselho Diretor: 31 de outubro de 2013
Período de inscrições, com submissão de resumos, nos GTs: 04 de novembro de 2013 a 10 de março de 2014
Avaliação, por parte dos coordenadores dos GTs, das inscrições recebidas: até 31 de março de 2014.
Divulgação dos trabalhos selecionados para GTs: 07 de abril de 2014
Data final para o envio dos trabalhos selecionados completos para a composição dos anais: 02 de junho de 2014
Organização das sessões, por parte dos coordenadores dos GTs, com a inclusão dos debatedores (se houver): até 23 de junho de 2014
Divulgação das propostas selecionadas, com sessões (resumos e trabalhos completos), para GTs: 30 de junho de 2014

2) MR - Mesas Redondas

As MRs serão propostas por um coordenador que seja associado doutor efetivo ou correspondente da ABA, ou membro de uma Associação filiada ao WCAA, observadas as mesmas condições estabelecidas para Associados da ABA, conforme as regras gerais.

Composição da atividade

As MRs serão compostas de três participantes e um coordenador, podendo, a critério dos coordenadores e observadas as regras, ter um debatedor. Os integrantes deverão pertencer a instituições diversas, localizadas preferencialmente em diferentes unidades da federação.

Características da proposta

O coordenador cadastrará a proposta no site do evento, indicando: título da mesa redonda; resumo com até 1500 caracteres com espaço sobre o tema da mesa redonda; nome/instituição/e-mail de todos os participantes (inclusive um eventual debatedor). Assim que a proposta for aprovada, cada participante, exceto o debatedor, deverá inserir os títulos e resumos, utilizando até 900 caracteres (contando os espaços), das suas respectivas exposições no site do evento.

Prazos

Período para submissão de propostas para MRs: 17 de junho a 30 de agosto de 2013
Divulgação das propostas de MRs selecionadas pelo Conselho Diretor: 31 de outubro de 2013
Período para inserção do debatedor (se houver) e submissão dos títulos e resumos dos participantes das MRs: 04 de novembro de 2013 a 24 de março de 2014
Data final para o envio dos trabalhos completos para a composição dos anais: 02 de junho de 2014
Divulgação das MRs completas (resumo e trabalho completo): 30 de junho de 2014

3) SE - Simpósios Especiais

Os SEs serão propostos exclusivamente por membros da Diretoria, Conselhos Diretor e Científico e por Coordenadores de Comissões e de Comitês permanentes da ABA.

Composição da atividade

Serão permitidas propostas de simpósios com até três sessões, coordenados por dois proponentes e contando com três participantes por  sessão programada, podendo, a critério dos coordenadores e observadas as regras, ter um debatedor por sessão, que não poderá ser um dos participantes.

Características da proposta

Um dos coordenadores cadastrará a proposta no site do evento, contendo: título, resumo com até 1500 caracteres; nome/instituição/e-mail de todos os participantes, inclusive dos debatedores, quando houver. Os participantes convidados deverão também registrar os títulos e resumos das suas exposições utilizando até 900 caracteres (contando os espaços). 

Prazos

Período para submissão de propostas para SEs: 01 de outubro a 29 de novembro de 2013
Divulgação das propostas de SEs selecionadas pela Diretoria: 13 de dezembro de 2013
Período para submissão dos títulos e resumos dos participantes dos SEs: 16 de dezembro de 2013 a 21 de março de 2014
Data final para o envio dos trabalhos completos para a composição dos anais: 02 de junho de 2014
Organização das sessões, por parte dos coordenadores dos SEs, com a inclusão dos debatedores (se houver): 09 de junho a 01 de julho de 2014
Divulgação dos SEs completos (resumo e trabalho completo): 08 de julho de 2014

4) MC - Minicursos

Os Minicursos serão propostos por membros da Diretoria, Conselhos Diretor e Científico e por Coordenadores de Comissões e de Comitês permanentes da ABA, considerando as questões mais candentes no campo da Antropologia.

Composição da atividade

Serão permitidas propostas de minicursos com até três sessões, dependendo da quantidade de inscrições, com limite de 50 vagas por minicurso. O minicurso será coordenado por dois proponentes e até três ministrantes, sendo um por sessão programada.

Características da proposta

Um dos coordenadores cadastrará a proposta no site do evento, contendo: título, resumo com até 1500 caracteres; nome/instituição/e-mail de todos os ministrantes. Os ministrantes convidados deverão também registrar os títulos e resumos com até 900 caracteres (contando os espaços) das suas exposições. 

Prazos

Período para submissão de propostas para MCs: 10 de dezembro de 2013 a 10 de março de 2014
Divulgação das propostas de MC selecionadas pela Diretoria: 17 de março de 2013
Período para submissão dos títulos e resumos dos ministrantes dos MCs: 19 de março a 17 de abril de 2014
Período de inscrições, com vagas limitadas, nos MCs: 22 de abril a 13 de junho de 2014

5) OF – Oficinas

As Oficinas serão propostas por membros da Diretoria, Conselhos Diretor e Científico e por Coordenadores de Comissões e de Comitês permanentes da ABA, considerando as questões mais candentes no campo da Antropologia.

Composição da atividade

Serão permitidas propostas de oficinas com até três sessões, dependendo da quantidade de inscrições, com limite de 40 vagas por oficina. A oficina será coordenada por dois proponentes e até três ministrantes, sendo um por sessão programada.

Características da proposta

Um dos coordenadores cadastrará a proposta, no site do evento, contendo: título, resumo com até 1500 caracteres; nome/instituição/e-mail de todos os ministrantes. Os ministrantes convidados deverão também registrar os títulos e resumos utilizando até 900 caracteres (contando os espaços) das suas exposições. 

Prazos

Período para submissão de propostas para OFs: 10 de dezembro de 2013 a 10 de março de 2014
Divulgação das propostas de MC selecionadas pela Diretoria: 17 de março de 2013
Período para submissão dos títulos e resumos dos ministrantes das OFs: 19 de março a 17 de abril de 2014
Período de inscrições, com vagas limitadas, nas OFs: 22 de abril a 13 de junho de 2014

6) PLS - Prêmio Lévi-Strauss (5ª edição)

Modalidade A: Melhor pôster de Iniciação Científica em Antropologia / Inscrições on line no site do evento, com a submissão do trabalho.

Modalidade B: Melhor artigo de recém-graduado/inscrições on line no site do evento, com a inserção da carta de recomendação, do atestado de conclusão de curso de graduação, emitido pela Universidade, e submissão do artigo.

Maiores informações, em breve, no edital.

7) PPV - Prêmio Pierre Verger

Organizado pelo Comitê Antropologia Visual.

X Edição de Vídeos Etnográficos / Inscrições on line, com o envio dos vídeos, via Correios, para a Coordenação do Prêmio.

VII Edição de Ensaios Fotográficos / Inscrições on line com o envio das fotografias, via Correios, para a Coordenação do Prêmio.

Maiores informações, em breve, no edital.

8) Programação Audiovisual

Propostas e organização do Comitê Antropologia Visual. Em breve.

9) Programação Cultural

Atribuição da Comissão de Organização Local. Em breve.

10) Conferências

Atribuição da Diretoria. Em breve.

11) Conversa com autor

Atribuição da Diretoria. Em breve.

12) Reuniões de Comissões e Comitês da ABA

Cada coordenador deverá sinalizar a necessidade e o interesse de realizar a reunião para a secretaria administrativa da ABA, através do e-mail aba@abant.org.br. As solicitações devem ser realizadas até o dia 01 de maio de 2014 para serem incluídas na Programação Geral

13) Eleições da Diretoria e dos Conselhos Científico e Fiscal

Atribuição da Diretoria.

14) Assembleias Geral Extraordinária, se houver, e Ordinária

Atribuição da Diretoria.

15) Feira de Livros

Inscrições on line / Reserva mediante o pagamento específico.
Maiores informações, em breve.

16) Lançamentos de Livros

Inscrições on line / Reserva mediante o pagamento específico.
Maiores informações em breve no site.

Normas Gerais

Poderão propor atividades de Grupos de Trabalho (GTs) e Mesas Redondas (MRs) para compor a programação da 28ª Reunião Brasileira de Antropologia todos os associados doutores efetivos ou correspondentes da ABA. Antropólogos e antropólogas estrangeiros que sejam comprovadamente associados a alguma associação de Antropologia vinculada ao Conselho Mundial de Associações Antropológicas (World Council of Anthropological Associations- WCAA) também poderão propor Grupos de Trabalho (GTs) e Mesas Redondas (MRs).

Todos os proponentes e participantes de atividades, sem exceções, deverão estar em dia com o pagamento da anuidade ao apresentarem suas propostas de Grupos de Trabalhos, Mesas Redondas ou outras atividades (não será permitida a participação em mais de uma atividade do mesmo gênero/tipo), para que o registro e a submissão das propostas no próprio site do evento possam ser efetuados e confirmados on line. Para informações sobre a regularização de situações de inadimplência ou instruções sobre formas de pagamento da(s) anuidade(s), acesse o site da ABA (www.abant.org.br) ou entre em contato com a secretaria da ABA pelo  telefone (61) 3307-3754 ou e-mail (aba@abant.org.br). 

O pagamento da taxa de inscrição no evento será obrigatório para todos aqueles que tiverem seus trabalhos aceitos. A falta de pagamento implicará exclusão da programação. O mesmo se aplica aos participantes não associados à ABA que forem convidados para compor Mesas Redondas ou outras atividades propostas, inclusive debatedores convidados pelos seus respectivos coordenadores, com exceção daqueles expressamente convidados pela Diretoria em função de atividades especiais.

A ABA não garante financiamento de coordenadores e/ou participantes. Os debatedores não serão financiados. Havendo disponibilidade de recursos, os participantes a serem financiados receberão ajuda de custo na forma de passagens aéreas e/ou pagamento de hospedagem, sendo priorizado o que for mais conveniente para a ABA. O financiamento é uma cortesia da ABA com a finalidade de fortalecer a qualidade de suas atividades, sendo concedido àqueles que contribuem com a organização das atividades e não um direito dos que vierem a receber alguma forma de apoio. Não será permitida transferência de qualquer apoio para outrem, exceto entre coordenadores de Grupos de Trabalhos, havendo disponibilidade de recursos e consideradas as prioridades estabelecidas neste documento.

A ABA, por meio da Comissão Organizadora, disponibilizará em seu site a indicação de companhias aéreas, transporte terrestre para traslado aeroportuário e hotéis com as respectivas tarifas e descontos, assim como de restaurantes que oferecerem descontos para os inscritos.
Quando, por conveniência da ABA, ocorrer o pagamento de passagem aérea, esta será restrita ao voo do aeroporto de grande porte, situado mais próximo à cidade de origem do financiado, não sendo custeados voos regionais complementares e/ou outras formas de transporte até aquele aeroporto.

Não serão custeadas passagens internacionais para participantes ou coordenadores das atividades. A única exceção poderá ser para conferencistas convidados pela Diretoria/Comissão Organizadora.

No caso de pagamento de passagens áreas emitidas em acordo com o viajante, não será aceita qualquer mudança posterior que não decorra de necessidade da ABA.  Qualquer custo adicional será de inteira responsabilidade do viajante.

Participantes e coordenadores de atividades que sejam detentores de bolsa de Produtividade em Pesquisa - CNPq, Nível 1, não receberão recursos da ABA para pagamento de viagens de quaisquer tipos.

Todos os participantes com atividades de coordenação ou apresentação de trabalhos são estimulados a solicitar recursos de viagem às respectivas instituições em que atuam, bem como às Fundações de Pesquisa de seus Estados, contando para tal com endosso da ABA, que poderá ser solicitado se julgado necessário.


Associação Brasileira de Antropologia
Gestão Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras (2013-2014)

Presidente Carmen Rial (UFSC)

Vice-Presidente Ellen Fensterseifer Woortmann (UnB)
Secretário Geral Renato Monteiro Athias (UFPE)

Secretário Adjunto Manuel Ferreira Lima Filho (UFG)
Tesoureira Geral Maria Amélia S. Dickie (UFSC)
Tesoureiro Adjunto Andrea de Souza Lobo (UNB)

Diretores
Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)
Marcia Regina Calderipe Farias Rufino (UFAM)
Heloisa Buarque de Almeida (USP)
Carlos Alberto Steil (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio Multiuso II (Instituto de Ciências Sociais) – Térreo - Sala BT-61/8
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax:  (61) 3307-3754      

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília/DF


 
 
  Informativo n° 008/2013  |  21/05/2013
destaques da ABA
ABA terá reunião na Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidencia da República
 


A ABA solicitou reunião de urgência na Secretaria Nacional de Articulação Social, da Presidência da República, para buscar um diálogo sobre o problema da demarcação de terras. O encontro foi confirmado e ocorrerá no início de junho. A Presidência da ABA estará acompanhada de sua Comissão de Assuntos Indígenas, liderada por João Pacheco de Oliveira.

Novo Comitê de Ética: Associações já confirmaram presença na UNB
 


Mais de dez importantes associações científicas brasileiras confirmaram presença na reunião que está proposta pela ABA e pela ANPOCS para discutir a formação de um novo Conselho de controle da ética na pesquisa.

Associação Brasileira de Antropologia - ABA
Associação Brasileira de Ciência Política – ABCP
Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho - SBPOT
Associação Brasileira de Relações Internacionais - ABRI
Associação Nacional de História - ANPUH
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS
Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos - SBEC
Sociedade Brasileira de História da Ciência - SBHC
Sociedade Brasileira de Psicologia - SBP
Sociedade Brasileira de Sociologia - SBS
Sociedade Científica de Estudos da Arte - CESA
União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura - ULEPICC-Br

ABA e ANPOCS convocam reunião de Ciências Humanas
 

REUNIÃO EM BRASÍLIA visa à CRIAÇÃO DE CONSELHO que proporá uma nova RESOLUÇÃO PARA PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS, entre outras questões.
No dia 22 de abril, os presidentes da ABA e da ANPOCS tiveram uma proveitosa reunião com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, que recebeu, positivamente, algumas reivindicações históricas das ciências sociais e humanas. Dentre elas, destaca-se a disposição de criar um Conselho de Ética de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais internamente ao MCTI.
Na ocasião, o Ministro Raupp solicitou que fosse apresentada uma proposta concreta. É preciso, assim,  elaborar uma proposta de Conselho, bem como de normatização específica, que seja equivalente, para nós, à Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, que rege a pesquisa envolvendo seres humanos.
Outra reivindicação bem vista pelo Ministro refere-se à criação de um Diretoria de Ciências Sociais e Humanas dentro do CNPq.
Diante da complexidade e do alcance dos assuntos, é necessário que congreguemos o maior número de associações científicas da área de Ciências Sociais e Humanas para construirmos um amplo consenso político. Urge, igualmente, chegarmos a uma proposta de Conselho e Resolução a ser feita ao MCTI.
Nesse sentido, propomos um encontro com os presidentes das Associações das Ciências Humanas e Sociais, em Brasília, para discutirmos, democrática e abertamente, os passos a serem tomados, em especial, as medidas operacionais que viabilizem a realização de nossos objetivos.
Tendo em vista a urgência da matéria, propomos o dia 11 de junho, das 13h30 às 17h30, para uma reunião na Universidade de Brasília.

ABA encontra presidente da IUAES
 

A possibilidade de o Brasil sediar o Congresso Mundial da IUAES  foi o centro da conversa entre o atual Presidente da IUAES, Peter J.M. Nas, e a Presidente da ABA, Carmen Rial, em encontro em Leiden, na Holanda, no dia 5 de maio. Os dois discutiram as exigências da proposta que está sendo elaborada pela ABA.  Além do Brasil, também a Índia já confirmou oficialmente sua candidatura ao ICAES 2018, e outras candidaturas poderão se apresentar. A decisão será tomada durante o Congresso da IUAES, em Manchester, em agosto próximo, e, como Peter Nas explicou, a escolha final se dará por votos dos membros da IUAES, individualmente, na Assembléia Geral e não mais por representação do país, como anteriormente. O ICAES (Congresso da IUAES) nunca foi realizado na América do Sul, o último país nas Américas a sediá-lo foi os Estados Unidos, em 1998 http://www.iuaes.org/history.html.
A ABA e a IUAES têm mantido um bom diálogo. O ex-presidente da ABA, Gustavo L. Ribeiro é um dos seus vice-presidentes, e a IUAES apoiou uma moção da ABA em defesa dos povos indígenas em julho de 2012 http://www.iuaes.org/letter_to_aba.pdf.
Posse dos novos Membros Titulares da ABC 2013
 

Em cerimônia realizada no dia 07 de maio de 2013, no Rio de Janeiro, tomou posse na Academia Brasileira de Ciências, em sua seção de Ciências Sociais, o ex-vice-presidente da ABA e atual conselheiro Peter Fry, além da historiadora Laura de Mello e Souza.

ABA presente na Reunião da Associação Canadense de Antropologia
 

Carmen Rial manteve contatos com o Junji Koizumi, Presidente da Associação Japonesa de Antropologia e secretário-geral da  IUAES, além da Presidente da Associação Canadense de Antropologia, Ellen Judd durante a Reunião da Associação Canadense de Antropologia, em Victoria, Canadá, 08 a 11 de maio. Também estiveram presentes na CASCA Carla Costa Teixeira (ex-secretária geral da ABA), José Pimenta (UNB) e Stephen Baines (UNB).

VIBRANT
 

Já está no ar a chamada para o dossiê Etnografias da Economia da Vibrant 2014/1, organizado por Eugênia Motta (pós-doc FAPERJ/PPGAS), Lucia Müller (PUC-RS), Federico Neiburg (PPGAS/Museu Nacional/UFRJ) e Fernando Rabossi (PPGSA/IFCS/UFRJ). Veja a chamada para artigos aqui.
Em breve, lançaremos o novo número da Vibrant, que conta com o dossiê Cultural heritage and museums, organizado por Antonio Arantes (Unicamp) e Antonio Motta (UFPE). Entre os artigos desse dossiê teremos: A construção de sentidos de “comunidade”: movimentos sociais, memória e participação política, de Ruth Cardoso, Antropology and Culture Heritage, de Gilberto Velho, Cultura Patrimônio e Preservação, de Eunice Durham.

Notícias da Mídia
Documentário sobre o antropólogo Darcy Ribeiro
 

Um homem de causas, assim pode ser definido Darcy Ribeiro.  No documentário “Darcy – um brasileiro”, dirigido por Maria Maia, o telespectador vai conhecer um pouco desta personalidade, visto por ele mesmo e pela ótica de amigos e colaboradores. As transmissões ocorrerão na TV Senado, no dia 19 de maio e ocorrerão duas reapresentações nos dias 25 de maio e 02 de junho de 2013. Informações: Cartaz / https://www.youtube.com/watch?v=9Bnojwi4EYA&list=UULgti7NuK0RuW9wty-fxPjQ.

Ofício de Vaqueiro Patrimônio Cultural da Bahia: breve histórico
 

MP denuncia violações em projeto de mineroduto
 

A 167 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade de Conceição do Mato Dentro é bem próxima à Região do Quadrilátero Ferrífero, localizando-se ao norte da área que se confunde com a história da atividade minero-metalúrgica. Nela, além de paisagens, picos, cachoeiras e surpreendentes formações rochosas, encontra-se um ecossistema formado por vegetação de cerrado, campo rupestre e manchas de florestas.

OSX, de Eike Batista, volta a demitir cerca de 80 funcionários no Açu
 

Demissões ocorreram no dia 03 de maio para adequação da equipe. Em abril, outros 80 funcionários já haviam sido demitidos.

População acusa mineradora de violações dos direitos humanos
 

Denúncias foram feitas durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Código Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação em discussão - Instituições posicionam-se em audiência pública na Câmara dos Deputados
 

Um novo regramento que estimule e acelere o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica no Brasil, que retire entraves burocráticos e traga significativos ganhos para a sociedade brasileira. Esta é a proposta do Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), cuja criação está em debate no Congresso Nacional. O novo texto pretende aprimorar e resolver alguns gargalos e estimular a inovação.

Nota de repúdio do IPPUR à ação do Bope na Maré
 

notícias sobre Belo Monte
MPF quer continuidade das negociações com índios em Belo Monte
 

O Governo Federal tinha iniciado negociações ontem, com acompanhamento da Funai. Os índios já estudavam as contrapropostas, mas foram surpreendidos pela ordem de despejo.

“Como entramos de maneira pacífica, decidimos sair de maneira pacífica”, disse o grupo de indígenas ao desocupar canteiro
 

Com um prazo de 24 horas dado pela desembargadora Selene de Almeida, do TRF-1, Brasília (DF), os cerca de 180 indígenas de nove povos dos rios Teles Pires, Tapajós e Xingu, afetados por projetos hidrelétricos, decidiram se retirar do principal canteiro de obras da UHE Belo Monte, às margens da Transamazônica, no Pará.

eventos
Eventos no Brasil
 

Antropologia das Fronteiras / Fronteiras da Antropologia


Presidente da ABA, Carmen Rial, fala na mesa de abertura do II Colóquio Franco-Brasileiro, organizado pela conselheira da ABA Julie Cavignac, que teve como conferencista Barbara Glowczevswki. Veja a programação completa em http://coloquiofronteiras2013.blogspot.com.br/p/blog-page_11.html.
O diálogo entre as Antropologias Francesas e Brasileiras terá continuidade em outro evento promovido pela ABA, o Transoceanik, na última semana de maio, em Florianópolis/SC - Folder / http://transoceanik.paginas.ufsc.br/.

 

Evento ABA/Sul - Ética na pesquisa antropológica: práticas e políticas
Data: 23 e 24 de maio de 2013
Local: Pantheon IFCH - UFRGS - Porto Alegre/RS
Informações: Programação / Oficina

 

Evento ABA: Seminário Internacional TransOceanik
Data: 27 a 29 de maio de 2013
Local: CFH – UFSC - Florianópolis
Informações: Folder / http://transoceanik.paginas.ufsc.br/

 

Evento ABA/Sul:  Fórum Permanente sobre Desenvolvimento / Seminário Antropologia e Desenvolvimento
Data: 16 e 17 de outubro de 2013
Local: Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, Prédio D. Pedro I - Campus Reitoria
Informações: Divulgação

 

Palestra - Antropologia como Profissão: regulamentar ou não?
Data: 22 de maio de 2013
Local: Unicamp - Auditório II do IFCH
Informações: Cartaz

 


Data: 04 a 07 de agosto de 2013
Local: Universidade Federal do Ceará, Fortaleza/CE
Informações: http://www.reaabanne2013.com.br/site/ / Edital para Mostra Livre de Filmes, Ensaios Fotográficos, Hipermídias e Etnografias Sonoras / Relação de GTs

 

37º Encontro Anual da ANPOCS
Data: 23 a 27 de setembro de 2013
Local: Águas de Lindóia, SP - Hotel Monte Real
Informações: http://www.anpocs.org/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=704&Itemid=429

 

Diversidade Sexual e Criminalização da Homo/Trans/Lesbofobia
Data: 23 e 24 de maio de 2013
Local: UFMS, anfiteatro do CCHS
Informações: http://diversidadesexualufms.blogspot.com.br/ / evento.levs.ufms@gmail.com

 

VI Seminário do Leme “Lições da Etnicidade: Diversidade e Cidadania”
Data: 04 a 07 de junho de 2013
Local: Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal, RN).
Informações: Divulgação

 

IV Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar
Data: 26 a 28 de agosto de 2013
Local: São Carlos/SP
Informações: http://www.seminarioppgs.ufscar.br/
Envio de resumos até 17 de junho de 2013

 

II CONINTER – Congresso Internacional Interdisciplinares em Sociais e Humanidades
Data: 08 a 11 de outubro de 2013
Local: Belo Horizonte/MG
Informações: www.2coninter.com.br

 

Jornadas de Antropologia da Unicamp 2013
Data: 04 a 07 de novembro de 2013
Local: IFCH - Unicamp
Informações: http://antropologias.descentro.org/seminarioppgas/

Eventos no Exterior
 


Data: 10 a 13 de julho de 2013
Local: Universidade Nacional de Córdoba, em Córdoba, Argentina
Informações: http://www.museoantropologia.unc.edu.ar/RAM/INDEX2.htm / GTs da RAM tem inscrições abertas / Quarta circular

 

SIEF 2013 11th Congress: Circulation
Data: 30 de junho a 04 de julho de 2013
Local: Tartu, Estonia
Informações: http://www.siefhome.org/congresses/sief2013/

 

17th IUAES World Congress, Evolving Humanities, Emerging Worlds
Data: 05 a 10 de agosto de 2013
Local: Manchester, U.K
Informações: www.iuaes2013.org

 

Antropologia em Contraponto – V Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
Data: 08 a 11 de setembro de 2013
Local: Campus da UTAD, em Vila Real,Portugal
Informações: http://www.apantropologia.org/congresso2013/call-for-papers-pt/

 

DGV 2013 Conferência Bienal
Data: 02 a 05 de outubro de 2013
Local: Universidade de Mainz - Alemanha
Informações: http://www.dgv-net.de/

 

Congreso Internacional "Pueblos indígenas de América Latina, siglos XIX-XXI
Data: 28 a 31 de outubro de 2013
Local: Instituto Cultural Oaxaca na cidade de Oaxaca, México
Informações: http://www.congresopueblosindigenas.org/index.php?option=com_content&view=article&id=164&Itemid=671&lang=pt

oportunidades
Pós-Graduação
 

Mestrado na UEL
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UEL, nível Mestrado, informa a abertura do Processo Seletivo 2013 para o ingresso de alunos regulares. Inscrições: 14 a 27 de maio de 2013. Informações: http://www.uel.br/pos/ppgsoc/portal/.

 

Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia da UEMA, torna público que estão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Cartografia Social e Política da Amazônia. Inscrições: 02 de maio de 2013 a 14 de junho de 2013. Informações: Edital.

 

Doutorado na UFF
A Universidade Federal Fluminense (UFF) torna público que estão abertas as inscrições para a seleção do Curso de Doutorado em Antropologia, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia. Inscrições: 14 de maio a 14 de junho de 2013. Informações: http://www.proppi.uff.br/ppga/sites/default/files/edital_doutorado_2013.pdf.

Concursos e seleções
 

MMA abre chamada para os Planos de Gestão Territorial Ambiental na Amazônia Legal
A Chamada de Projetos Demonstrativos dos Povos Indígenas(PDPI), para a contratação de Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTAs) em Terras Indígenas da Amazônia Legal, foi publicada no site do Ministério do Meio Ambiente. Inscrições até 14 de junho de 2013. Informações: http://www.mma.gov.br/informma/item/9291-prote%C3%A7%C3%A3o-ao-patrim%C3%B4nio-ind%C3%ADgena.

 

Concurso para Professor na UEL
A Universidade Estadual de Londrina torna público que estarão abertas as inscrições ao concurso público para provimento no cargo de professor de ensino superior, integrante da carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná. Inscrições: 20 de maio a 25 de junho de 2013. Informações: http://site.pciconcursos.com.br/arquivo/1192560.pdf.

publicações
Chamada para Artigos
 

Revista Cadernos de Campo
A Revista Cadernos de Campo - Revista dos alunos de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo, abre chamada de 1o de maio a 31 de maio de 2013 para receber produção visual. Informações: http://revistas.usp.br/cadernosdecampo/login / https://docs.google.com/file/d/0ByuiTOMvC4hRLXNvOXluWkdxdzA/edit?usp=sharing.

 

Revista Tessituras
Convidamos a submeter artigos e resenhas para o número de lançamento da TESSITURAS: Revista de Antropologia e Arqueologia. A Tessituras é um periódico científico de publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas. O prazo para as submissões para o primeiro número é dia 10 de julho de 2013, e a publicação ocorrerá no segundo semestre deste ano. Informações:
 http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/tessiturasrevista.tessituras@ufpel.edu.br.

Lançamentos – Livros 2013
 

Jardim, Denise F e López, Laura C. (orgs.) (2013), Políticas da diversidade: (In) visibilidades, pluralismo e cidadania em uma perspectiva antropológica. Porto Alegre: Editora da UFRGS.

Lançamentos – Livros 2012
 

CINTRA, Soraia Veloso (2012), Os desafios da gestão feminina na indústria  calçadista de Franca (SP) sob o olhar do serviço social. São Paulo: Cultura Acadêmica - Editora Unesp.

 

SOUZA, Cassio Noronha Inglez de Souza e ALMEIDA, Fabio Vaz Ribeiro de (2012), Gestão territorial em terras indígenas no Brasil, Rio de Janeiro: LACED (http://laced.etc.br/site/acervo/livros/gestao-territorial).

 

Associação Brasileira de Antropologia
Gestão Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras (2013-2014)

Presidente Carmen Rial (UFSC)

Vice-Presidente Ellen Fensterseifer Woortmann (UnB)
Secretário Geral Renato Monteiro Athias (UFPE)

Secretário Adjunto Manuel Ferreira Lima Filho (UFG)
Tesoureira Geral Maria Amélia S. Dickie (UFSC)
Tesoureiro Adjunto Andrea de Souza Lobo (UNB)

Diretores
Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)
Marcia Regina Calderipe Farias Rufino (UFAM)
Heloisa Buarque de Almeida (USP)
Carlos Alberto Steil (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio Multiuso II (Instituto de Ciências Sociais) – Térreo - Sala BT-61/8
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax:  (61) 3307-3754      

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília/DF


 
       
  Informativo n° 007/2013  |  07/05/2013  
   
  destaques da ABA  
   
Atrocidades contra os Guarani (MS): ABA apela à Presidência da República  
 
 

Atenta à trágica situação em que se encontram os Guarani Kaiowa e Guarani Ñandéva em Mato Grosso do Sul, a ABA entregou, no último dia 30 de abril, ofício assinado pela Presidente Carmen Rial e pelo Coordenador da CAI, João Pacheco de Oliveira, solicitando imediata investigação e providências. Ainda não recebeu resposta da Presidente da República.
A SBPC e outras importantes instituições acadêmicas subscreveram o documento, indignando-se e também solicitando averiguação da responsabilidade pelos assassinatos e violências cometidos.
Leia aqui o ofício de protocolado.

 
   
Ministro Raupp dá "sinal verde" para o Comitê de Ética das Ciências Humanas  
 
 

A Presidente da ABA e o Presidente da ANPOCS, Gustavo Lins Ribeiro, encontraram-se, na noite do dia 22 de abril, com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp. Na pauta, questões vitais para as Ciências Sociais e Humanas: novo Conselho Nacional de Ética na pesquisa para a área, a participação das humanidades no Programa Ciência Sem Fronteiras, uma diretoria específica no âmbito do CNPq e a criação de um Instituto de Ciências Sociais no  MCTI. O Ministro acolheu de imediato a proposta de um Comitê específico para Ciências Humanas e se propôs a tratar do assunto no Ministério da Saúde, que atualmente acolhe o Comitê que controla a ética das pesquisas antropológicas. Essa é uma proposta que vem sendo debatida há várias gestões na ABA, e que será retomada no encontro da ABA/Sul Ética na pesquisa antropológica: práticas e políticas, nos dias 23 e 24 de maio, em P. Alegre (clique aqui para ver cartaz).

 
   
Aberto edital para organizar e sediar pré e pós-evento do Congresso Mundial da IUAES julho/agosto de 2018 no Brasil  
 
 

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA) convida associadas e associados a apresentarem propostas temáticas de pré e pós-evento, visando integrar a proposta da ABA de candidatura de sede ao Congresso Mundial da International Union of Anthropological and Ethnological Sciences (IUAES), no Brasil, a ser realizado em julho de 2018. A proposta de sediar esse importante evento que ocorre de cinco em cinco anos será apresentada pela ABA no Congresso da IUAES, em agosto próximo, em Manchester/UK.

As propostas de pré e pós-evento devem ser apresentadas por sócios em dia com a ABA, que estejam na liderança de um núcleo, laboratório, instituto, departamento ou programa de pós-graduação, de universidade brasileira.

A documentação deve conter as seguintes informações:

  1. Título e breve resumo da temática proposta;
  2. Descrição da equipe e da instituição proponente local, e breve detalhamento da infraestrutura existente para a realização;
  3. Descrição da equipe que faz a proposta, com coordenador/a e experiência anterior em organização de eventos.
  4. Fontes possíveis de financiamento do pré ou pós-evento.

As propostas devem ser enviadas até 20 de maio de 2013 à Secretaria da ABA.

 
   
ANPOCS apoia manifestação da ABA pela saída de Feliciano  
 
 

A ANPOCS vem somar-se à ABA e às inúmeras representações da sociedade civil que demandam o afastamento imediato do deputado Marco Feliciano da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, que ele atualmente preside.

 
   
VIBRANT  
 
 

Já está no ar a chamada para o dossiê Etnografias da Economia da Vibrant 2014/1, organizado por Eugênia Motta (pós-doc FAPERJ/PPGAS), Lucia Müller (PUC-RS), Federico Neiburg (PPGAS/Museu Nacional/UFRJ) e Fernando Rabossi (PPGSA/IFCS/UFRJ). Veja a chamada para artigos aqui.
Em breve, lançaremos o novo número da Vibrant, que conta com o dossiê Cultural heritage and museums, organizado por Antonio Arantes (Unicamp) e Antonio Motta (UFPE). Entre os artigos desse dossiê teremos: A construção de sentidos de “comunidade”: movimentos sociais, memória e participação política, de Ruth Cardoso, Antropology and Culture Heritage, de Gilberto Velho, Cultura Patrimônio e Preservação, de Eunice Durham.

 
   
   
  in memoriam  
   
Falecimento de Roberto Maria Cortez de Souza (30/04/2013)  
 
 

A ABA comunica e lamenta o falecimento de nosso associado efetivo, Roberto Maria Cortez de Souza, ocorrido em Belém. Roberto Cortez era Professor de Antropologia aposentado da UFPA e Antropólogo do Museu Paraense Emilio Goeldi - MPEG. Fez mestrado sobre a sociedade dos índios Tiriyó do extremo norte do Pará, pesquisou sociedades indígenas de Roraima e foi presidente da Associação Paraense de Sociologia. Infelizmente Roberto Cortez foi vítima de um câncer contra o qual lutava há alguns anos.

 
   
   
  notícias da mídia  
   
Reunião Especial da SBPC em Alcântara leva ciência e educação para comunidades do município  
 
 

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência promoveu em Alcântara, no Maranhão, atividades ao longo da última semana de abril, destinadas a alunos e professores do ensino básico e agentes de saúde do município. É a primeira reunião da SBPC nesse formato, com uma programação toda dirigida para a população, sem conferências nem apresentação de trabalhos científicos. “É uma experiência nova da SBPC”, disse sua Presidente Helena Nader. “O nosso trabalho será inteiramente voltado para a divulgação da ciência e para as necessidades educacionais e de saúde da população.”

 
   
SBPC divulga nota de esclarecimento sobre seu posicionamento na Reunião Especial de Alcântara  
 
 

Na nota, reafirma defender os direitos territoriais das comunidades tradicionais constituídas, nacionalmente, por indígenas, quilombolas, pescadores, extrativistas, artesãos e pequenos agricultores.

 
   
Documento que registra extermínio de índios é resgatado após décadas de desaparecimento  
 
 

Relatório de mais de sete mil páginas que relatam massacres e torturas de índios no interior do País, dado como queimado num incêndio, é encontrado intacto 45 anos depois.

 
   
Professores da UFMG fazem carta aos reitores solicitando posicionamento referente ao etnocídio dos Guarani-Kaiowá no "dia do índio"  
 
 

Leia aqui

 
   
Justiça suspende operação Tapajós  
 
 

Operação militar e policial estava sendo feita na região da Terra Indígena Munduruku, onde está planejada a usina hidrelétrica São Luís do Tapajós.

 
   
   
  eventos  
   
Eventos no Brasil  
 
 

Evento ABA: II Colóquio Franco-Brasileiro: Antropologia das Fronteiras / Fronteiras da Antropologia

Data: 20 a 22 de maio de 2013
Local: UFRN
Informações: Chamada para trabalhos e programação

Evento ABA/Sul - Ética na pesquisa antropológica: práticas e políticas
Data: 23 e 24 de maio de 2013
Local: Pantheon IFCH - UFRGS - Porto Alegre/RS
Informações: Programação / Oficina

 

Evento ABA: Seminário Internacional TransOceanik
Data: 27 a 29 de maio de 2013
Local: CFH – UFSC - Florianópolis
Informações:http://transoceanik.paginas.ufsc.br/

 

 

Evento ABA/Sul:  Fórum Permanente sobre Desenvolvimento / Seminário Antropologia e Desenvolvimento
Data: 16 e 17 de outubro de 2013
Local: Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, Prédio D. Pedro I - Campus Reitoria
Informações: Divulgação

Conferência: A água é "boa para pensar"... a saúde: o termalismo em Portugal e no Brasil
Data: 08 de maio de 2013
Local: Auditório da UED/FCE/UnB
Informações: Cartaz

Simpósio Internacional – Habitar o Mundo
Data: 08 a 10 de maio de 2013
Local: Unicamp - Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Infromações: Folder

Conferência - Políticas do reconhecimento: um debate contemporâneo
Data: 10 de maio de 2013
Local: UFRN
Informações: Cartaz

Visualidades - Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
O Visualidades é um programa de extensão da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, apoiado pelo Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas - Labome (http://www.uvanet.br/labome), e visa divulgar trabalhos de pesquisa por meio de artes visuais nas linguagens do documentário, fotografia, pintura, instalações e desenho. O evento que organiza é dividido em duas partes e terá conferências, fórum de Artes Visuais e lançamento de DVD-rom.
Data: 22 e 24 de maio de 2013; segunda parte: dias 28 de outubro e 1o de novembro.
Local: Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
Informações: http://www.uvanet.br/vvisualidades/ / https://www.facebook.com/Visualidades.

Quartas indomáveis: Diários de Boa Vista: organizações indígenas e regimes de saber estatais e contra-estatais
Data: 24 de maio de 2013
Local: Auditório do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar
Informações: Divulgação

Programação do Laboratório e Grupo de Estudos em Relações Interétnicas (LAGERI)
Data: 24 de maio a 19 de julho de 2013
Local: UnB, Sala de Reuniões “A” do Departamento de Antropologia, ICC Centro – Sobreloja – B1-347
Informações: Divulgação

65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC
Data: 21 a 26 de julho de 2013
Local: UFPE, Recife/PE
Informações: http://www.sbpcnet.org.br/recife/home/


Data: 04 a 07 de agosto de 2013
Local: Universidade Federal do Ceará, Fortaleza/CE
Informações: http://www.reaabanne2013.com.br/site/ / Edital para Mostra Livre de Filmes, Ensaios Fotográficos, Hipermídias e Etnografias Sonoras / Relação de GTs

37º Encontro Anual da ANPOCS
Data: 23 a 27 de setembro de 2013
Local: Águas de Lindóia, SP - Hotel Monte Real
Informações: http://www.anpocs.org/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=
704&Itemid=429

VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde
Data: 14 e 17 de novembro de 2013
Local: Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Informações: http://www.cienciassociaisesaude2013.com.br/index.php
Nova data para envio de resumos: 13 de maio.

 
   
Eventos no Exterior  
 
 


Data: 10 a 13 de julho de 2013
Local: Universidade Nacional de Córdoba, em Córdoba, Argentina
Informações: http://www.museoantropologia.unc.edu.ar/RAM/INDEX2.htm / GTs da RAM tem inscrições abertas / Quarta circular

XXXV Congresso Internacional de Americanística
Data: 03 a 10 de maio de 2013
Local: Perúgia - Itália
Informações: Programa

CASCA Conference 2013
Data: 08 a 11 de maio de 2013
Local: Victoria, B.C - Canadá
Informações: http://www.cas-sca.ca/home/211-english-language-categories-parent/372-2013-casca-conference

SIEF 2013 11th Congress: Circulation
Data: 30 de junho a 04 de julho de 2013
Local: Tartu, Estonia
Informações: http://www.siefhome.org/congresses/sief2013/

17th IUAES World Congress, Evolving Humanities, Emerging Worlds
Data: 05 a 10 de agosto de 2013
Local: Manchester, U.K
Informações: www.iuaes2013.org

Antropologia em Contraponto – V Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
Data: 08 a 11 de setembro de 2013
Local: Campus da UTAD, em Vila Real,Portugal
Informações: http://www.apantropologia.org/congresso2013/call-for-papers-pt/

DGV 2013 Conferência Bienal
Data: 02 a 05 de outubro de 2013
Local: Universidade de Mainz - Alemanha
Informações: http://www.dgv-net.de/

 
   
Exposições  
 
 

Viagem, sonho e destino
Data: 07 de maio a 14 de junho de 2013
Local: Museu da Imigração – São Paulo/SP
Informações: Cartaz

 
   
   
  prêmios  
   
CNPq abre inscrições para o Prêmio Fotografia-Ciência & Arte  
 
 

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga a abertura de inscrições para o Prêmio Fotografia-Ciência & Arte 2013. Inscrições até 30 de agosto de 2013. Informações: http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/1003754.

 
   
   
  oportunidades  
   
Pós-Graduação  
 
 

Doutorado na Universidade de Aberdeen
O Departamento de Antropologia da Universidade de Aberdeen divulga 04 bolsas para o Doutorado em Antropologia com Arte, Arquitetura e Design. Inscrições até 17 de maio de 2013. Informações: http://www.abdn.ac.uk/anthropology/postgrad/art-architecture-design.php.

Mestrado e Doutorado na IUPERJ/UCAM
O Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) da Universidade Candido Mendes (UCAM) faz saber que estão abertas as inscrições para a seleção dos candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGSOC). Inscrições: 10 de abril a 05 de julho de 2013. Informações: http://iuperj.br/index.php?option=com_content&view=article&id=179.

 
   
Concursos e seleções  
 
 

VI Mostra LEME de Fotografia e Filme Etnográficos / II Mostra LEME de Etnografia Sonora e I Mostra LEME de Hipermídia 
O Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos - LEME, juntamente com o Núcleo de Antropologia Visual (NAvis), o Laboratório de Antropologia Visual em Alagoas (AVAL) e o Grupo de Pesquisa de Análise da Imagem e do Som (AIS) abrem inscrições para submissão de trabalhos com imagem e som nas Ciências Sociais, cujas exibições serão realizadas durante o 6º Seminário do LEME. Inscrições: 20 de abril a 13 de maio de 2013. Informações: Edital.

Concurso para Professor na USP
A Universidade de São Paulo divulga abertura de inscrições ao concurso público para provimento de um cargo de Professor Doutor para o Departamento de Antropologia, área de Antropologia das Populações Africanas e Afro-brasileiras/Teoria Antropológica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Inscrições: 29 de abril a 28 de maio de 2013. Informações:http://www.fflch.usp.br/da/admin/arquivos/files/DOCENTES/EDIT%20FLA%20N%C2%BA%20021-13%20-%20Antropologia%20das%20Popula%C3%A7%C3%B5es%20Africanas.pdf.

Concurso para Professor na UFRR
A Universidade Federal de Roraima divulga o concurso para Professor no Instituto de Antropologia. Inscrições: 29 de abril a 31 de maio de 2013. Informações:http://ufrr.br/not%C3%ADcias/2308.

I Mostra de Cinema e Fotografia Etnográfica para o Seminário Anual de Antropologia do IMA (Instituto Madrileño de Antropología)
O Instituto Madrileño de Antropología, Grupo de Trabalho em Antropologia Audiovisual, divulga a mostra, cujo  objetivo é criar um espaço para exposições, discussões e reflexões sobre o uso da linguagem audiovisual (tanto cinematográfica quanto fotográfica) na realização de trabalhos de caráter antropológico. Inscrições até 31 de julho de 2013. Informações: Edital / Ficha de inscrição.

Ofertas de postos no site da Associação Canadense de Antropologia (CASCA)
Anthropology Sessional Faculty / University of the Fraser Valley;
SSHRC - Canada Research Chair (CRC) Tier 2 in Indigenous Studies / Queen's University;
Anthropology - Assistant Professor (Anthropology of Religion) / York University;
Anthropology - Assistant Professor (Power, Politics and Development) / York University;
Sociology - Assistant Professor (Sociology of Health Care, Health and Illness) / University of Saskatchewan;
Sociology – Instructor / Kwantlen Polytechnic University;
Développement international et mondialisation - Deux Professeur-e-s remplaçant-e-s / Université d'Ottawa;
International Development and Global Studies - Two Replacement Faculty Positions / University of Ottawa;
FACULTY OF ARTS TERM POSITION IN ANTHROPOLOGY / University of Regina;
Chair - Department of Sociology / McMaster University;
Community Health Sciences - Director, Manitoba First Nations Centre   for Aboriginal Health Research (MFN CAHR) / University of Manitoba;
Sociologie et Anthropologie - Professeurs remplaçants (2) / Université d'Ottawa;
Sociology and Anthropology - Faculty Replacement Positions (2) / University of Ottawa;
Sociology - Assistant Professor (Two-Year Term Appointment) / The University of Winnipeg;
Peace Studies - Lecturer or Assistant Professor / McMaster University;
Indigenous Studies - Assistant Professor (Indigenous Health and Wellness) / University of Sudbury;
Anthropology - Instructor (Biological/Forensic Anthropology) / Kwantlen Polytechnic University;
Anthropology - Instructor (Cultural) / Kwantlen Polytechnic University;
Sociology - Criminology - Assistant Professor / Western University.
Informações: www.cas-sca.ca.

 
   
   
  publicações  
   
Chamada para Artigos  
 
 

Revista Interseções
A Revista de Estudos Interdisciplinares, publicação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UERJ, recebe contribuições para seu próximo número até o dia 31 de maio de 2013. Os textos devem ser enviados para o e-mail revinter@uerj.br. As normas podem ser consultadas em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/intersecoes/about/submissions#authorGuidelines.

Revista Ilha
A ILHA - Revista de Antropologia, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS-UFSC), convida pesquisadores a submeter artigos e resenhas, em fluxo contínuo, pelo site:http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/index.

Percursos – Revista de Antropologia
A Revista Percursos divulga a chamada para a submissão de artigos e resenhas para a sua primeira edição. Informações: http://percursosantropologia.blogspot.com.br/ /https://www.facebook.com/pages/Revista-de-Antropologia/139079412930547?ref=ts&fref=ts.

 
   
Lançamentos - Livros 2013  
 
 

CABRAL, João de Pina e SILVA, Vanda Aparecida da (2013), Gente livre: consideração e pessoa no baixo sul da Bahia. São Paulo: Terceiro Nome.

 
   
Lançamentos - Livros 2012  
 
 

PALADINO, Mariana e NINA, Paiva Almeida (2012), Entre a diversidade e a desigualdade: uma análise das políticas públicas para a educação escolar indígena no Brasil dos governos Lula. Rio de Janeiro: Contra Capa e LACED.

 
   
Outras Publicações  
 
 

Lançamento do livro multimídia Lá do Leste – Uma Etnografia Audiovisual Compartilhada
Comunicamos o lançamento do livro multimídia Lá do Leste – Uma Etnografia Audiovisual Compartilhada, de Carolina Caffé e Rose Satiko Gitirana Hikiji.
O livro aborda a arte de rua e as transformações socioculturais na periferia de São Paulo. O livro multimídia é gratuito e será distribuído para ONGs, centros culturais da periferia, associações, bibliotecas públicas e interessados em difundir as temáticas Antropologia Visual, Arte e Cidade. No DVD encartado neste livro é possível conhecer as demais obras desse processo de produção de etnografias audiovisuais compartilhadas, que se apropriaram dos meios de (re)produção de imagens e sons e das tecnologias digitais e virtuais para realizar a investigação e promover a criação colaborativa do conhecimento.

 
   
 

Associação Brasileira de Antropologia
Gestão Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras (2013-2014)

Presidente Carmen Rial (UFSC)

Vice-Presidente Ellen Fensterseifer Woortmann (UnB)
Secretário Geral Renato Monteiro Athias (UFPE) 

Secretário Adjunto Manuel Ferreira Lima Filho (UFG)
Tesoureira Geral Maria Amélia S. Dickie (UFSC)
Tesoureiro Adjunto Andrea de Souza Lobo (UNB)

Diretores
Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)
Marcia Regina Calderipe Farias Rufino (UFAM)
Heloisa Buarque de Almeida (USP)
Carlos Alberto Steil (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio Multiuso II (Instituto de Ciências Sociais) – Térreo - Sala BT-61/8
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax:  (61) 3307-3754      

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília/DF


 
 
Informativo n° 006/2013  |  19/04/2013
 
destaques da ABA
 
Aberto edital para organizar e sediar pré e pós-eventos do Congresso Mundial da IUAES julho/agosto de 2018 no Brasil
 

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA) convida associadas e associados a apresentarem propostas temáticas de pré e pós-evento, visando integrar a proposta da ABA de candidatura de sede ao Congresso Mundial da International Union of Anthropological and Ethnological Sciences (IUAES), no Brasil, a ser realizada em julho de 2018. A proposta de sediar este importante evento que ocorre de cinco em cinco anos será apresentada pela ABA no Congresso da IUAES, em agosto próximo, em Manchester.

As propostas de pré e pós-eventos devem ser apresentadas por sócios em dia com a ABA, que estejam na liderança de um núcleo, laboratório, instituto, departamento ou programa de pós-graduação, de universidade brasileira.

A documentação deve conter as seguintes informações:

1. Título e breve resumo da temática proposta;
2. Descrição da equipe e da instituição proponente local e breve detalhamento da infraestrutura existente para a realização;
3. Descrição da equipe que faz a proposta, com coordenador/a e experiência anterior em organização de eventos.
4. Fontes possíveis de financiamento do pré ou pós-evento.

As propostas devem ser enviadas até 15 de maio de 2013 à Secretaria da ABA.

   
Nota ABA/CAI sobre a situação dos Guarani (MS)
 

Diante da insustentável situação dos Kaiowá, da perseguição violenta e contínua contra suas lideranças, no quadro mais amplo de retrocesso e crescentes ameaças às garantias dos direitos indígenas, a ABA se mobiliza na defesa de uma vida digna para os povos indígenas que vivem no Brasil.
Leia
aqui a nota.

 

   
ABA e ANPOCS discutem Ética no MCTI
 

A presidente da ABA, Carmen Rial, o presidente da ANPOCS, Gustavo Lins Ribeiro, e o coordenador do Comitê de Regulamentação da Profissão de Antropólogo, Luiz Fernando Dias Duarte, reuniram-se com a Assessora do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação na última segunda-feira, dia 15 de abril, em Brasília, para abordar centralmente os atuais procedimentos envolvendo o controle da ética na pesquisa e a viabilidade da formação de um novo comitê, ligado ao MCTI, com ótimos resultados. No próximo dia 22, Carmen e Gustavo voltam ao MCTI para encontrarem-se com o Ministro Marco Antônio Raupp a fim de tentar encaminhar uma mudança, aproveitando a ocasião para abordar também a exclusão das Humanas do programa Ciências sem Fronteiras e a atual divisão de Diretorias do CNPq, que inclui as Ciências Humanas e Sociais na Diretoria de Engenharias e Ciências Exatas.

   
83ª Reunião da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena (CISI) do CNS/MS
 

Durante os dias 15 e 16 de abril aconteceu, em Brasília, a 83ª reunião da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena (CISI), no auditório do Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde. Os temas principais discutidos nessa reunião foram: Álcool e drogas introduzidas em áreas indígenas, etnodesenvolvimento e segurança alimentar e a organização da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, que será realizada durante os dias 26 a 30 de Novembro de 2013. Os representantes indígenas informaram sobre a precária situação dos serviços de saúde nas áreas indígenas e reclamaram sobre a ausência do Secretário da SESAI, que não compareceu na reunião. Renato Athias, representante da ABA na CISI, participou integralmente da reunião e aproveitou a oportunidade para apresentar a carta da ABA à Presidenta Dilma Rousseff sobre a situação da Saúde Indígena no Brasil, que teve apoio da AAA. Também estiveram presentes nessa reunião a Carla Teixeira, da UNB, e dois alunos do PIBIC de seu grupo de pesquisa.

   
ABA encontra-se com Ministro da Ciência e Tecnologia e Presidente do CNPq na SBPC
 

Por iniciativa da Presidente da SBPC, Helena Nader, as sociedades científicas brasileiras puderam dialogar com Marco A. Raupp, Ministro da Ciência e Tecnologia, no último dia 09. Estiveram no encontro Carmen Rial, Presidente da ABA, Bela Feldman-Bianco, ex-Presidente da ABA (2011-2012) e membro do conselho científico da SBPC, e Otávio Velho, conselheiro especial da ABA para assuntos de Ciência e Tecnologia, e ex-vice-presidente da SBPC (2007-2011). Otávio interveio lembrando a importância de considerar as Ciências Sociais nos financiamentos de projetos de desenvolvimento, pois a própria noção de desenvolvimento precisa ser pensada. Foi reivindicada a participação das Ciências Sociais em programas como Ciência sem Fronteiras, no Portal de Emprego que o CNPq lançará este mês, e questionada a atual distribuição das Diretorias do CNPq.

   
Reunião com a Codevasf
 


Carmen Rial e Ellen Woortman, (Presidente e vice-Presidente da ABA), Daniel Simião (ex- Secretário Geral da ABA), e Carlos Alexandre B. Plínio dos Santos (UNB, associado efetivo) se reuniram com Antônio José da Silva Neto e Círio José Costa, Analistas em Desenvolvimento Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. A Codevasf solicitou à ABA subsídios para incrementar um projeto que prevê estudos em 11 comunidades remanescentes de Quilombos na Bahia e em Pernambuco. A ABA, por meio do Comitê de Quilombos, assistirá a Codevasf neste projeto.

   
ABA envia carta à Presidenta Dilma Rousseff referente à situação precária da saúde indígena
 

A carta alerta para as denúncias sobre o estado calamitoso da atenção à saúde indígena, feita por diversas associações, organizações e lideranças indígenas do Brasil. A Associação Brasileira de Antropologia reconhece a legitimidade dessas denúncias e reivindicações, e o documento protocolado no Palácio do Planalto apoia as solicitações dessas organizações indígenas para que sejam efetuadas as intervenções necessárias visando à resolução do grave quadro que se apresenta hoje.
Leia
aqui a carta em português, amplamente discutida entre o Secretário da ABA Renato Athias, Marina D. Cardoso, da Comissão de Assuntos Indígenas (CAI) e a American Anthropology Association (AAA).
AAA apoiou a carta da ABA. Leia
aqui em inglês.

   
Reunião na Fundação Ford
 


Carmen Rial, Presidente da ABA, e Antonio Carlos de Souza Lima, Diretor da ABA, se reuniram dia 25 de março, na Fundação Ford, no Rio de Janeiro/RJ, com Nilceia Freire, Representante da Fundação Ford no Rio de Janeiro, e Aurélio Vianna, Coordenador de Programa Sênior da Fundação Ford no Brasil. A reunião abordou um possível projeto conjunto que responda aos novos desafios colocados para as questões indígenas e quilombolas. A expectativa é que a ABA possa continuar sua parceria com a Ford em futuros Projetos.

   
32 Novos/as associados/as e 9 mudanças de categoria
 

A ABA dá as boas-vindas aos/as 12 novos associados efetivos, 15 pós-graduandos, 4 aspirantes e uma colaboradora, e saúda os/as que agora estão em nova categoria.

Efetivos/as - Alexandre Fleming Camara Vale (UFC), Ana Claudia Cruz da Silva (UFRJ), Ana Lúcia Farah de Tófoli (UFC), Carla Susana Alem Abrantes (UFRJ), Jacqueline Britto Pólvora (University of Texas at Austin/UTexas/Estados Unidos), João Paulo Pinto Có (UFRN), Luzimar Paulo Pereira (UFRJ), Mariana Cavalcanti Rocha dos Santos (FGV), Mártin César Tempass (Universidade Nacional de San Martin), Rosana Câmara Teixeira (UFRJ), Telma Amaral Gonçalves (UFPA) e Zoy Anastassakis (UFRJ).

Colaboradora - Marcélia Marques do Nascimento (PUC/RS).

Pós-graduandos/as - Carlos Eduardo Neves de Moraes (UFRGS), Carolina Maria Heliodora de Goes Araujo Feijo Braga (UFRRJ), Cláudio Luís Caminha de Souza Ribeiro (Pontifícia Universidad Católica del Perú), Fabiano Campelo Bechelany (UNB), Fernanda Bianca Gonçalves Gallo (UNICAMP), Josep Juan Segarra (UFRGS), Leonardo Alves dos Santos (UFRN), Luciana de Araujo Aguiar (Université Paul Valery Montpellier III/França), Marcos Vinicius Moura Silva (UFF), Maria Heloisa Martins da Rosa (UFPEL), Mariana Pereira da Silva (UFGD), Pedro Lopes (USP), Rodrigo Martins Ramassote (UNICAMP), Tatiane dos Santos Duarte (UNB) e Vinícius Cruz Pinto (UFF).

Aspirantes - Bóris Maia e Silva (UFF), Fernando Monteiro Camargo (PUC/Campinas), Leonardo Vieira Silva (UENF) e Lisbela Lessa Cohen Braga ¬(UFBA).

Mudanças de categoria (pós-graduando/a para efetivo/a) - Alinne Bonetti (UNICAMP), Andréa Fachel Leal (UFRGS), Carolina Llanes Guardiola (UFF), Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque (UFSC), Miriam Steffen Vieira (UFRGS), Paula Lacerda (FAPERJ), Sandro José da Silva (UFF) e Valeria Esteves Nascimento Barros (UFSC).

Mudanças de categoria (pós-graduando para colaborador)
– Clélio Palheta Ferreira (UFPA).

A Comissão que analisou as propostas de candidatura, aprovadas pelo Conselho Diretor da ABA, foi liderada pela Vice-Presidente Ellen Woortman e formada pelos Diretores Antônio Carlos de Souza Lima, Carlos Steil, Heloisa Almeida e Márcia C. Farias Rufino.

   
IV REA e XIII ABANNE – inscrições ainda abertas
 

Você já escolheu um GT para participar da REA/ABANNE? Veja aqui a relação dos grupos:
http://www.reaabanne2013.com.br/site/

   
CAI Gestão 2013/2014
 

A Comissão de Assuntos Indígenas – CAI, coordenada por João Pacheco de Oliveira, teve sua composição finalizada. Integram a CAI:

Secretaria: Fabio Mura (UFPB) e Ricardo Verdum (INESC)

Barbara Maisonnave Arisi (UNILA)
Carlos Cirino (UFRR)
Cristhian Teófilo da Silva (UnB)
Clarice Cohn (UFSCAR)
Edviges Ioris (UFSC)
Estêvão Palitot (UFPB)
Gersem José dos Santos Luciano (UNB)
Jô Cardoso de Oliveira (CINEP)
Juan Carlos Peña Márques (UEA/Tabatinga)
Maria Dorothea Post Darella (UFSC)
Maria Rosário G. de Carvalho (UFBA)
Paulo Delgado (UFMT)
Paulo Santilli (UNESP)
Rinaldo Arruda (PUC/SP)

   
Ética na Pesquisa – Porto Alegre
 

O primeiro dos três eventos ABA-Sul já tem seu programa confirmado (http://www.abant.org.br/file?id=1070). O encontro, nos dias 23 e 24 de maio, dá prosseguimento a uma antiga preocupação da ABA e oferecerá importantes subsídios para as reformulações que estão sendo propostas no MCTI.

   
TRANSOCEANIK – Florianópolis
 

Ruben Oliven (UFRGS), Gustavo Lins Ribeiro (UNB) e Lia Machado (UNB) são alguns dos antropólogos que já confirmaram presença no Seminário Internacional TransOceanik, que ocorre entre os dias 27 e 29 de maio, em Florianópolis. O seminário reúne pesquisadores brasileiros, australianos e franceses: http://transoceanik.paginas.ufsc.br/programme/

   
VIBRANT
 

Já está no ar a chamada para o dossiê Etnografias da Economia da Vibrant 2014/1, organizado por Eugênia Motta (pós-doc FAPERJ/PPGAS), Lucia Müller (PUC-RS), Federico Neiburg (PPGAS/Museu Nacional/UFRJ) e Fernando Rabossi (PPGSA/IFCS/UFRJ). Veja a chamada para artigos aqui.

O número atual tem, entre outros, os seguintes artigos no ar:

Dossier Visual Anthropology? Edited by Cornelia Eckert and Ana Luiza Carvalho da Rocha:

Visual Anthropology in post-colonial worlds: “What has gone wrong?”?
João Martinho Braga de Mendonça - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/joao-m-de-mendonca-visual-anthropology-in-post-colonial-worlds/.

New arenas for small media: Towards an ethnological exploration of family cinema.?
Alex Vailati - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/alex-vailati-new-arenas-for-small-media/.

Voyages as exercises of the gaze.?
Sylvia Caiuby Novaes - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/sylvia-caiuby-novaes-voyages-as-exercises-of-the-gaze/.

Machinima and ethnographic research in three-dimensional virtual worlds.
Débora Krischke Leitão e Laura Graziela Gomes - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/debora-k-leitao-laura-g-gomes-machinima-and-ethnographic-research-in-three-dimensional-virtual-worlds/.

Film as shared ethnography: In the field, in the editing suite, on the air.
Carolina Caffé e Rose Satiko Gitirana Hikiji - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/carolina-caffe-rose-s-g-hikiji-film-as-shared-ethnography/.

The Photo in the Film: Public and private collections in video-portrait.
Clarice E. Peixoto - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/clarice-e-peixoto-the-photo-in-the-film/.

”Images des paradis perdus: Mythe des « peuples premiers », photographie et anthropologie?Benoit de L’Estoile - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/benoit-de-lestoile-images-des-paradis-perdus/.

Cine-weapon: The poiesis of filming and fishing.?
Carlos Emanuel Sautchuk - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/carlos-emanuel-sautchuk-cine-weapon/.

Film and Ritual: Epistemological dialogs between filmic anthropology and anthropological practice.
Carlos P. Reyna - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/carlos-p-reyna-film-and-ritual/.

The Pilgrims to Madrinha Dodô (Penitence and Pilgrimages).?
Siloe Amorim - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/siloe-amorim-the-pilgrims-to-madrinha-dodo-penitence-and-pilgrimages/.

Afro-Brazilian religions and audiovisual narratives in Amazonia: Research tools.?
Daniela Cordovil - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/daniela-cordovil-afro-brazilian-religions-and-audiovisual-narratives-in-amazonia/.

   
Nova Reitora da UNILAB toma posse em Fortaleza
 

A Profa. Isabelle Braz, da Universidade Federal do Ceará, representou a ABA na tarde do dia 02 de abril, em Fortaleza, durante a primeira sessão ordinária do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), quando foi realizada a transmissão do cargo de Reitor Pro Tempore à nova Reitora Professora Doutora Nilma Lino Gomes. A cerimônia foi presidida pelo então Reitor Paulo Speller, com a presença da então vice-Reitora Maria Elias Soares e de membros do Conselho. Na ocasião, a nova Reitora da UNILAB, Nilma Lino Gomes, falou sobre a consolidação de um projeto institucional na perspectiva da cooperação internacional que vai "exigir de nós o desafio de construir um projeto emancipatório que articule a experiência social, conhecimento científico, conhecimentos tradicionais, cultura e desenvolvimento tecnológico”.  A Reitora observou ainda a importância de realizar um trabalho para a promoção dos direitos e das relações sociais. “Precisamos atuar com a consciência dos direitos coletivos sociais, étnicos, raciais, de gênero e diversidade sexual tanto na nossa sociedade quanto na especificidade das sociedades africanas, timorenses e de outros países com os quais a cooperação sul-sul se realiza”.

   
notícias da mídia
 
Centenas de índios de diversas etnias exigem revogação de projetos contrários aos interesses dos povos indígenas
 


Centenas de índios de diversas etnias lotaram ontem (16/04) o Plenário 1 da Câmara dos Deputados para exigir que os Poderes Executivo e Legislativo suspendam ou revoguem todos os decretos e projetos de lei em vigor ou em discussão considerados contrários aos interesses dos povos indígenas.

   
MPF recorre para suspender operação policial e estudos de usina no Tapajós
 

Antes de qualquer ato de licenciamento deve ser feita a consulta com as populações afetadas, dizem procuradores.

   
Um apelo à saúde em Marãiwatsédé
 

Representantes do povo indígena Xavante de Marãiwatsédé estiveram na semana passada em Cuiabá e divulgaram mais um documento exigindo providências imediatas no atendimento à saúde na aldeia.

   
Em defesa da luta das comunidades e povos indígenas em face da imposição de projetos de desenvolvimento na Amazônia
 

Terra de Direitos, Comissão Pastoral da Terra – CPT –  (BR 163 e Santarém) e o Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB –  protocolam nesta segunda-feira, 1º de abril, documento no Ministério Público Federal denunciando a situação de tensão e conflito iminente nas comunidades afetadas pelo projeto da Usina Hidrelétrica São Luis do Tapajós, e solicitando a suspensão imediata de todos os estudos e trabalhos realizados no interior das comunidades e aldeias indígenas.

   
Presidente da ABA em entrevista para a TV Feevale
 

Carmen Rial fala sobre a atuação da Associação e dos seus associados, que produzem conhecimento qualificado sobre a realidade social brasileira, e suas intervenções nas políticas públicas diante dos desafios da sociedade.
Assista
aqui.

   
eventos
 
Eventos no Brasil
 

Evento ABA: II Colóquio Franco-Brasileiro: Antropologia das Fronteiras / Fronteiras da Antropologia
Data: 20 a 22 de maio de 2013
Local: UFRN
Informações:
Chamada para trabalhos e programação

Evento ABA/Sul - Ética na Pesquisa Antropológica: práticas e políticas
Data: 23 e 24 de maio de 2013
Local: Pantheon IFCH - UFRGS - Porto Alegre/RS
Informações:
Programação / Oficina

Evento ABA: Seminário Internacional TransOceanik
Data: 27 a 29 de maio de 2013
Local: CFH – UFSC - Florianópolis
Informações:
http://transoceanik.paginas.ufsc.br/

Evento ABA/Sul:  Fórum Permanente sobre Desenvolvimento / Seminário Antropologia e Desenvolvimento
Data: 16 e 17 de outubro de 2013
Local: Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, Prédio D. Pedro I - Campus Reitoria.
Informações:
Divulgação

III Semana de Arqueologia “Andre Penin”
Data: 22 a 26 de abril de 2013
Local: USP
Informações:
Programação

Seminário  - A Cooperação Jurídica Internacional no Combate ao Crime Organizado Transnacional: novas perspectivas
Data: 25 e 26 de abril de 2013
Local: Secretaria Nacional de Justiça - Brasília/DF
Informações:
Programação preliminar / Ficha de inscrição

VII Jornada Republicana
Data: 30 de abril de 2013
Local: Museu de República – Rio de Janeiro/RJ
Informações:
Cartaz

I Ciclo de  Oficinas de Capacitação do GESEX
Data: 25 de maio, 01, 08, 15, 22 e 29 de junho; e 06 de julho de 2013
Local: UFMT, ICHS Auditório 2
Informações:
Cartaz / http://cursosgesex.blogspot.com.br/


Data: 04 a 07 de agosto de 2013
Local: Universidade Federal do Ceará, Fortaleza/CE
Informações:
http://www.reaabanne2013.com.br/site/ / Edital para Mostra Livre de Filmes, Ensaios Fotográficos, Hipermídias e Etnografias Sonoras / Relação de GTs

XVII Jornada sobre Alternativas Religiosas da América Latina
Data: 11 a 14 de novembro de 2013
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Informações:
http://www.ufrgs.br/xviijornadas/

   
Eventos no Exterior
 


Data: 10 a 13 de julho de 2013
Local: Universidade Nacional de Córdoba, em Córdoba, Argentina
Informações:
http://www.museoantropologia.unc.edu.ar/RAM/INDEX2.htm / GTs da RAM tem inscrições abertas / Quarta circular

CASCA Conference 2013
Data: 08 a 11 de maio de 2013
Local: Victoria, B.C.
Informações:
http://www.cas-sca.ca/home/211-english-language-categories-parent/372-2013-casca-conference

17th IUAES World Congress, Evolving Humanities, Emerging Worlds
Data: 05 a 10 de agosto de 2013
Local: Manchester, U.K
Informações:
www.iuaes2013.org

Carl Lumholtz Congreso Internacional – Los nortes do México: culturas, geografías y temporalidades
Data: 25 a 31 de agosto de 2013
Local: Creel, Bocoyna – Chihuahua
Informações:
segunda circular

Antropologia em Contraponto – V Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
Data: 08 a 11 de setembro de 2013
Local: Campus da UTAD, em Vila Real/Portugal
Informações:
http://www.apantropologia.org/congresso2013/call-for-papers-pt/

   
Exposições
 

ABA: Exposição Itinerante do Prêmio Pierre Verger 2012 na Galeria Imago, Aliança Francesa
A exposição é organizada pelo Comitê Antropologia Visual da ABA, liderado por Paula Morgado.
Data: 19 de março a 30 de abril de 2013
Local: São Paulo/SP
Informações:
Folder / http://www.aliancafrancesa.com.br/francofonia2013/expodebate.htm

Ticuna em Dois Tempos
Data: 11 de abril a 31 de outubro de 2013
Local: Museu Amazônico – Manaus/AM
Informações:
Convite / Release

   
prêmios
 
33ª edição do Prêmio José Reis
 

O Prêmio José Reis premiará neste ano o pesquisador ou escritor divulgador da Ciência, Tecnologia e Inovação para o grande público. Inscrições até 17 de maio de 2013. Informações: http://www.premiojosereis.cnpq.br/.

   
oportunidades
 
Pós-Graduação
 

Seleção do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional lançou o Edital de Seleção do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural (PEP/MP/IPHAN) – 2013, que oferece 20 bolsas de estudos. O Mestrado Profissional destina-se a formar, durante 24 meses, profissionais graduados em diversas áreas de conhecimento para atuarem no campo da preservação do patrimônio cultural. Inscrições até o dia 30 de abril de 2013. Informações:
http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=17289&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia

Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Antropologia na UnB
Encontram-se abertas as inscrições para a Pós-Graduação em Antropologia da Universidade de Brasília (Mestrado e Doutorado) para o 1º/2014, para candidatos residentes no Brasil e no Exterior. Inscrições: Mestrado residentes no Brasil – 08 de abril a 10 de maio de 2013; Doutorado residentes no Brasil - 08 de abril a 29 de maio de 2013; Mestrado e Doutorado residentes no Exterior – 08 de abril a 03 de maio de 2013. Informações:
http://www.unb.br/posgraduacao/stricto_sensu/editais.php e www.dan.unb.br.

   
Concursos e seleções
 

Concurso Público para Docente do Magistério Superior na UFPI
O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) torna público que estão abertas inscrições para Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de vagas docentes da Carreira do Magistério Superior. Inscrições: 04 a 23 de abril de 2013. Informações:
http://www.ufpi.br/concursoufpi/index/pagina/id/6522.

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - Contratação de Consultor
Saíram os editais do MDS, em cooperação com a UNESCO, para a contratação de consultores para avaliar o Programa Bolsa Família entre povos indígenas. Os interessados deverão enviar currículo, entre os dias 15 e 29 de abril de 2013, para
sedpi.914brz3002@mds.gov.br. Informações: Edital 15 / Edital 16.

Concurso para Professor na UFMG
A Universidade Federal de Minas Gerais divulga concurso para professor visitante na área de Antropologia. Inscrições: 20 a 24 de maio de 2013. Informações:
Edital.

Inscrições Abertas para a Chamada Pública de Apoio a Eventos Científicos em Saúde 2013 – segundo semestre
O Ministério da Saúde, por intermédio do Departamento de Ciência e Tecnologia –DECIT/SCTIE/MS, convoca os interessados em apresentar propostas para o Apoio a Eventos Científicos em Saúde, a serem realizados entre janeiro e junho de 2013. Inscrições: 15 de outubro a 09 de novembro de 2013. Informações:
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/treventos2013f.pdf.

   
publicações
 
Chamada para Artigos
 

Revista Amazônica
A Amazônica – Revista de Antropologia está recebendo artigos para publicação em fluxo contínuo. Amazônica visa divulgar resultados de trabalhos antropológicos, considerando os quatro campos da Antropologia, desenvolvidos na Amazônia. A revista lança números semestrais nos meses de março e setembro. Os artigos podem ser submetidos no site da revista http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica ou pelos e-mails
revistaamazônica@gmail.com e daianatalves@gmail.com. Informações: Normas para publicação.

Global Journal of Political Science and International Relations (GJPSIR)
O Global Journal of Political science and International Relations (GJPSIR) recebe textos de todas as áreas da Ciência Política e Relações Internacionais. O GJPSIR publica artigos originais, breves relatos, cartas ao editor e comentários. Informações:
http://www.globalresearchjournals.org/journal/gjpsir.

Revista Temas de Antropología y Migración
A Revista eletrônica Temas de Antropología y Migración é uma revista semestral que aborda estudos de processos migratórios internacionais e a perspectiva antropológica. A revista publica artigos em espanhol ou português, resultado de pesquisas e trabalhos científicos originais, artigos de revisão, resenhas de livros e entrevistas e eventos de interesse acadêmico. Os prazos para submissões de artigos para os números 5 e 6 são, respectivamente, 30 de abril e 31 de outubro de 2013. Informações:
Convocatória.

   
Lançamentos – Livros 2013
 

DINES, Yara Schreiber Dines (2013), Cidadelas da cultura no lazer – Uma reflexão em Antropologia da imagem sobre o SESC São Paulo. São Paulo: SESC.

KREKELER, Birgit; KÖNIG, Eva; NEUMANN, Stefan; ÖLSCHLEGER, Hans-Dieter (Hrsg.) (2013), “Para que serve o conhecimento se não posso dividi-lo?“ – „Was nützt alles Wissen, wenn man es nicht teilen kann?“ Gedenkschrift für Erwin Heinrich Frank. (Estudios Indiana, 5) Berlin: Ibero-Amerikanisches Institut Preußischer Kulturbesitz/Gebr. Mann Verlag. (http://www.iai.spk-berlin.de/publikationen/estudios-indiana/estudios-indiana-5-para-que-serve-o-conhecimento-se-eu-nao-posso-dividi-lo-was-nuetzt-alles-wissen-wenn-man-es-nicht-teilen-kann-gedenkschrift-fuer-erwin-heinrich-frank.html)

LABATE, Beatriz Caiuby e Bouso, José Carlos (2013), Ayahuasca y Salud. Barcelona: La Liebre de Marzo.

Vásquez, Manuel e Rocha, Cristina (2013), The Diaspora of Brazilian Religions. Leiden/Boston:Brill.  (http://www.brill.com/diaspora-brazilian-religions).

 
   
Lançamentos – Livros 2012
 

GUSMÃO, Mônica e SCHRÖDER, Peter (2012), Habeas corpus: entre o jogo de cintura e a rebelião. Um estudo sobre adolescentes internos em Pernambuco. (Antropologia Jurídica, 1) Recife: Editora Universitária da UFPE.

   
Outras Publicações
 

Coleções da Latin American Collecion, da University of Florida Libraries
Confira abaixo os links para acessar as coleções:

Digital Library of the Caribbean (dLOC):
http://ufdc.ufl.edu/dloc1?n=dloc; http://ufdc.ufl.edu/dloc1/all?n=dloc 
Diário de Pernambuco (1825 a 1863):
http://ufdc.ufl.edu/AA00011611
Informações:
http://www.crl.edu/area-studies/lamp
Charles Wagley Papers Digital Collection documents anthropological field work in the cultures of Latin America, especially Guatemala and Brazil:
http://ufdc.ufl.edu/dlosawagley; http://ufdc.ufl.edu/dlosawagley/all
Ralph della Cava Gift on Padre Cícero and Popular Religion in Brazilian Northeast:
http://ufdc.ufl.edu/rdc; http://ufdc.ufl.edu/rdc/all
Peter Henry Rolfs Digital Collection [agriculture school in Minas Gerais 1929-1932]:
http://ufdc.ufl.edu/rolfs; http://ufdc.ufl.edu/rolfs/all

   
 

Associação Brasileira de Antropologia
Gestão Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras (2013-2014)

Presidente Carmen Rial (UFSC)

Vice-Presidente Ellen Fensterseifer Woortmann (UnB)
Secretário Geral Renato Monteiro Athias (UFPE)

Secretário Adjunto Manuel Ferreira Lima Filho (UFG)
Tesoureira Geral Maria Amélia S. Dickie (UFSC)
Tesoureiro Adjunto Andrea de Souza Lobo (UNB)

Diretores
Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)
Marcia Regina Calderipe Farias Rufino (UFAM)
Heloisa Buarque de Almeida (USP)
Carlos Alberto Steil (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio Multiuso II (Instituto de Ciências Sociais) – Térreo - Sala BT-61/8
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax:  (61) 3307-3754      

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília, DF

 
 
 
 
       
  Informativo n° 006/2013  |  19/04/2013
   
  destaques da ABA  
 
Aberto edital para organizar e sediar pré e pós-eventos do Congresso Mundial da IUAES julho/agosto de 2018 no Brasil  
 

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA) convida associadas e associados a apresentarem propostas temáticas de pré e pós-evento, visando integrar a proposta da ABA de candidatura de sede ao Congresso Mundial da International Union of Anthropological and Ethnological Sciences (IUAES), no Brasil, a ser realizada em julho de 2018. A proposta de sediar este importante evento que ocorre de cinco em cinco anos será apresentada pela ABA no Congresso da IUAES, em agosto próximo, em Manchester.

As propostas de pré e pós-eventos devem ser apresentadas por sócios em dia com a ABA, que estejam na liderança de um núcleo, laboratório, instituto, departamento ou programa de pós-graduação, de universidade brasileira.

A documentação deve conter as seguintes informações:

1. Título e breve resumo da temática proposta;
2. Descrição da equipe e da instituição proponente local e breve detalhamento da infraestrutura existente para a realização;
3. Descrição da equipe que faz a proposta, com coordenador/a e experiência anterior em organização de eventos.
4. Fontes possíveis de financiamento do pré ou pós-evento.

As propostas devem ser enviadas até 15 de maio de 2013 à Secretaria da ABA.

 
Nota ABA/CAI sobre a situação dos Guarani (MS)  
 

Diante da insustentável situação dos Kaiowá, da perseguição violenta e contínua contra suas lideranças, no quadro mais amplo de retrocesso e crescentes ameaças às garantias dos direitos indígenas, a ABA se mobiliza na defesa de uma vida digna para os povos indígenas que vivem no Brasil.
Leia
aqui a nota.

 

 
ABA e ANPOCS discutem Ética no MCTI  
 

A presidente da ABA, Carmen Rial, o presidente da ANPOCS, Gustavo Lins Ribeiro, e o coordenador do Comitê de Regulamentação da Profissão de Antropólogo, Luiz Fernando Dias Duarte, reuniram-se com a Assessora do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação na última segunda-feira, dia 15 de abril, em Brasília, para abordar centralmente os atuais procedimentos envolvendo o controle da ética na pesquisa e a viabilidade da formação de um novo comitê, ligado ao MCTI, com ótimos resultados. No próximo dia 22, Carmen e Gustavo voltam ao MCTI para encontrarem-se com o Ministro Marco Antônio Raupp a fim de tentar encaminhar uma mudança, aproveitando a ocasião para abordar também a exclusão das Humanas do programa Ciências sem Fronteiras e a atual divisão de Diretorias do CNPq, que inclui as Ciências Humanas e Sociais na Diretoria de Engenharias e Ciências Exatas.

 
83ª Reunião da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena (CISI) do CNS/MS  
 

Durante os dias 15 e 16 de abril aconteceu, em Brasília, a 83ª reunião da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena (CISI), no auditório do Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde. Os temas principais discutidos nessa reunião foram: Álcool e drogas introduzidas em áreas indígenas, etnodesenvolvimento e segurança alimentar e a organização da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, que será realizada durante os dias 26 a 30 de Novembro de 2013. Os representantes indígenas informaram sobre a precária situação dos serviços de saúde nas áreas indígenas e reclamaram sobre a ausência do Secretário da SESAI, que não compareceu na reunião. Renato Athias, representante da ABA na CISI, participou integralmente da reunião e aproveitou a oportunidade para apresentar a carta da ABA à Presidenta Dilma Rousseff sobre a situação da Saúde Indígena no Brasil, que teve apoio da AAA. Também estiveram presentes nessa reunião a Carla Teixeira, da UNB, e dois alunos do PIBIC de seu grupo de pesquisa.

 
ABA encontra-se com Ministro da Ciência e Tecnologia e Presidente do CNPq na SBPC  
 

Por iniciativa da Presidente da SBPC, Helena Nader, as sociedades científicas brasileiras puderam dialogar com Marco A. Raupp, Ministro da Ciência e Tecnologia, no último dia 09. Estiveram no encontro Carmen Rial, Presidente da ABA, Bela Feldman-Bianco, ex-Presidente da ABA (2011-2012) e membro do conselho científico da SBPC, e Otávio Velho, conselheiro especial da ABA para assuntos de Ciência e Tecnologia, e ex-vice-presidente da SBPC (2007-2011). Otávio interveio lembrando a importância de considerar as Ciências Sociais nos financiamentos de projetos de desenvolvimento, pois a própria noção de desenvolvimento precisa ser pensada. Foi reivindicada a participação das Ciências Sociais em programas como Ciência sem Fronteiras, no Portal de Emprego que o CNPq lançará este mês, e questionada a atual distribuição das Diretorias do CNPq.

 
Reunião com a Codevasf  
 


Carmen Rial e Ellen Woortman, (Presidente e vice-Presidente da ABA), Daniel Simião (ex- Secretário Geral da ABA), e Carlos Alexandre B. Plínio dos Santos (UNB, associado efetivo) se reuniram com Antônio José da Silva Neto e Círio José Costa, Analistas em Desenvolvimento Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. A Codevasf solicitou à ABA subsídios para incrementar um projeto que prevê estudos em 11 comunidades remanescentes de Quilombos na Bahia e em Pernambuco. A ABA, por meio do Comitê de Quilombos, assistirá a Codevasf neste projeto.

 
ABA envia carta à Presidenta Dilma Rousseff referente à situação precária da saúde indígena  
 

A carta alerta para as denúncias sobre o estado calamitoso da atenção à saúde indígena, feita por diversas associações, organizações e lideranças indígenas do Brasil. A Associação Brasileira de Antropologia reconhece a legitimidade dessas denúncias e reivindicações, e o documento protocolado no Palácio do Planalto apoia as solicitações dessas organizações indígenas para que sejam efetuadas as intervenções necessárias visando à resolução do grave quadro que se apresenta hoje.
Leia
aqui a carta em português, amplamente discutida entre o Secretário da ABA Renato Athias, Marina D. Cardoso, da Comissão de Assuntos Indígenas (CAI) e a American Anthropology Association (AAA).
AAA apoiou a carta da ABA. Leia
aqui em inglês.

 
Reunião na Fundação Ford  
 


Carmen Rial, Presidente da ABA, e Antonio Carlos de Souza Lima, Diretor da ABA, se reuniram dia 25 de março, na Fundação Ford, no Rio de Janeiro/RJ, com Nilceia Freire, Representante da Fundação Ford no Rio de Janeiro, e Aurélio Vianna, Coordenador de Programa Sênior da Fundação Ford no Brasil. A reunião abordou um possível projeto conjunto que responda aos novos desafios colocados para as questões indígenas e quilombolas. A expectativa é que a ABA possa continuar sua parceria com a Ford em futuros Projetos.

 
32 Novos/as associados/as e 9 mudanças de categoria  
 

A ABA dá as boas-vindas aos/as 12 novos associados efetivos, 15 pós-graduandos, 4 aspirantes e uma colaboradora, e saúda os/as que agora estão em nova categoria.

Efetivos/as - Alexandre Fleming Camara Vale (UFC), Ana Claudia Cruz da Silva (UFRJ), Ana Lúcia Farah de Tófoli (UFC), Carla Susana Alem Abrantes (UFRJ), Jacqueline Britto Pólvora (University of Texas at Austin/UTexas/Estados Unidos), João Paulo Pinto Có (UFRN), Luzimar Paulo Pereira (UFRJ), Mariana Cavalcanti Rocha dos Santos (FGV), Mártin César Tempass (Universidade Nacional de San Martin), Rosana Câmara Teixeira (UFRJ), Telma Amaral Gonçalves (UFPA) e Zoy Anastassakis (UFRJ).

Colaboradora - Marcélia Marques do Nascimento (PUC/RS).

Pós-graduandos/as - Carlos Eduardo Neves de Moraes (UFRGS), Carolina Maria Heliodora de Goes Araujo Feijo Braga (UFRRJ), Cláudio Luís Caminha de Souza Ribeiro (Pontifícia Universidad Católica del Perú), Fabiano Campelo Bechelany (UNB), Fernanda Bianca Gonçalves Gallo (UNICAMP), Josep Juan Segarra (UFRGS), Leonardo Alves dos Santos (UFRN), Luciana de Araujo Aguiar (Université Paul Valery Montpellier III/França), Marcos Vinicius Moura Silva (UFF), Maria Heloisa Martins da Rosa (UFPEL), Mariana Pereira da Silva (UFGD), Pedro Lopes (USP), Rodrigo Martins Ramassote (UNICAMP), Tatiane dos Santos Duarte (UNB) e Vinícius Cruz Pinto (UFF).

Aspirantes - Bóris Maia e Silva (UFF), Fernando Monteiro Camargo (PUC/Campinas), Leonardo Vieira Silva (UENF) e Lisbela Lessa Cohen Braga ¬(UFBA).

Mudanças de categoria (pós-graduando/a para efetivo/a) - Alinne Bonetti (UNICAMP), Andréa Fachel Leal (UFRGS), Carolina Llanes Guardiola (UFF), Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque (UFSC), Miriam Steffen Vieira (UFRGS), Paula Lacerda (FAPERJ), Sandro José da Silva (UFF) e Valeria Esteves Nascimento Barros (UFSC).

Mudanças de categoria (pós-graduando para colaborador)
– Clélio Palheta Ferreira (UFPA).

A Comissão que analisou as propostas de candidatura, aprovadas pelo Conselho Diretor da ABA, foi liderada pela Vice-Presidente Ellen Woortman e formada pelos Diretores Antônio Carlos de Souza Lima, Carlos Steil, Heloisa Almeida e Márcia C. Farias Rufino.

 
IV REA e XIII ABANNE – inscrições ainda abertas  
 

Você já escolheu um GT para participar da REA/ABANNE? Veja aqui a relação dos grupos:
http://www.reaabanne2013.com.br/site/

 
CAI Gestão 2013/2014  
 

A Comissão de Assuntos Indígenas – CAI, coordenada por João Pacheco de Oliveira, teve sua composição finalizada. Integram a CAI:

Secretaria: Fabio Mura (UFPB) e Ricardo Verdum (INESC)

Barbara Maisonnave Arisi (UNILA)
Carlos Cirino (UFRR)
Cristhian Teófilo da Silva (UnB)
Clarice Cohn (UFSCAR)
Edviges Ioris (UFSC)
Estêvão Palitot (UFPB)
Gersem José dos Santos Luciano (UNB)
Jô Cardoso de Oliveira (CINEP)
Juan Carlos Peña Márques (UEA/Tabatinga)
Maria Dorothea Post Darella (UFSC)
Maria Rosário G. de Carvalho (UFBA)
Paulo Delgado (UFMT)
Paulo Santilli (UNESP)
Rinaldo Arruda (PUC/SP)

 
Ética na Pesquisa – Porto Alegre  
 

O primeiro dos três eventos ABA-Sul já tem seu programa confirmado (http://www.abant.org.br/file?id=1070). O encontro, nos dias 23 e 24 de maio, dá prosseguimento a uma antiga preocupação da ABA e oferecerá importantes subsídios para as reformulações que estão sendo propostas no MCTI.

 
TRANSOCEANIK – Florianópolis  
 

Ruben Oliven (UFRGS), Gustavo Lins Ribeiro (UNB) e Lia Machado (UNB) são alguns dos antropólogos que já confirmaram presença no Seminário Internacional TransOceanik, que ocorre entre os dias 27 e 29 de maio, em Florianópolis. O seminário reúne pesquisadores brasileiros, australianos e franceses: http://transoceanik.paginas.ufsc.br/programme/

 
VIBRANT  
 

Já está no ar a chamada para o dossiê Etnografias da Economia da Vibrant 2014/1, organizado por Eugênia Motta (pós-doc FAPERJ/PPGAS), Lucia Müller (PUC-RS), Federico Neiburg (PPGAS/Museu Nacional/UFRJ) e Fernando Rabossi (PPGSA/IFCS/UFRJ). Veja a chamada para artigos aqui.

O número atual tem, entre outros, os seguintes artigos no ar:

Dossier Visual Anthropology Edited by Cornelia Eckert and Ana Luiza Carvalho da Rocha:

Visual Anthropology in post-colonial worlds: “What has gone wrong?”?
João Martinho Braga de Mendonça - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/joao-m-de-mendonca-visual-anthropology-in-post-colonial-worlds/.

New arenas for small media: Towards an ethnological exploration of family cinema.?
Alex Vailati - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/alex-vailati-new-arenas-for-small-media/.

Voyages as exercises of the gaze.?
Sylvia Caiuby Novaes - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/sylvia-caiuby-novaes-voyages-as-exercises-of-the-gaze/.

Machinima and ethnographic research in three-dimensional virtual worlds.
Débora Krischke Leitão e Laura Graziela Gomes - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/debora-k-leitao-laura-g-gomes-machinima-and-ethnographic-research-in-three-dimensional-virtual-worlds/.

Film as shared ethnography: In the field, in the editing suite, on the air.
Carolina Caffé e Rose Satiko Gitirana Hikiji - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/carolina-caffe-rose-s-g-hikiji-film-as-shared-ethnography/.

The Photo in the Film: Public and private collections in video-portrait.
Clarice E. Peixoto - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/clarice-e-peixoto-the-photo-in-the-film/.

”Images des paradis perdus: Mythe des « peuples premiers », photographie et anthropologie?Benoit de L’Estoile - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/benoit-de-lestoile-images-des-paradis-perdus/.

Cine-weapon: The poiesis of filming and fishing.?
Carlos Emanuel Sautchuk - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/carlos-emanuel-sautchuk-cine-weapon/.

Film and Ritual: Epistemological dialogs between filmic anthropology and anthropological practice.
Carlos P. Reyna - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/carlos-p-reyna-film-and-ritual/.

The Pilgrims to Madrinha Dodô (Penitence and Pilgrimages).?
Siloe Amorim - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/siloe-amorim-the-pilgrims-to-madrinha-dodo-penitence-and-pilgrimages/.

Afro-Brazilian religions and audiovisual narratives in Amazonia: Research tools.?
Daniela Cordovil - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/daniela-cordovil-afro-brazilian-religions-and-audiovisual-narratives-in-amazonia/.

 
Nova Reitora da UNILAB toma posse em Fortaleza  
 

A Profa. Isabelle Braz, da Universidade Federal do Ceará, representou a ABA na tarde do dia 02 de abril, em Fortaleza, durante a primeira sessão ordinária do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), quando foi realizada a transmissão do cargo de Reitor Pro Tempore à nova Reitora Professora Doutora Nilma Lino Gomes. A cerimônia foi presidida pelo então Reitor Paulo Speller, com a presença da então vice-Reitora Maria Elias Soares e de membros do Conselho. Na ocasião, a nova Reitora da UNILAB, Nilma Lino Gomes, falou sobre a consolidação de um projeto institucional na perspectiva da cooperação internacional que vai "exigir de nós o desafio de construir um projeto emancipatório que articule a experiência social, conhecimento científico, conhecimentos tradicionais, cultura e desenvolvimento tecnológico”.  A Reitora observou ainda a importância de realizar um trabalho para a promoção dos direitos e das relações sociais. “Precisamos atuar com a consciência dos direitos coletivos sociais, étnicos, raciais, de gênero e diversidade sexual tanto na nossa sociedade quanto na especificidade das sociedades africanas, timorenses e de outros países com os quais a cooperação sul-sul se realiza”.

 
   
  notícias da mídia  
 
Centenas de índios de diversas etnias exigem revogação de projetos contrários aos interesses dos povos indígenas  
 


Centenas de índios de diversas etnias lotaram ontem (16/04) o Plenário 1 da Câmara dos Deputados para exigir que os Poderes Executivo e Legislativo suspendam ou revoguem todos os decretos e projetos de lei em vigor ou em discussão considerados contrários aos interesses dos povos indígenas.

 
MPF recorre para suspender operação policial e estudos de usina no Tapajós  
 

Antes de qualquer ato de licenciamento deve ser feita a consulta com as populações afetadas, dizem procuradores.

 
Um apelo à saúde em Marãiwatsédé  
 

Representantes do povo indígena Xavante de Marãiwatsédé estiveram na semana passada em Cuiabá e divulgaram mais um documento exigindo providências imediatas no atendimento à saúde na aldeia.

 
Em defesa da luta das comunidades e povos indígenas em face da imposição de projetos de desenvolvimento na Amazônia  
 

Terra de Direitos, Comissão Pastoral da Terra – CPT –  (BR 163 e Santarém) e o Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB –  protocolam nesta segunda-feira, 1º de abril, documento no Ministério Público Federal denunciando a situação de tensão e conflito iminente nas comunidades afetadas pelo projeto da Usina Hidrelétrica São Luis do Tapajós, e solicitando a suspensão imediata de todos os estudos e trabalhos realizados no interior das comunidades e aldeias indígenas.

 
Presidente da ABA em entrevista para a TV Feevale  
 

Carmen Rial fala sobre a atuação da Associação e dos seus associados, que produzem conhecimento qualificado sobre a realidade social brasileira, e suas intervenções nas políticas públicas diante dos desafios da sociedade.
Assista
aqui.

 
   
  eventos  
 
Eventos no Brasil  
 

Evento ABA: II Colóquio Franco-Brasileiro: Antropologia das Fronteiras / Fronteiras da Antropologia
Data: 20 a 22 de maio de 2013
Local: UFRN
Informações:
Chamada para trabalhos e programação

Evento ABA/Sul - Ética na Pesquisa Antropológica: práticas e políticas
Data: 23 e 24 de maio de 2013
Local: Pantheon IFCH - UFRGS - Porto Alegre/RS
Informações:
Programação / Oficina

Evento ABA: Seminário Internacional TransOceanik
Data: 27 a 29 de maio de 2013
Local: CFH – UFSC - Florianópolis
Informações:
http://transoceanik.paginas.ufsc.br/

Evento ABA/Sul:  Fórum Permanente sobre Desenvolvimento / Seminário Antropologia e Desenvolvimento
Data: 16 e 17 de outubro de 2013
Local: Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, Prédio D. Pedro I - Campus Reitoria.
Informações:
Divulgação

III Semana de Arqueologia “Andre Penin”
Data: 22 a 26 de abril de 2013
Local: USP
Informações:
Programação

Seminário  - A Cooperação Jurídica Internacional no Combate ao Crime Organizado Transnacional: novas perspectivas
Data: 25 e 26 de abril de 2013
Local: Secretaria Nacional de Justiça - Brasília/DF
Informações:
Programação preliminar / Ficha de inscrição

VII Jornada Republicana
Data: 30 de abril de 2013
Local: Museu de República – Rio de Janeiro/RJ
Informações:
Cartaz

I Ciclo de  Oficinas de Capacitação do GESEX
Data: 25 de maio, 01, 08, 15, 22 e 29 de junho; e 06 de julho de 2013
Local: UFMT, ICHS Auditório 2
Informações:
Cartaz / http://cursosgesex.blogspot.com.br/


Data: 04 a 07 de agosto de 2013
Local: Universidade Federal do Ceará, Fortaleza/CE
Informações:
http://www.reaabanne2013.com.br/site/ / Edital para Mostra Livre de Filmes, Ensaios Fotográficos, Hipermídias e Etnografias Sonoras / Relação de GTs

XVII Jornada sobre Alternativas Religiosas da América Latina
Data: 11 a 14 de novembro de 2013
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Informações:
http://www.ufrgs.br/xviijornadas/

 
Eventos no Exterior  
 


Data: 10 a 13 de julho de 2013
Local: Universidade Nacional de Córdoba, em Córdoba, Argentina
Informações:
http://www.museoantropologia.unc.edu.ar/RAM/INDEX2.htm / GTs da RAM tem inscrições abertas / Quarta circular

CASCA Conference 2013
Data: 08 a 11 de maio de 2013
Local: Victoria, B.C.
Informações:
http://www.cas-sca.ca/home/211-english-language-categories-parent/372-2013-casca-conference

17th IUAES World Congress, Evolving Humanities, Emerging Worlds
Data: 05 a 10 de agosto de 2013
Local: Manchester, U.K
Informações:
www.iuaes2013.org

Carl Lumholtz Congreso Internacional – Los nortes do México: culturas, geografías y temporalidades
Data: 25 a 31 de agosto de 2013
Local: Creel, Bocoyna – Chihuahua
Informações:
segunda circular

Antropologia em Contraponto – V Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
Data: 08 a 11 de setembro de 2013
Local: Campus da UTAD, em Vila Real/Portugal
Informações:
http://www.apantropologia.org/congresso2013/call-for-papers-pt/

 
Exposições  
 

ABA: Exposição Itinerante do Prêmio Pierre Verger 2012 na Galeria Imago, Aliança Francesa
A exposição é organizada pelo Comitê Antropologia Visual da ABA, liderado por Paula Morgado.
Data: 19 de março a 30 de abril de 2013
Local: São Paulo/SP
Informações:
Folder / http://www.aliancafrancesa.com.br/francofonia2013/expodebate.htm

Ticuna em Dois Tempos
Data: 11 de abril a 31 de outubro de 2013
Local: Museu Amazônico – Manaus/AM
Informações:
Convite / Release

 
   
  prêmios  
 
33ª edição do Prêmio José Reis  
 

O Prêmio José Reis premiará neste ano o pesquisador ou escritor divulgador da Ciência, Tecnologia e Inovação para o grande público. Inscrições até 17 de maio de 2013. Informações: http://www.premiojosereis.cnpq.br/.

 
   
  oportunidades  
 
Pós-Graduação  
 

Seleção do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional lançou o Edital de Seleção do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural (PEP/MP/IPHAN) – 2013, que oferece 20 bolsas de estudos. O Mestrado Profissional destina-se a formar, durante 24 meses, profissionais graduados em diversas áreas de conhecimento para atuarem no campo da preservação do patrimônio cultural. Inscrições até o dia 30 de abril de 2013. Informações:
http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=17289&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia

Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Antropologia na UnB
Encontram-se abertas as inscrições para a Pós-Graduação em Antropologia da Universidade de Brasília (Mestrado e Doutorado) para o 1º/2014, para candidatos residentes no Brasil e no Exterior. Inscrições: Mestrado residentes no Brasil – 08 de abril a 10 de maio de 2013; Doutorado residentes no Brasil - 08 de abril a 29 de maio de 2013; Mestrado e Doutorado residentes no Exterior – 08 de abril a 03 de maio de 2013. Informações:
http://www.unb.br/posgraduacao/stricto_sensu/editais.php e www.dan.unb.br.

 
Concursos e seleções  
 

Concurso Público para Docente do Magistério Superior na UFPI
O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) torna público que estão abertas inscrições para Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de vagas docentes da Carreira do Magistério Superior. Inscrições: 04 a 23 de abril de 2013. Informações:
http://www.ufpi.br/concursoufpi/index/pagina/id/6522.

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - Contratação de Consultor
Saíram os editais do MDS, em cooperação com a UNESCO, para a contratação de consultores para avaliar o Programa Bolsa Família entre povos indígenas. Os interessados deverão enviar currículo, entre os dias 15 e 29 de abril de 2013, para
sedpi.914brz3002@mds.gov.br. Informações: Edital 15 / Edital 16.

Concurso para Professor na UFMG
A Universidade Federal de Minas Gerais divulga concurso para professor visitante na área de Antropologia. Inscrições: 20 a 24 de maio de 2013. Informações:
Edital.

Inscrições Abertas para a Chamada Pública de Apoio a Eventos Científicos em Saúde 2013 – segundo semestre
O Ministério da Saúde, por intermédio do Departamento de Ciência e Tecnologia –DECIT/SCTIE/MS, convoca os interessados em apresentar propostas para o Apoio a Eventos Científicos em Saúde, a serem realizados entre janeiro e junho de 2013. Inscrições: 15 de outubro a 09 de novembro de 2013. Informações:
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/treventos2013f.pdf.

 
   
  publicações  
 
Chamada para Artigos  
 

Revista Amazônica
A Amazônica – Revista de Antropologia está recebendo artigos para publicação em fluxo contínuo. Amazônica visa divulgar resultados de trabalhos antropológicos, considerando os quatro campos da Antropologia, desenvolvidos na Amazônia. A revista lança números semestrais nos meses de março e setembro. Os artigos podem ser submetidos no site da revista http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica ou pelos e-mails
revistaamazônica@gmail.com e daianatalves@gmail.com. Informações: Normas para publicação.

Global Journal of Political Science and International Relations (GJPSIR)
O Global Journal of Political science and International Relations (GJPSIR) recebe textos de todas as áreas da Ciência Política e Relações Internacionais. O GJPSIR publica artigos originais, breves relatos, cartas ao editor e comentários. Informações:
http://www.globalresearchjournals.org/journal/gjpsir.

Revista Temas de Antropología y Migración
A Revista eletrônica Temas de Antropología y Migración é uma revista semestral que aborda estudos de processos migratórios internacionais e a perspectiva antropológica. A revista publica artigos em espanhol ou português, resultado de pesquisas e trabalhos científicos originais, artigos de revisão, resenhas de livros e entrevistas e eventos de interesse acadêmico. Os prazos para submissões de artigos para os números 5 e 6 são, respectivamente, 30 de abril e 31 de outubro de 2013. Informações:
Convocatória.

 
Lançamentos – Livros 2013  
 

DINES, Yara Schreiber Dines (2013), Cidadelas da cultura no lazer – Uma reflexão em Antropologia da imagem sobre o SESC São Paulo. São Paulo: SESC.

KREKELER, Birgit; KÖNIG, Eva; NEUMANN, Stefan; ÖLSCHLEGER, Hans-Dieter (Hrsg.) (2013), “Para que serve o conhecimento se não posso dividi-lo?“ – „Was nützt alles Wissen, wenn man es nicht teilen kann?“ Gedenkschrift für Erwin Heinrich Frank. (Estudios Indiana, 5) Berlin: Ibero-Amerikanisches Institut Preußischer Kulturbesitz/Gebr. Mann Verlag. (http://www.iai.spk-berlin.de/publikationen/estudios-indiana/estudios-indiana-5-para-que-serve-o-conhecimento-se-eu-nao-posso-dividi-lo-was-nuetzt-alles-wissen-wenn-man-es-nicht-teilen-kann-gedenkschrift-fuer-erwin-heinrich-frank.html)

LABATE, Beatriz Caiuby e Bouso, José Carlos (2013), Ayahuasca y Salud. Barcelona: La Liebre de Marzo.

Vásquez, Manuel e Rocha, Cristina (2013), The Diaspora of Brazilian Religions. Leiden/Boston:Brill.  (http://www.brill.com/diaspora-brazilian-religions).

 
 
Lançamentos – Livros 2012  
 

GUSMÃO, Mônica e SCHRÖDER, Peter (2012), Habeas corpus: entre o jogo de cintura e a rebelião. Um estudo sobre adolescentes internos em Pernambuco. (Antropologia Jurídica, 1) Recife: Editora Universitária da UFPE.

 
Outras Publicações  
 

Coleções da Latin American Collecion, da University of Florida Libraries
Confira abaixo os links para acessar as coleções:

Digital Library of the Caribbean (dLOC):
http://ufdc.ufl.edu/dloc1?n=dloc; http://ufdc.ufl.edu/dloc1/all?n=dloc 
Diário de Pernambuco (1825 a 1863):
http://ufdc.ufl.edu/AA00011611
Informações:
http://www.crl.edu/area-studies/lamp
Charles Wagley Papers Digital Collection documents anthropological field work in the cultures of Latin America, especially Guatemala and Brazil:
http://ufdc.ufl.edu/dlosawagley; http://ufdc.ufl.edu/dlosawagley/all
Ralph della Cava Gift on Padre Cícero and Popular Religion in Brazilian Northeast:
http://ufdc.ufl.edu/rdc; http://ufdc.ufl.edu/rdc/all
Peter Henry Rolfs Digital Collection [agriculture school in Minas Gerais 1929-1932]:
http://ufdc.ufl.edu/rolfs; http://ufdc.ufl.edu/rolfs/all

 
   
 

Associação Brasileira de Antropologia
Gestão Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras (2013-2014)

Presidente Carmen Rial (UFSC)

Vice-Presidente Ellen Fensterseifer Woortmann (UnB)
Secretário Geral Renato Monteiro Athias (UFPE)

Secretário Adjunto Manuel Ferreira Lima Filho (UFG)
Tesoureira Geral Maria Amélia S. Dickie (UFSC)
Tesoureiro Adjunto Andrea de Souza Lobo (UNB)

Diretores
Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)
Marcia Regina Calderipe Farias Rufino (UFAM)
Heloisa Buarque de Almeida (USP)
Carlos Alberto Steil (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio Multiuso II (Instituto de Ciências Sociais) – Térreo - Sala BT-61/8
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax:  (61) 3307-3754      

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília, DF

   

 
       
  Informativo n° 005/2013  |  02/04/2013
   
  notícias da ABA  
 
ATENÇÃO: Aproveite o desconto na anuidade 2013 ATÉ 05 DE ABRIL  
 

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA) sustenta-se fundamentalmente pela contribuição de seus associados. Sua autonomia, a viabilidade de novas iniciativas e o desenvolvimento das atividades propostas no programa da atual Gestão “Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras (2013-2014)”, dependem dos recursos arrecadados pela associação.
Até o dia 5 de abril, você pode pagar com desconto a anuidade da ABA. Telefone agora para a ABA (61 3307-3754) e coloque em dia sua anuidade.
Clique
aqui para conhecer a Campanha Anuidade 2013.

 
Edital 1/2013 - Chamada Pública para organizar e sediar pré e pós-eventos do Congresso Mundial da IUAES a ser realizado em julho/agosto de 2018 no Brasil  
 

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA) convida associadas e associados, a apresentar propostas temáticas de pré e pós-eventos, visando organizar a proposta da ABA de candidatura de sede do Congresso Mundial da International Union of Anthropological and Ethnological Sciences (IUAES), no Brasil, a ser realizada em em julho de 2018 em Florianópolis.

As propostas devem ser apresentadas por sócios em dia com a ABA, que estejam na liderança de um núcleo, laboratório, instituto, departamento ou programa de pós-graduação, de Universidade brasileira.

A documentação deve conter as seguintes informações:

  1. Titulo e breve resumo da temática proposta;
  2. Descrição da equipe e da Instituição proponente local e detalhamento da infraestrutura existente para a realização;
  3. Descrição da equipe que faz a proposta, com coordenador/a e experiência anterior em organização de eventos.
  4. Fontes possiveis de financiamento do pré ou pós evento.

As propostas devem ser enviadas até 30 de abril de 2013 a secretaria da ABA.

 
Comissão Local da 29ª RBA, reúne-se com a reitora da UFRN  
 

Carmen Rial, presidente da ABA, Elisete Schwade, coordenadora do PPGAS, Lisabete Coradini, chefe do departamento de Antropologia e Julie Cavignac, conselheira da ABA, foram recebidas pela reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz. Trataram da logística para a realização do evento no campus da Universidade, com ótimos resultados. Estiveram também em contato com a presidente da FAPERN, Maria Bernardete de Souza, e obtiveram da FAPERN o financiamento do Centro de Eventos, onde será realizada a abertura da 29aRBA, dia 03 de agosto de 2013.

 
Comitê Gênero e Sexualidade/ABA pede saída de Feliciano  
 

A ABA vem se somar às inúmeras vozes que pedem o imediato afastamento do deputado Marcos Feliciano da presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal. As posições políticas do Deputado, reafirmadas em suas manifestações públicas, chocam-se frontalmente com as justas aspirações de diferentes populações, categorias e grupos sociais, cujos direitos humanos vêm sendo intensa e sistematicamente defendidos por nossa Associação ao longo de sua história. A permanência do Deputado frente à Comissão significa não apenas uma ameaça à extensão dos direitos à cidadania no país, como uma afronta a todos as entidades profissionais e organizações brasileiras realmente comprometidas com a promoção dos direitos humanos entre nós. O Comitê Gênero e Sexualidade da ABA assinou a petição que requer um posicionamento da Secretaria de Direitos Humanos (SDH/PR) quanto à eleição do Dep. Marco Feliciano para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal.

 
ABA alertou sobre ameaça de remoção da Aldeia Maracanã  
 

Veja aqui o ofício, com a nova nota da CAI, encaminhado ao ouvidor da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR manifestando preocupação com o destino dos ocupantes indígenas da Aldeia Maracanã.

 
CAI defende Guarani do Morro dos Cavalos em visita à Assembleia Legislativa de Santa Catarina  
 

Maria Dorothea Post Darella,  membro da Comissão de Assuntos indígenas (CAI) da ABA esteve na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O objetivo da visita foi informar aos deputados sobre o processo demarcatório da TI Morro dos Cavalos, com a entrega de uma cronologia de fatos (leia em anexo). Entre outros, estavam presentes os indígenas: Eunice Antunes (cacique da aldeia de Morro dos Cavalos), José Benites (Presidente do Conselho Estadual dos Povos Indígenas/SC e cacique da aldeia Mymba Roka) e Marco de Oliveira (Coordenador da Comissão Nhemonguetá e cacique da aldeia Massiambu). A avaliação da visita à ALESC foi positiva. Foi solicitada uma visita da Comissão de Direitos Humanos à TI Morro dos Cavalos, considerando o atual contexto demarcatório no qual a comunidade registra ameaças e pressões.
Leia
aqui a cronologia da luta pela demarcação da terra indígena Morro dos Cavalos.

 
ABA assina carta em prol de royalties do petróleo para Educação, Ciência e Tecnologia  
 

A carta, assinada pela presidente da ABA conjuntamente com a presidente da SBPC, é destinada aos senadores membros da Comissão Mista que trata da MP 592/2012 - Royalties do Petróleo, e também aos demais Deputados e Senadores. Ha urgência nas manifestações em defesa do destino dos royalties, pois a votação será em abril.

 
ABA apoia o Open Access  
 

A ABA assinou petição que apoia a recomendação da Comissão Européia relativa à publicação em acesso aberto (isto é, gratuito para o leitor) dos resultados de investigações científicas financiadas por fundos públicos. A revista Vibrant que desde seu início é publicada em Open Access também se manifestou a favor. Leia e assine: http://iloveopenaccess.org/argumentos-em-favor-do-acesso-aberto-para-resultados-de-investigacao/.

 
VIBRANT  
 

Já está no ar a chamada para o dossiê Etnografias da Economia da Vibrant 2014/1. Veja a chamada para artigos aqui.

O número atual tem, entre outros, os seguintes artigos no ar:

Justice, Culture and Subjectivity.?
Patrice Schuch -
http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/patrice-schuch-justice-culture-and-subjectivity/.

Global flows of government models and practices: Development technologies and their consequences.?
Kelly Silva -
http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/kelly-silva-global-flows-of-government-practices/.

Berimbau’s “use value” and “exchange value”: Production and consumption as symbols of freedom in contemporary global Capoeira Angola.
Celso de Brito -
http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/celso-de-brito-berimbaus-use-value-and-exchange-value/.

Banal Religiosity: Brazilian Football Players as New Missionaries of the Neo-Pentecostal Diaspora.
Carmen Rial -
http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/carmen-rial-football-and-religion/.

Dossier “Visual Anthropology”?Edited by Cornelia Eckert and Ana Luiza Carvalho da Rocha:

Sensorial thought: Cinema, perspective and Anthropology.?
Marco Antonio Gonçalves -
http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/marco-antonio-goncalves-sensorial-thought-cinema-perspective-and-anthropology/.

Between the sensible and the intelligible: Anthropology and the cinema of Marcel Mauss and Jean Rouch.
Ruben Caixeta de Queiroz -
http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/ruben-caixeta-de-queiroz-between-the-sensible-and-the-intelligible/.

 
   
  in memoriam  
 
Nota de falecimento de John Monteiro (27/03/2013)  
 

Com profundo pesar a ABA informa o falecimento do Prof. John Monteiro (Unicamp) ocorrido na madrugada do dia 27 de março, em acidente automobilístico na rodovia dos Bandeirantes.
O velório, no salão principal da Biblioteca Octávio Ianni, na UNICAMP/IFCH, foi acompanhado por Bela Feldman-Bianco, colega de John Monteiro no Departamento de Antropologia da UNICAMP e que, como ex-presidente da ABA, representou a ABA nessa cerimônia de despedida.

O ex-presidente da ABA, Roque Laraia, escreveu: "É uma imensa perda para a antropologia brasileira e também para as Ciências Sociais como um todo. Apresento aos familiares de John e aos  colegas da UNICAMP a minha solidariedade neste momento de  grande tristeza”.

O Departamento de Antropologia da Unicamp manifestou o seu pesar dizendo "É com indizível dor que trazemos a triste notícia do falecimento do nosso amigo e colega de Departamento, professor  John Monteiro, na noite de 26 de março. John, além da competência intelectual reconhecida, era um amigo solidário e tinha o bom senso e a polidez como algumas de suas virtudes.  Desde o início deste ano, quando assumiu a Direção do nosso Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), vinha exercendo uma liderança serena, admirada por todos. À sua esposa Helena e os filhos Álvaro e Thomas, e demais familiares, estendemos o nosso conforto e afeto. John será sempre lembrado por nós".

 
   
  outras notícias  
 
Funai aprova estudo para terra indígena caxixó em Minas Gerais  
 

A Fundação Nacional do Índio aprovou o estudo que identifica e delimita uma área de 5.411 mil hectares das cidades mineiras de Martinho Campos e Pompéu como área de ocupação tradicional e permanente do povo indígena caxixó. As duas cidades ficam a cerca de 190 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte.

 
Antropólogas entre os convidados para a Feira de Frankfurt  
 

A ex-presidente da ABA Manuela Carneiro da Cunha, Professora em Chicago e na USP, e a ex-diretora da ABA Lilia Moritz Schwarcz, global Scholar em Princeton e Professora na USP, estão entre os 70 intelectuais brasileiros convidados para a Feira de Frankfurt, que acontecerá em outubro, na Alemanha.

 
Justiça determina que empresa de Eike Batista preserve restingas em APP  
 

Ibama fará auditoria no local para registrar área de vegetação extinta para construção do Complexo Porto de Açu.

 
Novas usinas nucleares podem ir para Minas  
 

As próximas usinas nucleares a serem construídas no Sudeste, depois de Angra 3, podem ser instaladas no norte de Minas Gerais, próximo ao rio São Francisco. A área é a preferida na avaliação preliminar feita por técnicos da Eletronuclear e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) sobre os sítios indicados para a construção de centrais nucleares na região. De oito localidades selecionadas no Sudeste, cinco estão no Estado de Minas Gerais.

 
   
  eventos  
 
Eventos no Brasil  
 


Data: 04 a 07 de agosto de 2013
Local: Universidade Federal do Ceará, Fortaleza/CE
Informações:
http://www.reaabanne2013.com.br/site/ / Edital para Mostra Livre de Filmes, Ensaios Fotográficos, Hipermídias e Etnografias Sonoras / Relação de GTs

Evento ABA: II Colóquio Franco-Brasileiro: Antropologia das Fronteiras / Fronteiras da Antropologia
Data: 20 a 22 de maio de 2013
Local: UFRN
Informações:
Chamada para trabalhos e programação

Evento ABA/Sul: Ética na pesquisa antropológica: práticas & pesquisa
Data: 23 e 24 de maio de 2013
Local: Pantheon IFCH – UFRGS – Porto Alegre/RS
Informações:
Programação / Oficina








Evento ABA/Sul:  Fórum Permanente sobre Desenvolvimento / Seminário Antropologia e Desenvolvimento
Data: 16 e 17 de outubro de 2013
Local: Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, Prédio D. Pedro I - Campus Reitoria.
Informações:
Divulgação

From academic heritage to Aboriginal priorities: anthropological responsabilities
Data: 05 de abril de 2013
Local: USP
Informações:
Cartaz

Sextas no GREM: Seminários de Pesquisa
Data: 05 de abril de 2013
Local: CCHLA/UFPB
Informações:
http://grei-ufpb.blogspot.com.br/2013/03/sextas-no-grem-seminarios-de-pesquisa.html

 
Eventos no Exterior  
 


Data: 10 a 13 de julho de 2013
Local: Universidade Nacional de Córdoba, em Córdoba, Argentina
Informações:
http://www.museoantropologia.unc.edu.ar/RAM/INDEX2.htm / GTs da RAM tem inscrições abertas / Quarta circular

Global South Workshop 2013
Data: 30 de novembro a 07 de dezembro de 2013
Local: Cidade do México
Informações:
Divulgação

 
Exposições  
 

Exposição Itinerante do Prêmio Pierre Verger 2012 na Galeria Imago, Aliança Francesa com palestra do Prof. Johannes Andreas Valentin "Antropologia e Fotografia: ver e entender”
A exposição é organizada pelo Comitê Antropologia Visual da ABA, liderado por Paula Morgado.
Data: 19 de março a 30 de abril de 2013
Local: São Paulo/SP
Informações:
Folder / http://www.aliancafrancesa.com.br/francofonia2013/expodebate.htm


I Mostra LEME de Filmes Etnográficos na UFCG
Data: 02 de abril de 2013 / As exibições acontecerão de forma quinzenal (respeitando os feriados e os recessos acadêmicos) na UFCG
Local: Bloco Novo da Diretoria do CH – Auditório B-204 / UFCG
Informações:
Cartaz

 
   
  publicações  
 
Chamada para Artigos  
 

Revista Três Pontos
A Revista Três Pontos divulga o recebimento de artigos para avaliação e publicação em suas edições. A data-limite para envio de trabalhos para o número 9.2, referente ao primeiro semestre de 2013 (Janeiro a Junho), é o dia 07 de abril de 2013. Artigos submetidos fora deste prazo estarão automaticamente inscritos para avaliação para a edição 10.1 (Julho a Dezembro 2013). As contribuições devem ser enviadas para
revistatrespontos@fafich.ufmg.br. Informações: http://www.fafich.ufmg.br/revistatrespontos.

Revista Nures – Retificação do Informativo n° 004/2013 |14/03/2013
A revista Nures esta chamando artigos inéditos e resenhas sob a temática: RELIGIOSIDADES E CORPOREIDADES. Os artigos devem ser enviados para
leilamarrach@uol.com.br até 30 de abril de 2013 e não 30 de março de 2013, como foi divulgado no Informativo n° 004/2013 | 14/03/2013. Informações: http://revistas.pucsp.br/index.php/nures.

Revista Iluminuras
Convidamos pesquisadores a submeterem artigos, resenhas de livros e documentários para a edição 34 da Revista Iluminuras - Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais - NUPECS/LAS/PPGAS/IFCH e ILEA/UFRGS. O tema será: Paisagem, cultura material e memória. Os artigos devem ser enviados até 30 de setembro de 2013 para:
flabreu@ufpa.br; marciabezerrac14@gmail.com ou cadastrados no site da revista. Informações: http://seer.ufrgs.br/iluminuras/index.

Revista Horizontes Antropológicos
A Revista Horizontes Antropológicos divulga chamada de artigos para seu número 42, com a temática de Sofrimento e Violência. Os artigos devem ser enviados para
horizontes@ufrgs.br e a data limite para apresentação de artigos é dia 31 de dezembro de 2013. Informações: Chamada em português e inglês.

Vivência: Revista de Antropologia
A Vivência: Revista de Antropologia é uma publicação eletrônica e impressa de periodicidade semestral do Departamento de Antropologia - DAN e da Pós-Graduação em Antropologia Social – PPGAS-UFRN e de fluxo contínuo. O periódico está recebendo artigos inéditos, resenhas, traduções, relatos de experiências, e entrevistas pertinentes à antropologia em português, inglês, francês ou espanhol, para o processo de submissão referente ao quadragésimo segundo número da revista. Informações:
http://www.cchla.ufrn.br/Vivencia/normas_layout.html.

Revista Brasileira de Ciência Política
A Revista Brasileira de Ciência Política está aceitando a submissão de artigos para os seus números 12, 13 e 14, que trarão os dossiês “Maquiavel”, “Teorias da democracia” e “Religião e política". A edição deve ser lançada em junho de 2014 e o prazo para o envio dos artigos é 31 de janeiro de 2014. Informações:
Divulgação.

 
Revistas – novos números  
 

Revista Visualidades - v. 10, n. 1 (2012), Revista do Programa de Mestrado em Cultura Visual, dedicado à temática da Cultura Visual. http://www.revistas.ufg.br/index.php/VISUAL/issue/current.

Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ISSN 2317-0344) – volume 11 (2012). http://seer.bce.unb.br/index.php/revistapos/.

 
Lançamentos – Livros 2013  
 

LICEA, Mavis Dora Álvarez (2013), A louca de las Yagrumas e outras mulheres. Brasília: NEAD.

MORI, Veronica Yurika (2013), Diálogo interétnico na escola - A implementação da lei 11.645/08 em Maringá-PR. Quatro Barras: Editora Protexto.

SÁ, Guilherme (2013), No mesmo galho: antropologia de coletivos humanos e animais. Rio de Janeiro: 7Letras.

 
Lançamentos – Livros 2012  
 

LOPES, Moisés (2012), Homens como outros quaisquer. Subjetividade e homoconjugalidade masculina no Brasil e na Argentina. Jundiaí: Paco Editorial.

SCHRITZMEYER, Ana Lúcia Pastore (2012), Jogo, ritual e teatro: um estudo antropológico do Tribunal do Júri. São Paulo: Terceiro Nome.

VITAL, Christina e LOPES, Paulo Victor Leite (2012), Religião e Política: uma análise da atuação de parlamentares evangélicos sobre direitos das mulheres e de LGBTs no Brasil. Rio de Janeiro: ISER e Fundação Heinrich Böll Brasil.

 
Outras Publicações  
 

Cultural Anthropogy em livre acesso em 2014

 
 
  Você já pagou a anuidade da ABA? Fique em dia ligando para 61 3307-3754 ou entrando em contato através do e-mail aba@abant.org.br. Os cartões de associados/as ABA 2013 estarão sendo distribuídos em breve, dando direito aos livros publicados com o selo ABA Publicações, e descontos em livros e revistas.  
     

Erramos
No Informativo n° 004/2013 | 14/03/2013 na notícia sobre a exposição fotográfica de Nimuendajú exibida em Nashville onde se lê: “fotos inéditas” leia-se:  "com algumas fotos inéditas".


 

Associação Brasileira de Antropologia
Gestão Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras (2013-2014)

Presidente Carmen Rial (UFSC)

Vice-Presidente Ellen Fensterseifer Woortmann (UnB)
Secretário Geral Renato Monteiro Athias (UFPE)

Secretário Adjunto Manuel Ferreira Lima Filho (UFG)
Tesoureira Geral Maria Amélia S. Dickie (UFSC)
Tesoureiro Adjunto Andrea de Souza Lobo (UNB)

Diretores
Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)
Marcia Regina Calderipe Farias Rufino (UFAM)
Heloisa Buarque de Almeida (USP)
Carlos Alberto Steil (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos / Renato Athias
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio Multiuso II (Instituto de Ciências Sociais) – Térreo - Sala BT-61/8
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax:  (61) 3307-3754      

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília, DF

   

 
       
  Informativo n° 004/2013  |  14/03/2013
   
  notícias da ABA  
 
ABA CONCEDE DESCONTOS NA CAMPANHA DE ANUIDADE 2013  
 

Até o dia 5 de abril, você pode pagar com desconto a anuidade da ABA. Telefone agora para a ABA (61 3307-3754) e coloque em dia sua anuidade.
Clique
aqui para conhecer a Campanha Anuidade 2013.
A Associação Brasileira de Antropologia (ABA) sustenta-se fundamentalmente pela contribuição de seus associados. Sua autonomia, a viabilidade de novas iniciativas e o desenvolvimento das atividades propostas no programa da atual Gestão “Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras (2013-2014)”, dependem dos recursos arrecadados pela associação.

 
A ABA dá as boas vindas à nova geração de antropológas e antropólogos. Faça parte de nossa associação!  
 



Veja aqui nossa campanha de filiação para aspirantes e os Procedimentos para filiação.

 
Marcia Anita Sprandel no lançamento da Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas  
 

A reunião ocorreu no dia 28 de fevereiro de 2013, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Márcia, assessora para assuntos parlamentares da Presidência, representou a ABA na Reunião. O desafio da Frente é colocar em votação o Estatuto dos Povos Indígenas, matéria que aguarda aprovação do Congresso Nacional há mais de 20 anos. (http://www.pt.org.br/tv/view/frente_parlamentar_e_relancada_com _o_desafio_de_ votar_o_estatuto_dos_p)

 
Os Yanomami voltam a pauta de debates internacionais  
 


O ingresso de Napoleon Chagnon na National Academy of Sciences (NAS) e o apoio a projetos de pesquisa para uso militar motivou a resignação de Marshall Sahlins da NAS. Seu protesto ecoa o que a ABA vem fazendo há décadas, como se lê na carta enviada à American Anthropological Association pelo ex-presidente Ruben Oliven: "The ABA recognizes the right and the responsibility of a researcher to report his or her results, regardless of their political acceptability; however, if those results are taken up and used by others for political or social purposes inconsistent with the original intent of the researcher, it is his or her ethical responsibility to speak out against such misuse".
Veja a íntegra da carta aqui, que obteve o apoio dos colegas norte-americanos da AAA.
Veja a petição em apoio a Marshall Sahlins aqui.

 
ABA apoia a XII Semana de Antropologia em Natal  
 

A conferencia de abertura será de Claudia Fonseca (UFRGS) e a de encerramento de Maria Filomena Gregori (Unicamp). Antes do evento, será lançada a comissão local de organização da 29a RBA e a presidente da ABA se reunirá com as autoridades da UFRN.

 
Ellen Woortmann prestigia lançamento de Instituto  
 

A vice-presidente da ABA esteve presente representando a ABA  no lançamento do Instituto Aryon Dall’Igna Rodrigues ocorrido dia 07 de março de 2013, na Universidade de Brasília.
Confira
aqui a programação do lançamento.

 
Peter Fry recebe título de Professor Emérito  
 


Em sessão solene realizada no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs), no Largo de São Francisco, o Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Prof. Carlos Levi, outorgou o título de Professor Emérito ao Prof. Dr. Peter Henry Fry, do Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) da UFRJ. Peter Fry foi Vice- Presidente da ABA na gestão 2006-2008 e é um dos seus Conselheiros eleitos em 2012. Peter é também o editor da VIBRANT.

 
Fotos inéditas de Nimuendajú exibidas em Nashville  
 

Renato Athias, secretário da ABA, é o responsável pela exposição de fotos de Nimuendajú na VIII Sesquiannual Conference of the Society for the Anthropology of Lowland South America, realizada em Nashville durante os dias 07 a 10 de março. Clique aqui para o cartaz.

 
VIBRANT  
 

O último número de VIBRANT destaca a Antropologia Visual. O dossiê teve como editoras-convidadas Cornelia Eckert e Ana Luiza Carvalho da Rocha (UFRGS) e contribuições de alguns dos principais pesquisadores deste campo. http://www.vibrant.org.br/.
VIBRANT 9.2 tem cinco outros artigos - Clique
aqui para lê-los.

Já está no ar a chamada para o dossiê Etnografias da Economia da Vibrant 2014/1. Veja a chamada para artigos aqui.

 
   
  in memoriam  
   
Falecimento de Rafael Pessoa São Paio (23/02/2013)  
 

A ABA lamenta o falecimento do associado Rafael Pessoa São Paio, ocorrido no dia 23 de fevereiro, de acidente de carro. Rafael atualmente desenvolvia pesquisas com comunidades indígenas na área de etnologia, educação e saúde na Amazônia, onde leciona Antropologia no Instituto Natureza e Cultura - Universidade Federal do Amazonas em Benjamim Constant, Amazonas.

 
   
  outras notícias  
   
Deputados divergem sobre PEC que autoriza Congresso a demarcar terras indígenas  
 

Uma Proposta de Emenda à Constituição que transfere para o Congresso Nacional a competência de aprovar a demarcação das terras ocupadas por indígenas é uma das prioridades deste ano da Frente Parlamentar da Agropecuária no Congresso Nacional.


 
Código Florestal: bancada ruralista se articula para derrubar vetos de Dilma  
 

Mal entrou em vigor, o novo Código Florestal (Lei 12.651, de 2012) inicia 2013 sob fogo cruzado. A bancada ruralista se articula no Congresso para a derrubada dos vetos da presidente Dilma Rousseff. O texto original, aprovado pelos parlamentares em maio do ano passado, já havia sofrido vetos parciais que foram complementados por uma medida provisória. Essa MP, após ser modificada no Congresso, também teve nove itens vetados por Dilma, em outubro, sob o argumento de não anistiar desmatadores e garantir a inclusão social no campo. Porem, desde então, um decreto presidencial resgatou a chamada "escadinha", que traz regras diferenciadas de recomposição das margens desmatadas de rios, de acordo com o tamanho da propriedade.

 
Empresas fazem mais de 4,5 mil pedidos para explorar de ouro a cobre em terras indígenas  
 

Requerimentos estão concentrados em 17 reservas na Amazônia Legal, como as dos ianomamise dos caiapós. Entre as empresas interessadas estão gigantes, como a Vale, e até multinacionais, como a anglo-sul-africana Anglo American.

 
Obras do PAC revelam tesouro  
 

Achados arqueológicos, que remetem a civilizações pré-históricas, serão cobertos por hidrelétricas e rodovias; Iphan não acompanha demanda.

 
Protesto da ABGLT pela indicação à Presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados  
 

A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, entidade que congrega 284 organizações em todo território brasileiro protestou pela indicação a CDHM de deputado que tem se pronunciado contra comunidade LGBTT.

 
Juiz concede liminar de despejo contra o quilombo Brejo dos Crioulos  
 

 
   
  eventos  
   
Eventos no Brasil  
 

REA/ABANNE

Data: 04 a 07 de agosto de 2013
Local: Universidade Federal do Ceará, Fortaleza/CE
Informações:
http://www.reaabanne2013.com.br/site/ / Edital para Mostra Livre de Filmes, Ensaios Fotográficos, Hipermídias e Etnografias Sonoras

III Seminário Internacional do NEPESS
Data: 18 a 21 de março de 2013
Local: UFF
Informações:
Folder

XII Semana de Antropologia - DAN/PPGAS/UFRN
Data: 19 a 21 de março de 2013
Local: UFRN
Informações: http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/noticias_desc.jsf?lc=pt_BR&id=1442¬icia=973073044

Seminários do DAN 1º semestre
Data: 10 de abril a 03 de julho de 2013
Local: UnB, Sala de Reuniões “A” do Departamento de Antropologia, ICC Centro – Sobreloja – B1-347
Informações:
Divulgação

IV Seminário de Arqueologia do CAHL
Data: 29 de abril de 2013
Local: Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) - Campus de Cachoeira – UFRB
Informações:
www.ufrb.edu.br/reconcavoarqueologico

II Colóquio Franco-Brasileiro: Antropologia das Fronteiras / Fronteiras da Antropologia
Data: 20 a 22 de maio de 2013
Local: UFRN
Informações:
chamada para trabalhos

I Jornada Internacional de Ciências Sociais e II Reunião da Rede Brasil Estados Unidos
Data: 25 a 29 de junho de 2013
Local: São Luís/MA
Informações:
Flyer

Fazendo Gênero 10 – Desafios atuais dos Feminismos
Data: 16 a 20 de setembro de 2013
Local: Florianópolis/SC, Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Informações:
http://www.en.fazendogenero.ufsc.br/10/

IV ReACT - IV Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia
Data: 23 e 26 de setembro de 2013
Local: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Informações:
4react.wordpress.com

VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde
Data: 13 e 17 de novembro de 2013
Local: Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Informações:
http://www.cienciassociaisesaude2013.com.br/index.php

 
Eventos no Exterior  
 

17th IUAES World Congress, Evolving Humanities, Emerging Worlds
Data: 05 a 10 de agosto de 2013
Local: Manchester, U.K
Informações:
www.iuaes2013.org

Antropologia em contra ponto – V Congresso da Associação portuguesa de Antropologia
Data: 09 a 11 de setembro de 2013
Local: Campus da UTAD, em Vila Real/Portugal
Informações:
http://www.apantropologia.org/congresso2013/

Jean Rouch International film festival
Data: 09 a 15 de novembro de 2013
Local: Paris/França
Informações:
http://comitedufilmethnographique.com/inscription-entry-form/

 
Exposições  
 

Exposição Itinerante do Prêmio Pierre Verger 2012 na Galeria Imago, Aliança Francesa com palestra do Prof. Johannes Andreas Valentin "Antropologia e Fotografia: ver e entender”
A exposição é organizada pelo Comitê Antropologia Visual da ABA, liderado por Paula Morgado.
Data: 19 de março a 30 de abril de 2013
Local: São Paulo/SP
Informações:
Folder / http://www.aliancafrancesa.com.br/francofonia2013/expodebate.htm

 
   
  prêmios  
   
Prêmios da ABA  
 

3º Prêmio ABA/GIZ (Edição 2012/2013) - Povos Indígenas e Cenários Etnográficos na Amazônia. Povos Indígenas na Amazônia Brasileira: Sistemas de Produção e de Mercados na Gestão da Biodiversidade
A Associação Brasileira de Antropologia e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da GIZ no Brasil (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH), lançam a terceira edição do prêmio em que elegerão uma tese de doutorado e uma dissertação de mestrado para apoiar suas respectivas publicações.
Veja
aqui o edital e clique aqui para baixar a ficha de inscrição.

 
   
  oportunidades  
   
Pós-graduação  
 

Curso avançado/Escola Doutoral, Fábrica de idéias – XVI edição, Tema: Patrimônio, Preservação e Globalização
O Curso Fábrica de Ideias de 2013 - agora em sua XVI edição - irá explorar a relação entre globalização, autenticidade e patrimonialização - material, artefatos, processos e formas culturais intangíveis - muitas vezes associadas a grupos ou populações que têm estado até agora, em uma posição de invisibilidade e/ou subalternidade. Desse modo tem como objetivo problematizar a criação de novos museus e arquivos ou a reforma das antigas estruturas e lugares de memória, seus projetos e movimentos visando a preservação da diversidade cultural. Inscrições: 01 de março a 01 de abril de 2013. Informações: Edital.

Curso avançado/Escola Doutoral, Fábrica de idéias
O Curso Fábrica de Ideias de 2013 - agora em sua XVI edição - irá explorar a relação entre globalização, autenticidade e patrimonialização - material, artefatos, processos e formas culturais intangíveis - muitas vezes associadas a grupos ou populações que têm estado até agora, em uma posição de invisibilidade e/ou subalternidade
Inscrições: 01 de março a 01 de abril de 2013. Informações:
Edital.

Funding available for MA and PhD study in Gender at Sussex
Apologies for cross-posting. Sussex University is offering a large number of scholarships this year which are applicable to the MA and PhD programmes in Gender Studies. See
http://www.sussex.ac.uk/study/pg/feesandfunding/2013entry/funding for a list of scholarships for both home and international students, and visit http://www.sussex.ac.uk/gender/admissions/taughtmaandpostgraduateresearch for more information about our postgraduate programmes in Gender.

 
Concursos e Seleções  
 

Bolsa de pós-doutorado na UFBA
Encontra-se aberta inscrição para um bolsista PNPD/Capes no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFBA. “Território, redes de cuidado, direitos e vulnerabilidade socioambiental entre populações tradicionais da Baía de Todos os Santos (BTS)” é o tema da pesquisa. Inscrições até 29 de março de 2013. Informações:
Edital.

 
Chamada para Artigos  
 

Revista SURES
O número 2 da revista SURES, Revista eletrônica semestral da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), está recebendo artigos, através do e-mail
sures@unila.edu.br, até 30 de março de 2013 sobre o tema Patrimônio Cultural, no entanto, há abertura para outros temas. Informações: revistas.unila.edu.br/sures.

Revista Nures
A revista Nures esta chamando artigos inéditos e resenhas sob a temática: RELIGIOSIDADES E CORPOREIDADES. Os artigos devem ser enviados para 
leilamarrach@uol.com.br até 30 de Março de 2013. Informações: http://revistas.pucsp.br/index.php/nures.

Revista Iluminuras
A Revista Iluminuras  - Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais - NUPECS/LAS/PPGAS/IFCH e ILEA/UFRGS - esta chamando artigos, resenhas de livros e documentários para a próxima edição. O tema é Trabalho e Etnografia. Os artigos devem ser enviados até 30 de junho de 2013 para
vi_vedana@yahoo.com.br ou cadastrados no site da revista. Informações: http://seer.ufrgs.br/iluminuras/index.

Revista Tendências - Caderno de Ciências Sociais
A revista Tendências está recebendo contribuições para um número temático sobre a cidade de Juazeiro do Norte e contribuições em fluxo contínuo de artigos, ensaios, resenhas, entrevistas e traduções. Os textos devem ser encaminhados, até o dia 30 de junho de 2013, para o e-mail
revistatendenciasurca@gmail.com. Informações: http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/RevTendenc/help/view/editorial/topic/000044.

Revista Horizontes Antropológicos
A proposta temática deste número, 41, de Horizonte Antropológicos abarca os subtemas: Antropologia das agências internacionais; regime global de propriedade intelectual, movimentos sociais e propostas alternativas; outros regimes globais e suas agendas na área de desenvolvimento, saúde e/ou meio-ambiente e respectivas políticas públicas e gestões locais. Data limite para apresentação de artigos: 31 de agosto de 2013. Artigos devem ser enviados para
horizontes@ufrgs.br. Informações: horizontes@ufrgs.br.

Urbanities - Revista da Comissão de Antropologia Urbana da IUAES
A Revista aceita contribuições de artigos em inglês, sobre questões atuais e passadas, que devem ser enviadas para
urbanitiesthejournal@gmail.com. Informações: http://www.anthrojournal-urbanities.com/.

 
Revistas – novos números  
 

Revista Sures - Revista eletrônica semestral da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), da área de Instituto de Arte, Cultura e História. Confira o primeiro número: revistas.unila.edu.br/sures.

Revista de Ciências Sociais - Revista da Universidade Federal do Ceará (UFC) que foi criada em 1970, com periodicidade semestral. A nova edição da Revista de Ciências Sociais está disponível com o dossiê Expressões de Identidades, v. 43, n. 1, ano 2012. http://www.rcs.ufc.br/.

Revista Iluminuras - volume 14, nº 32 (2013), Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais - PPGAS, LAS, IFCH e ILEA, UFRGS, Complexidades e simplicidades das pesquisas etnográficas com imagens: experiências relatadas.  http://seer.ufrgs.br/iluminuras/issue/view/1973.

 
Outras Publicações  
 

Coleções da Latin American Collection, da University of Florida Libraries
Confira abaixo os links para acessar as coleções:

Charles Wagley Papers Digital Collection documents anthropological field work in the cultures of Latin America, especially Guatemala and Brazil:
http://ufdc.ufl.edu/dlosawagley; http://ufdc.ufl.edu/dlosawagley/all
Ralph della Cava Gift on Padre Cícero and Popular Religion in Brazilian Northeast:
http://ufdc.ufl.edu/rdc; http://ufdc.ufl.edu/rdc/all
Peter Henry Rolfs Digital Collection [agriculture school in Minas Gerais 1929-1932]:
http://ufdc.ufl.edu/rolfs; http://ufdc.ufl.edu/rolfs/all
Digital Library of the Caribbean (dLOC):
http://ufdc.ufl.edu/dloc1?n=dloc; http://ufdc.ufl.edu/dloc1/all?n=dloc

 
     
Você já pagou a anuidade da ABA? Fique em dia ligando para 61 3307-3754 ou entrando em contato através do e-mail aba@abant.org.br. Os cartões de associados/as ABA 2013 estarão sendo distribuídos em breve, dando direito aos livros publicados com o selo ABA Publicações, e descontos em livros e revistas.  
   
 

Associação Brasileira de Antropologia
Gestão Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras (2013-2014)

Presidente Carmen Rial (UFSC)

Vice-Presidente Ellen Fensterseifer Woortmann (UnB)
Secretário Geral Renato Monteiro Athias (UFPE)
Secretário Adjunto Manuel Ferreira Lima Filho (UFG)
Tesoureira Geral Maria Amélia S. Dickie (UFSC)
Tesoureiro Adjunto Andrea de Souza Lobo (UNB)

Diretores
Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)
Marcia Regina Calderipe Farias Rufino (UFAM)
Heloisa Buarque de Almeida (USP)
Carlos Alberto Steil (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos / Renato Athias / Manuel Ferreira Lima Filho 
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio Multiuso II (Instituto de Ciências Sociais) – Térreo - Sala BT-61/8
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax:  (61) 3307-3754      

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília, DF


 
       
  Informativo especial n° 003/2013  |  01/03/2013
   
  ABA CONCEDE DESCONTOS NA CAMPANHA DE ANUIDADE 2013  
     
 

Até o dia 5 de abril, você pode pagar com desconto a anuidade da ABA. Telefone agora para a ABA (61 3307-3754) e coloque em dia sua anuidade.

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA) sustenta-se fundamentalmente pela contribuição de seus associados. A viabilidade de novas iniciativas e o desenvolvimento das atividades propostas no programa da atual Gestão “Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras (2013-2014)”, dependem, assim, desses recursos arrecadados pela associação. Lançamos, para este fim, a Campanha Anuidade 2013.

Benefícios dos associados em dia com as anuidades
:

1. Um exemplar de cada livro publicado pela ABA, disponível em estoque, será distribuído gratuitamente em eventos ou mediante o pagamento de taxa de envio pelos correios.

2. Desconto no valor das inscrições dos eventos apoiados e/ou promovidos pela ABA, assim como nos eventos promovidos por associações que fazem parte do WCAA.

3. Descontos em mais de 10 editoras e 10 revistas, conforme divulgado no link:
http://www.abant.org.br/?code=10.0.

4. Inserção no site da ABA de notícias, vídeos e fotos etnográficas.

5. Possibilidade de participar do projeto editorial da ABA, com a inclusão de e-books em seu site.

6. Descontos na aquisição de outros produtos da ABA.

7. Recebimento da carteira de antropólogo, agora com número de cadastro.

Categoria Valor da Anuidade 2013 Desconto até 05/04/2013(*)
Associado/a Efetivo/a R$ 200,00 (duzentos reais) R$ 150,00
Associado/a Colaborador/a R$ 200,00 (duzentos reais) R$ 150,00
Associado/a Pós-Graduando R$ 100,00 (cem reais) R$ 75,00
Associado/a Correspondente R$ 200,00 (duzentos reais) R$ 150,00
Associado/a Aspirante R$ 50,00 (cinquenta reais) R$ 35,00

(*)INCLUSIVE PARA AS ANUIDADES ATRASADAS.

Formas de pagamento:

1)
à vista no cartão Visa, Mastercard, Diners Club e American Express (será necessário informar à secretaria por telefone, 0xx (55) (61) 3307-3754, ou e-mail,
aba@abant.org.br, o nº do cartão e código de segurança, data de validade, valor e nome completo);

2)
parceladas em até 6 vezes sem juros no cartão Visa, Mastercard, Diners Club e American Express (será necessário informar à secretaria por telefone, 0xx (55) (61) 3307-3754, ou e-mail,
aba@abant.org.br, o nº do cartão e código de segurança, data de validade, valor e nome completo);

3)
à vista por meio de Depósito Identificado no Banco do Brasil:

Se você é cliente do Banco do Brasil e deseja fazer o Depósito Identificado utilize os terminais de auto-atendimento com teclado alfanumérico ou pelo acesso ao banco via internet (opção depósito identificado.
Baixe o passo a passo do banco para localizar a opção).

Se você não é cliente do Banco do Brasil e deseja fazer o Depósito Identificado utilize o caixa de atendimento nas agências do Banco do Brasil munido do seu CPF, cheque ou dinheiro para depósito no valor estipulado.

Os dados da ABA para realização do Depósito Identificado são:
Banco do Brasil – 001
Agência UnB - 3603-X
Conta corrente – 31604-0

Será necessário informar:
Identificador 1: CPF
Identificador 2: Deixe em branco
Identificador 3: Nome completo

4)
Pagamento em até 3 vezes com cheque(s) cruzado(s) e nominal(ais) à ABA enviado(s) para o endereço postal: Caixa postal 04491, CEP - 70904-970 Brasília/DF.

Lembramos que, segundo o Estatuto da ABA, em seu Artigo 11º, “Para gozar dos direitos da Associação, o/a associado/a deve estar quite com a Tesouraria”. O mesmo artigo, em seu Parágrafo Único, estabelece que “A inadimplência por 3 (três) anos consecutivos resultará na perda da condição de associado/a, tornando necessário novo processo de ingresso”.

Contamos com a colaboração e o compromisso de todos/as os/as associados/as, no sentido de cumprirem os prazos previstos e solicitamos a urgente atualização do pagamento das anuidades atrasadas, nos termos acima definidos.

Andrea Lobo
Tesoureira Adjunta da ABA
Gestão 2013/2014

 
   
 

Associação Brasileira de Antropologia
Gestão Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras (2013-2014)

Presidente Carmen Rial (UFSC)
Vice-Presidente Ellen Fensterseifer Woortmann (UnB)
Secretário Geral Renato Monteiro Athias (UFPE)
Secretário Adjunto Manuel Ferreira Lima Filho (UFG)
Tesoureira Geral Maria Amélia S. Dickie (UFSC)
Tesoureiro Adjunto Andrea de Souza Lobo (UNB)

Diretores
Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)
Marcia Regina Calderipe Farias Rufino (UFAM)
Heloisa Buarque de Almeida (USP)
Carlos Alberto Steil (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos / Renato Athias / Manuel Ferreira Lima Filho 
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio Multiuso II (Instituto de Ciências Sociais) – Térreo - Sala BT-61/8
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax:  (61) 3307-3754      

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília, DF



       
  Informativo n° 002/2013  |  25/02/2013
   
  notícias da ABA  
   
Comissões e Comitês tem novas coordenações  
 

Bela Feldman-Bianco, ex-presidente da ABA, assumiu a coordenação do Comitê Migrações e Deslocamentos (antigo Comitê Migrações Internacionais). O Comitê de Educação, Ciência e Tecnologia será liderado por Simoni Lahud Guedes, a Comissão de Ética passou a ser coordenado pelo ex-presidente da ABA,  Prof. Luís Roberto Cardoso de Oliveira, o Comitê Quilombos contará com Osvaldo Martins de Oliveira na coordenação, o Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos será coordenado por Russel Parry Scott, o Comitê Patrimônio e Museus por Silvana Rubino, o Comitê Antropologia Visual, por Paula Morgado e  o Comitê Gênero e Sexualidade por Sérgio Carrara. A Comissão de Assuntos Indígenas manteve seu coordenador, João Pacheco de Oliveira, assim como a Comissão de Projeto Editorial continuará sendo liderada por Antônio Motta e o Comitê Deficiência e Acessibilidade por Adriana Dias. Por aprovação do Conselho Diretor criou-se, ainda, o Comitê Regulamentação da Profissão de Antropólogo, coordenado por Luiz Fernando Dias Duarte. Confira aqui a nova composição das Comissões e Comitês da ABA.

 
   
“Emergent Brazil” – 62ª Conferencia anual do Centro para Estudos Latino Americano da Universidade da Flórida  
 
 

Carmen Rial e Renato Athias, Presidenta e Secretário da ABA, participam de atividades do Emergent Brazil a 62ª Conferencia anual do Centro para Estudos Latino Americano da Universidade da Flórida nos dias 14 e 15 de fevereiro, realizado em parceria com o Centro de Pesquisa e documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas. Na ocasião tiveram oportunidade de visitar o Centro Latino Americano e encontrar com antropólogos vieram participar desse evento e rever outros que trabalham na Universidade da Flórida, entre os quais, Robin Wright e Michael Heckenberger.  Carmen Rial fez contato com o responsável pela Latin American Collection, maior coleção de publicações latino-americanas nos Estados-Unidos, situada em quatro andares da Biblioteca Smathers, para o envio de livros publicados pela ABA e futuros intercâmbios.
Renato Athias manteve contatos com o representante da British Library visando o aproveitamento de acervos digitais no futuro site da ABA, para cuja reformulação foi aberto um edital de candidaturas.

 
   
Visita a Wenner-Gren Foundation  
 
 

A presidente da ABA esteve também na sede da Wenner-Gren Foundation, em New York e foi gentilmente recebida por Leslie C. Aliellou, presidente da WG. Trataram de possíveis futuros financiamentos para a ABA.

 
   
CAI-ABA exige apuração da morte de Guarani-Kaiowá  
 
 

A CAI-ABA, através do seu coordenador João Pacheco de Oliveira, solicitou as autoridades rigorosa apuração da morte de um jovem indígena assim como a colocação em práticas de medidas que garantam a segurança física dos cerca de 200 indígenas acampados em Caarapó-MS; e sobretudo a aceleração dos procedimentos para a delimitação e regularização de suas terras.
Leia aqui a denúncia de Tekoha Guasu Guarani e Kaiowá.

 
   
Tombado o prédio do antigo Museu do Índio  
 
 

Graças a mobilização da Aldeia Maracanã, o governo do RJ decidiu pela reforma do prédio histórico que seria demolido. A CAI-ABA emitiu nota sobre os acontecimentos envolvendo a aldeia Maracanã, assinada por Marcos Albuquerque, integrante do Comitê de Antropologia Visual, e João Pacheco de Oliveira, coordenador da Comissão de Assuntos Indígenas da ABA.
Leia mais

 
   
Mostra Pierre Verger  
 
 

Paula Morgado, coordenadora do Comitê de Antropologia Visual da ABA, organizou a exposição itinerante do Prêmio Pierre Verger. Trabalhos fotográficos premiados nos últimos anos serão exibidos, com o apoio da Aliança Francesa.
Data: 19 de março a 30 de abril de 2013
Local: São Paulo/SP
Informações:
Folder

 
   
Ética no Sul  
 
 

Dando início a série de reuniões nacionais da ABA sobre temas atuais, a ABA e a UFRGS estarão organizando o seminário Ética na Pesquisa, entre os 23 e 24 de maio. A iniciativa é do diretor do Sul, Carlos Steil, e será coordenado pela conselheira Claudia Fonseca. O evento busca continuar as reflexões e ações em torno do Código de Ética e a regulamentação da ética em pesquisa no país. O PPGAS da UFPR/ABA também organizarão um evento em Curitiba, com o tema de Desenvolvimento, a ser coordenado por Ricardo Cid, cujas datas ainda não foram decididas.

 
   
II Colóquio Franco-Brasileiro: Antropologia das Fronteiras / Fronteiras da Antropologia  
 
 

Julie Cavignac, conselheira da ABA, juntamente com Patrick Le Guirriec - UFRN-Université François Rabelais, Tours, França, organizarão, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, dias 20, 21, e 22 de maio de 2013. O evento busca estender o diálogo entre as antropologias da França e do Brasil. Veja no link: https://www.facebook.com/CirsPpgasUfrn?ref=hl#.
Leia mais

 
   
DÉJÀ LU - Lançamento de nova Revista global online de Antropologia  
 
 

O Conselho Mundial de Associações Antropológicas (WCAA), do qual a ABA é fundadora, lançará ainda neste primeiro semestre, o primeiro número da sua revista online e gratuita, DÉJÀ LU. Trata-se de re-publicar artigos que apareceram em revistas das associações que compõem o Conselho. Os editores de cada revista enviarão um artigo por ano à Déjà Lu. A ideia é propiciar visibilidade global com a divulgação em um periódico ancorado no portal do WCAA e com as notificações feitas pelas mais de 40 associações que compõem o Conselho aos seus sócios individuais. Gustavo Lins Ribeiro (UNB), ex-presidente da ABA, e Gordon Mathews, da Chinese University of Hong Kong são os editores da Déjà Lu. A VIBRANT, por meio do seu editor Peter Fry, enviou um artigo de Luiz Fernando Dias Duarte que aparecerá nesse primeiro número. Leia aqui o artigo.

 
   
“Etnografias da Economia” é o dossiê de VIBRANT de 2014/1  
 
 

Ele será organizado por Lucia Müller (PUC-RS), Federico Neiburg (PPGAS/Museu Nacional/UFRJ), Eugênia Motta (pós-doc FAPERJ/PPGAS) e Fernando Rabossi (PPGSA/IFCS/UFRJ). Veja a chamada para artigos aqui.

O último número de VIBRANT destaca a Antropologia Visual. O dossiê teve como editoras-convidadas Cornelia Eckert e Ana Luiza Carvalho da Rocha e contribuições de alguns dos principais pesquisadores deste campo.
http://www.vibrant.org.br/.

VIBRANT 9.2 tem cinco outros artigos - Clique
aqui para lê-los.

 
     
Tragédia em Santa Maria  
     
 

Com imensa tristeza, a Associação Brasileira de Antropologia manifestou sua solidariedade aos familiares, amigos, professores e colegas dos estudantes mortos na tragédia do incêndio na cidade de Santa Maria – RS, enviando carta ao reitor da Universidade Federal de Santa Maria, instituição na qual estudavam a maior parte das vítimas. Não houve associados da ABA entre as vítimas.

 
   
  in memoriam  
   
Falecimento de Dona Miriam (16/02/13)  
 
 

Com profundo pesar, a ABA comunica o falecimento de Miriam Lifchitz Moreira Leite, ocorrido na noite do dia 16 de fevereiro, em São Paulo.
Historiadora, "Dona" Miriam, como era conhecida, teve um importante e fundamental papel na consolidação do campo da Antropologia Visual no Brasil, com o seu livro Retratos de Família: leitura da fotografia histórica. Dona Miriam era uma presença constante nas Mesas e GTs de Antropologia Visual até há alguns anos, quando, já enfraquecida, concentrou-se em pesquisas no LISA/USP. Organizou com Bela Feldman-Bianco o livro Desafios da Imagem. Um vídeo realizado por Ana Lúcia Ferraz, Andréa Barbosa e Francirosy Ferreira apresenta com destaque os temas de sua obra: a questão da mulher, do amor, a vida intelectual e a temática da memória -
http://vimeo.com/35325369.

Leia aqui o texto de Sylvia Caiuby Novaes sobre sua presença marcante na Antropologia.

 
   
  outras notícias  
   
Porto do Açu pode prejudicar lavouras em São João da Barra  
 
 

Veja aqui o vídeo.

 
   
DVD Interativo II – Etnografias do Trabalho: saberes e fazeres  
 
 

O DVD Interativo “Etnografias do trabalho: saberes e fazeres” dá continuidade ao processo de socialização dos resultados de pesquisa do projeto Trabalho e Cidade: etnografia da memória do trabalho na cidade moderno-contemporânea  iniciado com o primeiro DVD interativo lançado em 2011 “Etnografias do Trabalho: trajetórias e Cotidiano”. Veja a capa aqui.

 
   
The First National Survey of Indigenous People's Health and Nutrition in Brazil: rationale, methodology, and overview of results  
 
 

Está disponível o link para acesso ao trabalho “The First National Survey of Indigenous People's Health and Nutrition in Brazil: rationale, methodology, and overview of results”, que acaba de ser publicado na revista BMC Public Health (http://www.biomedcentral.com/1471-2458/13/52/
abstract
). Trata-se do primeiro de uma série de artigos que está planejada para divulgar os resultados do I Inquérito Nacional sobre Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas, que foi realizado sob os auspícios da ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva). O relatório final do I Inquérito (em português) encontra-se disponível em http://www.abrasco.org.br/grupos/g10.php
.

 
   
Comitê de especialistas procura candidatos à direção do MAST  
 
 

Pesquisadores ou tecnologistas brasileiros ou naturalizados que atendam aos requisitos podem se candidatar até 28 de fevereiro. O Ministério da Ciência , Tecnologia e Inovação (MCTI) abriu processo de seleção de um diretor para o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), localizado no Rio de Janeiro. A escolha será feita por um comitê de especialistas nomeado pelo Ministro Marco Antonio Raupp.
Leia mais

 
   
Antropologia e Islã – site de pesquisa sobre comunidades muçulmana  
 
 



Confira
aqui.

 
   
CEPPAC realizará Curso de Especialização em Direitos dos Povos Indígenas para a FUNAI  
 
 

O I Curso de Especialização em Direitos dos Povos Indígenas visa qualificar a formação de profissionais das Ciências Sociais, Direito e áreas afins envolvidos na promoção e aplicação direta dos direitos dos povos indígenas em órgãos federais, a exemplo da FUNAI.
Leia mais

 
   
   
  eventos  
   
Eventos no Brasil  
 
 
Ocorreu a Mostra Itinerante Múltiplos Brasis com o lançamento do livro: "O Voo da Beleza: experiência trans e migração" de Alexandre Fleming Camara Vale, palestras e bate-papos
Data: 21 a 24 de fevereiro de 2013
Local: Fortaleza/CE
Informações:
http://issuu.com/fariaslidia/docs/mostra-multiplos-brasis

III Seminário Internacional INCT-InEAC
Data: 25 de fevereiro a 01 de março de 2013
Local: UFF - Campus do Gragoatá - Bloco O – Niterói/RJ
Informações:
Programação

Seminário: A crise entre os poderes e o papel do legislativo
Data: 15 de março de 2013
Local: Auditório Anchieta da PUC-Rio
Informações:
Divulgação

III Semana de Arqueologia “Andre Penin”
Data: 22 a 27 de abril de 2013
Local: USP
Informações:
http://www.semanadearqueologia.mae.usp.br/ / I Circular

II Colóquio Franco-Brasileiro: Antropologia das Fronteiras/Fronteiras da Antropologia
Data: 20 a 22 de maio de 2012
Local: UFRN
Informações:
https://www.facebook.com/CirsPpgasUfrn?ref=hl#

65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC
Data: 21 a 26 de julho de 2013
Local: UFPE – Recife/PE
Informações:
http://www.sbpcnet.org.br/recife/home/

Comitê Internacional de Museus Etnográficos (ICME)
Data: 10 a 17 de agosto de 2013
Local: Rio de Janeiro/RJ
Informações:
http://icme.icom.museum/

 
   
Eventos no Exterior  
 
 

Resisting war in the 20th century International Conference
Data: 27 de fevereiro a 01 de março de 2013
Local: Lisboa/Portugal
Informações:
http://resistingwar2014.wordpress.com/

Los Amerindios frente al estado y al derecho: apropiaciones de la burocracia y de la documentación en Amazonia. Amerindians, law, and the state: Amazonian appropriations of bureaucracy and documents
Data: 28 de fevereiro e 01 de março de 2013
Local: Casa de Velazquez/Madrid
Informações:
Programação

III Coloquio Internacional de la Red de Estudios de Género Del Pacifico Mexicano y I Seminario Internacional de Investigación sobre Género y Derechos Humanos de la Universidad Autónoma de Sinaloa
Data: 13 e 14 de março de 2013
Local: Mazatlan, Sinaloa
Informações:
Convocatória


X Reunião de Antropologia do Mercosul
Data: 10 a 13 de julho de 2013
Local: Universidade Nacional de Córdoba, em Córdoba, Argentina
Informações:
http://www.museoantropologia.unc.edu.ar/RAM/INDEX2.htm / Terceira circular / GTs da RAM tem inscrições abertas

III Congreso Nacional de Antropología
Data: 03 a 08 de novembro de 2013
Local: Maracaibo/Zulia - Venezuela
Informações:
1ª Circular

 
   
Exposições  
 
 

Exposição Itinerante do Prêmio Pierre Verger 2012 na Galeria Imago, Aliança Francesa com palestra do Prof. Johannes Andreas Valentin "Antropologia e Fotografia: ver e entender"
Data: 19 de março a 30 de abril de 2013
Local: São Paulo/SP
Informações:
Folder

 
   
   
  prêmios  
   
Prêmios da ABA  
 
 

3º Prêmio ABA/GIZ (Edição 2012/2013) - Povos Indígenas e Cenários Etnográficos na Amazônia. Povos Indígenas na Amazônia Brasileira: Sistemas de Produção e de Mercados na Gestão da Biodiversidade
A Associação Brasileira de Antropologia e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da GIZ no Brasil (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH), lançam a terceira edição do prêmio em que elegerão uma tese de doutorado e uma dissertação de mestrado para apoiar suas respectivas publicações.
Veja
aqui o edital e clique aqui para baixar a ficha de inscrição.

 
   
Outros  
 
 

Chamada para submissões ao Prêmio John Collier Jr. 2013 de fotografia
O Prêmio John Collier Jr. de Fotografia é atribuído periodicamente para um autor ou fotógrafo cuja publicação, exposição, site ou produção multimídia outro exemplifica o uso de fotografias estáticas (histórica e contemporânea) para pesquisa e divulgação do conhecimento antropológico. Prazos para a apresentação e submissões até 15 de Março. Informações:
http://societyforvisualanthropology.org/.

 
   
   
  oportunidades  
   
Pós-graduação  
 
 

Bolsa de Pesquisa ou Doutorado
O Centro América Latina e Caribe Estudos (CAS) da Universidade de St Andrews está oferecendo uma bolsa para trabalhar em um projeto financiado pela Leverhulme intitulado "Lições do passado para os futuros desafios na Amazona brasileira", e coordenado por Dr. Mark Harris, disponível a partir de Agosto de 2013, para um período fixo de dois anos. O candidato trabalhará sobre a Amazônia brasileira e sua história política em um contexto mais amplo, comparando-a revoltas de escravos, índios e camponeses da América Latina a partir do XVII para o século XIX. Inscrições: até 26 de fevereiro. Informação:
https://www.vacancies. st-andrews.ac.uk/ ViewVacancy.aspxenc =mEgrBL4XQK0+ ld8aNkwYmAlV5y6AuKX/ IGRPRzqwZojMwMLsht8Ht3LCrtE7PNMu96jAKPcdAgIQwjDn+ r511exOjeyxG0MQLgUD3fK4lw AhqCIdVmy1F4VywvTFD5J/

Doutorado e Pós-doutorado no Musée du Quai Branly
O Musée du Quai Branly divulga bolsas de doutorado e pós-doutorado. Inscrições até 08 de abril de 2013. Informações:
Edital.

 
   
Concursos e Seleções  
 
 

Concurso para Professor na UFG
O Vice-Reitor da Universidade Federal de Goiás torna público que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores por tempo determinado. Inscrições até 01 de março de 2013. Informações:
Edital / Normas complementares.

Programa de Extensão Universitária
A União, representada pelo Ministério da Educação, e diversos outros órgãos convoca as Instituições Federais, Estaduais e Municipais de Ensino Superior a apresentarem propostas de desenvolvimento de programas e projetos no âmbito da extensão universitária, de acordo com o estabelecido na Lei n° 12.155, de 23 de dezembro de 2009, no Decreto no 6.495, de 30 de junho de 2008, no Decreto n° 6.170/2007 e suas alterações posteriores e na Portaria Interministerial MPOG/MF N° 507/2011, com suas alterações. Encaminhamento das propostas ao MEC até 22 de março de 2013. Informações:
Edital.

Concurso para investigador doutorado em Ciências Sociais e Humanas na Universidade de Coimbra
O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Laboratório Associado (LA) por contrato assinado com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, abre concurso para um lugar de investigador/a doutorado/a em regime de dedicação exclusiva. Inscrições até 31 de março de 2013. Informações:
http://www.ces.uc.pt/oportunidades/editais/113_Edital_concurso_investigador_2013.pdf

 
   
   
  publicações  
   
Chamada para Artigos  
 
 

Devires, Cinema e Humanidades
A comissão editorial da Revista Devires- Cinema e Humanidades Informa que a revista que prorroga o prazo de submissão de artigos para o n.1 do seu Vol.9 - "Dossiê Jean-Marie Straub e Danièle Huillet" - para o dia 15 de março de 2013. Lembram ainda que esse também é o prazo para a submissão dos textos para o FORA DE CAMPO (sessão destinada a artigos de temática livre). Confira no Link:
http://www.fafich.ufmg.br/devires.

Revista Nures
A revista Nures esta chamando artigos inéditos e resenhas sob a temática: RELIGIOSIDADES E CORPOREIDADES. O Núcleo de Estudos Corpo e Sociedade (UNESP/RC) e o Núcleo de Estudos Religião e Sociedade (PUC/SP) estão organizando o próximo número da Revista NURES voltado para a temática “Religiosidades e Corporeidades”.  A iniciativa se inspira no convite feito por Mauss, em 1934, para investigar as técnicas corporais que estão na origem dos estados místicos. Vida, morte, saúde, doença, terapias, curas, sexualidade, tabus, símbolos, gestualidades, esportes, estados alterados de consciência, prazeres e dores são algumas das situações em que as religiões se inscrevem nos corpos. Situando-se nas articulações entre o cultural e o natural, esta proposta almeja reunir estudos que tratem do mundo dos valores religiosos e sua relação com o corpo na criação de corporeidades próprias. Os artigos devem ser enviados para 
leilamarrach@uol.com.br até 20 de Março de 2013. Informações: http://revistas.pucsp.br/index.php/nures.

Revista Ciências Sociais e Religião (CS&R)
Convidamos os pesquisadores a submeterem artigos para as próximas edições da revista Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião (CS&R). O prazo para apresentação de trabalhos é até 10 de abril de 2013. Informações:
http://www.ufrgs.br/revistacsr.

Revista Ponto Urbe
A Comissão Editorial da Ponto Urbe convida pesquisadores a enviar seus artigos e resenhas críticas para a 12ª edição da revista eletrônica. Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail:
pontourbe@n-a-u.org, até o dia 30 de abril de 2013. Informações: www.pontourbe.net.

Revista Temáticas de Ciências Sociais
A Revista Temáticas de Ciências Sociais do IFCH/Unicamp (ano 22, número 43, 2014) divulga chamada de artigos para o Dossiê "Contracultura e Mundialização". A data limite para o envio de artigos, através do e-mail
marzochi@gmail.com, aos cuidados da organizadora Samira Feldman Marzochi, será 31 de julho de 2013. Este dossiê será destinado aos artigos que resultem de pesquisas e discussões já amadurecidas da área de Sociologia ou Antropologia sobre os possíveis cruzamentos empíricos e teóricos entre a “contracultura” e a“mundialização”. Informações: http://revistatematicas.blogspot.com.br/2013/02/contracultura-e-mundializacao.html.

Revista Interseções
Revista de Estudos Interdisciplinares, publicação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UERJ, recebe, em fluxo contínuo, contribuições para seus
próximos números on-line. Informações:
http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/
intersecoes
.

 
   
Revistas – novos números  
 
 

Revista Iluminuras - volume 13, nº 31 (2012), Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais - NUPECS/LAS/PPGAS/IFCH e ILEA/UFRGS, intitulada: Etnografias com imagens: experiências de campo, da restituição e extroversão da pesquisa. http://seer.ufrgs.br/iluminuras
/issue/view/1968
.

Mediações - Revista de Ciência Sociais – volume 17, nº 2, é uma publicação semestral do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Universidade Estadual de Londrina, voltada para o debate sobre temas relevantes das Ciências Sociais, mantendo uma linha interdisciplinar, com contribuições da Sociologia, da Antropologia e da Ciência Política, bem como de áreas afins. Neste número foi publicado o Dossiê O final da vida no século XXI, além de outros artigos de interesse em Ciências Sociais. A revista está disponível em formato eletrônico no seguinte endereço: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes.

 
   
Lançamentos – Livros 2012  
 
 

AREND, Silvia Maria Fávero; ASSIS, Gláucia de Oliveira e MOTTA, Flávia de Mattos (orgs.) (2012), Aborto e Contracepção. Histórias que ninguém conta. Florianópolis: Editora Insular.

FLEISCHER, Soraya e SAUTCHUK, Carlos Emanuel (orgs.) (2012), Anatomias Populares – A antropologia médica de Martin Alberto Ibañez- Novion. Brasília: Editora da Universidade de Brasília.

SILVÉRIO, Valter (org.) (2012), As cotas para negros no tribunal. A audiência Pública do STF. São Carlos: EDUFSCAR.

 
   
   
 

Você já pagou a anuidade da ABA? Fique em dia ligando para 61 3307-3754 ou entrando em contato através do e-mail aba@abant.org.br. Os cartões de associados/as ABA 2013 estarão sendo distribuídos em breve, dando direito aos livros publicados com o selo ABA Publicações, e descontos em livros e revistas.

 
   
   
 

Associação Brasileira de Antropologia
Gestão Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras (2013-2014)

Presidente Carmen Rial (UFSC)
Vice-Presidente Ellen Fensterseifer Woortmann (UnB)
Secretário Geral Renato Monteiro Athias (UFPE)
Secretário Adjunto Manuel Ferreira Lima Filho (UFG)
Tesoureira Geral Maria Amélia S. Dickie (UFSC)
Tesoureiro Adjunto Andrea de Souza Lobo (UNB)

Diretores
Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)
Marcia Regina Calderipe Farias Rufino (UFAM)
Heloisa Buarque de Almeida (USP)
Carlos Alberto Steil (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos / Renato Athias / Manuel Ferreira Lima Filho 
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio Multiuso II (Instituto de Ciências Sociais) – Térreo - Sala BT-61/8
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax:  (61) 3307-3754      

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília, DF


 
       
  Informativo n° 001/2013  |  24/01/2013
   
  notícias da ABA  
   
Posse da Diretoria da ABA – Gestão 2013/2014  
 

A diretoria da ABA foi empossada aos 10 dias do mês de janeiro de 2013, as 19h, no auditório do Instituto de Ciências Biológicas - ICB/UnB. Clique aqui para conhecer a proposta da Gestão e aqui o discurso de posse da nova presidente.


Márcia Regina Calderipe Farias Rufino, Antônio Carlos de Souza Lima, Ellen Woortmam, Andrea Lobo, Carmen Rial, Manuel Ferreira Lima Filho, Carlos Steil e Renato Athias

Clique
aqui para ver outras fotos da posse.

 
NATAL será sede da 29ª RBA  
 

O Conselho Diretor da ABA, reunido em Brasília no dia 11 de janeiro, acatou por unanimidade a proposta do Departamento de Antropologia e PPGAS da UFRN de organizar a próxima Reunião Brasileira de Antropologia, marcada em principio para o final de julho/inicio de agosto de 2014. A proposta de Natal, que responde a Chamada Pública para Organização da 29ª Reunião Brasileira de Antropologia, foi apresentada pela conselheira da ABA Julie Cavignac. Clique aqui para ver as fotos.

 
Comissão de Assuntos Indígenas da ABA defende permanência da Aldeia Maracanã  
 

 
Novo número VIBRANT traz Antropologia Visual  
 

O dossiê teve como editoras-convidadas Cornelia Eckert e Ana Luiza Carvalho da Rocha e contribuições de alguns dos principais pesquisadores deste campo. http://www.vibrant.org.br/.

 
Inclusão no ensino superior, direito a educação especial e defesa dos direitos humanos  
 

A ABA apoia carta em defesa de jovem de 21 anos, com necessidades educativas especiais, que em 2010 ingressou no curso de graduação de Biblioteconomia na Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

Leia
aqui o parecer do Comitê Deficiência e Acessibilidade da ABA, enviada à reitora da UFSC.

 
Sócio da ABA assume presidência da associação de pesquisadores do Brasil na França  
 


Vinicius Kauê Ferreira recém eleito presidente da APEB, também será um dos responsáveis pelo mural ABA-Jovem do site da ABA.
Clique
aqui para ler a proposta da nova diretoria da APEB.

 
Ex-presidente da ABA é homenageada  
 

Bela Feldman Bianco recebeu de Luiz Fernando Dias Duarte uma placa em agradecimento aos dois anos a frente da ABA durante a cerimonia de transmissão do cargo. Leia aqui seu discurso de entrega do cargo.

 
VIBRANT 9.2 tem cinco outros artigos  
 

Clique aqui para ler o de Lívio Sansone: “A Bahian Counterpoint of Sugar and Oil - Global Commodities, Global Identities?”

 
Recesso coletivo de carnaval  
 

Comunicamos que a Secretaria Administrativa da Associação estará em recesso de carnaval entre os dias 11 e 13 de fevereiro e retornará suas atividades dia 14/02, às 09h.

 
   
  outras notícias  
   
Justiça impede remoção de índios de antigo museu no Maracanã  
 

RIO — Em meio à discussão sobre o futuro do Museu do Índio, no Maracanã, na Zona Norte do Rio, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, obteve no sábado a decisão que impede a remoção dos índios que moram no local. A aldeia indígena seria removida para as obras de modernização do estádio. De acordo com a juíza Adriana Angelim, enquanto não forem cumpridas exigências, o Estado do Rio não poderá remover os índios, sob pena de incidir multa diária.

 
Indígena ocupa cargo de professor na UFPA  
 

Com a intenção de promover o multiculturalismo, a Universidade Federal do Pará (UFPA) empossou, pela primeira vez, um indígena que passa a ocupar o cargo de professor efetivo da Instituição. William Dominguez, pertencente à etnia Xacriabá, adotado pelos Assurini, assumiu nesta sexta-feira, 18, na Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), o cargo de professor da disciplina Antropologia da Saúde, do curso de Etnodesenvolvimento, do Campus de Altamira.

 
   
  Eventos  
   
Eventos no Brasil  
 


IV Reunião Equatorial de Antropologia - XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste

Data: 04 e 07 de agosto de 2013
Local: Universidade Federal do Ceará, Fortaleza/CE
Informações:
secretariareaabanne2013@gmail.com / http://www.posgradsoc.ufc.br

IV Seminário da Rede de Educadores em Museus de Goiás: “Educação, Museus e Cidades”
Data: 02 a 05 de abril de 2013
Local: Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás – Palestras e mesas temáticas / Museu da Imagem e Som de Goiás – visita técnica e inauguração da exposição “Ocupe o Museu (com) Memórias de Goiânia”
Informações:
Divulgação

III Semana de Arqueologia “Andre Penin”
Data: 22 a 26 de abril de 2013
Local: USP
Informações:
http://www.semanadearqueologia.mae.usp.br/

Encontros Graduados
Data: 20 a 24 de maio de 2013
Local: Centro de Pós-Graduação de Sociologia (ICC BSS-497/57) / UnB
Informações:
http://encontrosgraduados.blogspot.com.br/

 
Eventos no Exterior  
 

Emergent Brazil: Carmen Rial e Renato Athias, presidenta e secretário da ABA, participam da 62a. Conferência Anual do Centro de Estudos Latino-Americano da Universidade da Florida, com o tema "Emergent Brazil". A conferência será realizada em parceria com o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas, em Gainesville (Florida) durante os dias 14 e 15 de Fevereiro de 2013.


X Reunião de Antropologia do Mercosul
Data: 10 a 13 de julho de 2013
Local: Universidade Nacional de Córdoba, em Córdoba, Argentina
Informações:
http://www.museoantropologia.unc.edu.ar/RAM/INDEX2.htm / Terceira circular / GTs da RAM tem inscrições abertas

Table RondeTraverser les Frontières: les defis et les expériences de chercheur.e.s brésilien.ne.s em France
Data: 08 de fevereiro de 2013
Local: Toulouse II – Le Mirail
Informações:
Cartaz

SALSA  2013 - VIII Conferencia da Society for the Anthropology of Lowland South America
Data: 07 a 11 de março de 2013
Local: Universidade de Vanderbilt, em Nashville (USA)
Informações: Confira
aqui a programação da qual participam vários sócios da ABA

CASCA Conference 2013 – Congresso da Associação Canadense de Antropologia
Data: 08 a 11 de maio de 2013
Local: Victoria, B.C.
Informações:
http://www.cas-sca.ca/home/211-english-language-categories-parent/372-2013-casca-conference

XI Congresso Internacional da SIEF
Data: 30 de junho a 04 de julho de 2013
Local: Tartu, Estônia
Informações:
http://www.siefhome.org/index.php?option=com content&view=article&id =195&Itemid=81

Annual Conference 2013: “Cultural Memory”
Data: 05 e 06 de setembro de 2013
Local: Skopje, Republic of Macedonia
Informações:
Call for Papers and Call for Panel Proposals / Paper Proposal Form

AAA Annual Meeting 2013 Society for Visual Anthropology
Data: 20 a 24 de novembro de 2013
Local: Chicago
Informações:
SVA paper and poster session proposals AAA Chicago

 
   
  prêmios  
   
Prêmios da ABA  
 

3º Prêmio ABA/GIZ (Edição 2012/2013) - Povos Indígenas e Cenários Etnográficos na Amazônia. Povos Indígenas na Amazônia Brasileira: Sistemas de Produção e de Mercados na Gestão da Biodiversidade
A Associação Brasileira de Antropologia e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da GIZ no Brasil (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH), lançam a terceira edição do prêmio em que elegerão uma tese de doutorado e uma dissertação de mestrado para apoiar suas respectivas publicações.
Veja
aqui o edital e clique aqui para baixar a ficha de inscrição.

 
Outros  
 

Prêmio “Mulheres Rurais que Produzem o Brasil Sustentável”
Experiências de grupos e organizações produtivas do campo e da floresta serão reconhecidas pelo Prêmio “Mulheres Rurais que Produzem o Brasil Sustentável”, organizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), o concurso destacará 30 iniciativas com o troféu “Mulheres Rurais que Produzem o Brasil Sustentável”. As dez experiências, que obtiverem maiores pontuações, receberão R$ 20 mil cada uma. Inscrições até 01 de fevereiro de 2012. Informações: Folder / Divulgação.

 
   
  oportunidades  
   
Pós-graduação  
 

Seleção para Doutorado em Ciências Sociais na UFJF
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFJF divulga chamada para seleção ao Curso de Doutorado - Turma 2013. As inscrições estão abertas de 07 a 18 e de 23 a 25 de janeiro de 2013, diretamente na Secretaria do Programa. Informações:
http://www.ufjf.br/ppgcso/selecao.

Mestrado em Ciências Sociais na UFRRJ
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) abre seleção para 11 vagas remanescentes da turma 2013 do Curso de Mestrado Acadêmico. Inscrições: 14 de janeiro a 28 de janeiro de 2013. Informações:
Edital.

 
Concursos e Seleções  
 

Concurso para Professor de Etnologia no Museu Nacional - RJ
A Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ torna pública a realização de Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de vagas para o cargo de Professor de Carreira do Magistério Superior nas classes de Titular, Adjunto, Assistente e Auxiliar. Inscrições: 08 de janeiro a 06 de fevereiro de 2013. Informações:
http://concursos.pr4.ufrj.br/index.php?option=com_content &view=article&id=21:edital-no-312-de-21-de-dezembro-de-2012&catid=1

Concurso para Professor na UFOP – Minas Gerais
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) torna público o Edital sobre Concurso Público de Provas e Títulos para Seleção de Professor Integrante da Carreira do Magistério Superior do Quadro de Pessoal. Inscrições: 01 a 31 de janeiro de 2013. Informações:
Edital.

Concurso para Professor de Museologia na UFSC – SC
A Universidade Federal de Santa Catarina divulga o Concurso Público para Professor Assistente I, 40 horas/DE, na área de Museologia. Inscrições: 10 a 31 de janeiro de 2013. Informações:
http://segesp.ufsc.br/concursos/.

Concurso para Professor na área de Antropologia Cultural na UFPA 
A Universidade Federal do Pará torna pública a abertura de inscrições para concurso de professor adjunto. Inscrições: para a Classe de Assistente, de 25 de janeiro de 2013 a 21 de fevereiro de 2013 e para a Classe de Auxiliar, de 27 de fevereiro de 2013 a 26 de março de 2013. Informações:
Edital.

 
   
  Publicações  
   
Chamada para Artigos  
 

VIBRANT
A Vibrant recebe textos antropológicos e resenhas  em regime de fluxo contínuo. As contribuições devem ser enviadas para
vibrant.aba@gmail.com. Informações: http://www.vibrant.org.br/.

Urbanities  - Revista da Comissão de Antropologia Urbana da IUAES
Contribuições de artigos em inglês devem ser enviadas para Jerry Krase e Italo Pardo, editores da Revista, no e-mail:
urbanitiesthejournal@gmail.com. Informações: http://www.anthrojournal-urbanities.com/index.html.

Revista Sociedade e Cultura
A revista Sociedade e Cultura torna pública a chamada de artigos para o dossiê temático “Antropologia do lugar”, organizado pelas Profas. Izabela Tamaso (UFG) e Filomena Silvano (Universidade Nova de Lisboa). A publicação é prevista para o v. 16 n. 1, 1º semestre de 2013. Serão aceitos artigos escritos em português, inglês ou espanhol, que estejam em conformidade com as normas da revista. As contribuições devem ser enviadas diretamente para as organizadoras, através dos e-mails:
belatamaso@gmail.com  e filomenasilvano@fcsh.unl.pt até 30 de janeiro de 2013. Informações: www.revistas.ufg.br/index.php/fch.

Revista Composição
Composição, a Revista Eletrônica de Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, ISSN: 1983-3784, convida a professores e pesquisadores a apresentarem suas colaborações nas formas de artigos ou resenhas. As colaborações devem ser enviadas até 30 de março de 2013 para o e-mail
aparecido.reis@ufms.br. Informações: http://www.revistacomposicao.ufms.br/normas.pdf.

Revista Espaço Ameríndio
A Revista Espaço Ameríndio está recebendo artigos, ensaios bibliográficos, traduções e resenhas, em português ou espanhol, para o processo de submissão referente ao décimo terceiro número da revista (v. 7, n. 1, jul 2013). As contribuições devem ser enviadas até o dia 31 de março de 2013. Informações:
http://seer.ufrgs.br/EspacoAmerindio/about/submissions#authorGuidelines.

Revista Antares
A revista ANTARES acolherá ensaios e artigos inéditos sobre o tema Identidades, o qual tem sido objeto de reflexão dos estudos literários e linguísticos, das ciências humanas e sociais, dos estudos culturais e de gênero, das vertentes pós-modernistas e pós-coloniais, entre outros. Trata-se de um tema que se impõe a diferentes disciplinas e áreas por sua estreita relação com a dinâmica cultural na contemporaneidade, caracterizada pela intensificação e extensão dos fluxos migratórios, diásporas, revivals étnicos, reinvenções de tradições e hibridismos, em um contexto que exige tanto reinterpretações do passado, quanto novos olhares sobre o presente." Prazo para submissão: 15 de abril de 2013. Informações:
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/about.

 
Chamada para Ensaios fotográficos  
 

The RAI's Education Department
The RAI's Education Department is putting together a printed publication that will go out to schools and colleges teaching anthropology and for future outreach events.  We are interested in publicising the fantastic and important work that anthropologists are doing around the world and are looking for some interesting photographs that we can use for the publication along with a short description. Please submit your photograph and description to Nafisa Fera at
education@therai.org.uk. The deadline for submissions is Monday 4th February 2013. Information:
http://www.discoveranthropology.org.uk/
.

 
Chamada para Coletânea  
 

Etnografias n/dos serviços de saúde
A Antropologia brasileira há algumas décadas tem se interessado pelos aspectos do adoecimento e sofrimento, bem como pelas práticas e políticas de cuidado da saúde. Contudo, ainda não contamos com uma publicação específica que reúna pesquisas etnográficas que tenham sido realizadas no âmbito dos serviços, seja a instituição e seus arredores, sejam as políticas e programas em saúde. Neste sentido, por ser a maior política pública brasileira, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece uma gama interessantíssima para os estudos antropológicos. Os artigos devem ser enviados para
jaquetf@gmail.com e sorayafleischer@hotmail.com, até 01 de março de 2013. Informações: Divulgação.

 
Revistas – novos números  
 

Revista Espaço Ameríndio – volume 6, nº 02, publicação eletrônica de periodicidade semestral do Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais (NIT), PPGAS-UFRGS. http://seer.ufrgs.br/EspacoAmerindio.

Revista Anthropológicas – Volume 22, no. 1 publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE. http://www.ufpe.br/revistaanthropologicas/index.php/revista/issue/current.

 
Lançamentos – Livros 2012  
 

HIKIJI, Rose Satiko Gitirana (2012), Imagem-Violência: Etnografia de um cinema provocador. São Paulo: Terceiro Nome.

OLIVEIRA, Jorge Eremites de e PEREIRA, Levi Marques (2012), Terra Indígena Buriti: perícia antropológica, arqueológica e histórica sobre uma terra terena na Serra de Maracaju, Mato Grosso do Sul. Dourados: Editora UFGD.

RAMOS, Alcida Rita (2012), Constituições Nacionais e Povos Indígenas. Minas Gerais: UFMG/ABA.

VELTEN, Felipe Ferreira Vander, (2012), Inquietas companhias:sobre os animais de criação entre os karitiana. São Paulo: Alameda Casa Editorial.

 
   
 

Você já pagou a anuidade da ABA? Fique em dia ligando para 61 3307-3754 ou entrando em contato através do e-mail aba@abant.org.br. Os cartões de associados/as ABA 2013 estarão sendo distribuídos aos sócios em breve, dando direito aos livros publicados com o selo ABA Publicações, e descontos em livros e revistas.

 
   
 

Associação Brasileira de Antropologia
Gestão Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras (2013-2014)

Presidente Carmen Rial (UFSC)
Vice-Presidente Ellen Fensterseifer Woortmann (UnB)
Secretário Geral Renato Monteiro Athias (UFPE)
Secretário Adjunto Manuel Ferreira Lima Filho (UFG)
Tesoureira Geral Maria Amélia S. Dickie (UFSC)
Tesoureira Adjunta Andrea de Souza Lobo (UNB)

Diretores
Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)
Marcia Regina Calderipe Farias Rufino (UFAM)
Heloisa Buarque de Almeida (USP)
Carlos Alberto Steil (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos / Renato Athias 
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio Multiuso II (Instituto de Ciências Sociais) – Térreo - Sala BT-61/8
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax:  (61) 3307-3754      

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília, DF

 

 
 
Informativo n° 006/2013  |  19/04/2013
 
destaques da ABA

Aberto edital para organizar e sediar pré e pós-eventos do Congresso Mundial da IUAES julho/agosto de 2018 no Brasil

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA) convida associadas e associados a apresentarem propostas temáticas de pré e pós-evento, visando integrar a proposta da ABA de candidatura de sede ao Congresso Mundial da International Union of Anthropological and Ethnological Sciences (IUAES), no Brasil, a ser realizada em julho de 2018. A proposta de sediar este importante evento que ocorre de cinco em cinco anos será apresentada pela ABA no Congresso da IUAES, em agosto próximo, em Manchester.

As propostas de pré e pós-eventos devem ser apresentadas por sócios em dia com a ABA, que estejam na liderança de um núcleo, laboratório, instituto, departamento ou programa de pós-graduação, de universidade brasileira.

A documentação deve conter as seguintes informações:

1. Título e breve resumo da temática proposta;
2. Descrição da equipe e da instituição proponente local e breve detalhamento da infraestrutura existente para a realização;
3. Descrição da equipe que faz a proposta, com coordenador/a e experiência anterior em organização de eventos.
4. Fontes possíveis de financiamento do pré ou pós-evento.

As propostas devem ser enviadas até 15 de maio de 2013 à Secretaria da ABA.



Nota ABA/CAI sobre a situação dos Guarani (MS)

Diante da insustentável situação dos Kaiowá, da perseguição violenta e contínua contra suas lideranças, no quadro mais amplo de retrocesso e crescentes ameaças às garantias dos direitos indígenas, a ABA se mobiliza na defesa de uma vida digna para os povos indígenas que vivem no Brasil.
Leia
aqui a nota.

 



ABA e ANPOCS discutem Ética no MCTI

A presidente da ABA, Carmen Rial, o presidente da ANPOCS, Gustavo Lins Ribeiro, e o coordenador do Comitê de Regulamentação da Profissão de Antropólogo, Luiz Fernando Dias Duarte, reuniram-se com a Assessora do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação na última segunda-feira, dia 15 de abril, em Brasília, para abordar centralmente os atuais procedimentos envolvendo o controle da ética na pesquisa e a viabilidade da formação de um novo comitê, ligado ao MCTI, com ótimos resultados. No próximo dia 22, Carmen e Gustavo voltam ao MCTI para encontrarem-se com o Ministro Marco Antônio Raupp a fim de tentar encaminhar uma mudança, aproveitando a ocasião para abordar também a exclusão das Humanas do programa Ciências sem Fronteiras e a atual divisão de Diretorias do CNPq, que inclui as Ciências Humanas e Sociais na Diretoria de Engenharias e Ciências Exatas.



83ª Reunião da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena (CISI) do CNS/MS

Durante os dias 15 e 16 de abril aconteceu, em Brasília, a 83ª reunião da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena (CISI), no auditório do Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde. Os temas principais discutidos nessa reunião foram: Álcool e drogas introduzidas em áreas indígenas, etnodesenvolvimento e segurança alimentar e a organização da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, que será realizada durante os dias 26 a 30 de Novembro de 2013. Os representantes indígenas informaram sobre a precária situação dos serviços de saúde nas áreas indígenas e reclamaram sobre a ausência do Secretário da SESAI, que não compareceu na reunião. Renato Athias, representante da ABA na CISI, participou integralmente da reunião e aproveitou a oportunidade para apresentar a carta da ABA à Presidenta Dilma Rousseff sobre a situação da Saúde Indígena no Brasil, que teve apoio da AAA. Também estiveram presentes nessa reunião a Carla Teixeira, da UNB, e dois alunos do PIBIC de seu grupo de pesquisa.



ABA encontra-se com Ministro da Ciência e Tecnologia e Presidente do CNPq na SBPC

Por iniciativa da Presidente da SBPC, Helena Nader, as sociedades científicas brasileiras puderam dialogar com Marco A. Raupp, Ministro da Ciência e Tecnologia, no último dia 09. Estiveram no encontro Carmen Rial, Presidente da ABA, Bela Feldman-Bianco, ex-Presidente da ABA (2011-2012) e membro do conselho científico da SBPC, e Otávio Velho, conselheiro especial da ABA para assuntos de Ciência e Tecnologia, e ex-vice-presidente da SBPC (2007-2011). Otávio interveio lembrando a importância de considerar as Ciências Sociais nos financiamentos de projetos de desenvolvimento, pois a própria noção de desenvolvimento precisa ser pensada. Foi reivindicada a participação das Ciências Sociais em programas como Ciência sem Fronteiras, no Portal de Emprego que o CNPq lançará este mês, e questionada a atual distribuição das Diretorias do CNPq.



Reunião com a Codevasf


Carmen Rial e Ellen Woortman, (Presidente e vice-Presidente da ABA), Daniel Simião (ex- Secretário Geral da ABA), e Carlos Alexandre B. Plínio dos Santos (UNB, associado efetivo) se reuniram com Antônio José da Silva Neto e Círio José Costa, Analistas em Desenvolvimento Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. A Codevasf solicitou à ABA subsídios para incrementar um projeto que prevê estudos em 11 comunidades remanescentes de Quilombos na Bahia e em Pernambuco. A ABA, por meio do Comitê de Quilombos, assistirá a Codevasf neste projeto.



ABA envia carta à Presidenta Dilma Rousseff referente à situação precária da saúde indígena

A carta alerta para as denúncias sobre o estado calamitoso da atenção à saúde indígena, feita por diversas associações, organizações e lideranças indígenas do Brasil. A Associação Brasileira de Antropologia reconhece a legitimidade dessas denúncias e reivindicações, e o documento protocolado no Palácio do Planalto apoia as solicitações dessas organizações indígenas para que sejam efetuadas as intervenções necessárias visando à resolução do grave quadro que se apresenta hoje.
Leia
aqui a carta em português, amplamente discutida entre o Secretário da ABA Renato Athias, Marina D. Cardoso, da Comissão de Assuntos Indígenas (CAI) e a American Anthropology Association (AAA).
AAA apoiou a carta da ABA. Leia
aqui em inglês.



Reunião na Fundação Ford


Carmen Rial, Presidente da ABA, e Antonio Carlos de Souza Lima, Diretor da ABA, se reuniram dia 25 de março, na Fundação Ford, no Rio de Janeiro/RJ, com Nilceia Freire, Representante da Fundação Ford no Rio de Janeiro, e Aurélio Vianna, Coordenador de Programa Sênior da Fundação Ford no Brasil. A reunião abordou um possível projeto conjunto que responda aos novos desafios colocados para as questões indígenas e quilombolas. A expectativa é que a ABA possa continuar sua parceria com a Ford em futuros Projetos.



32 Novos/as associados/as e 9 mudanças de categoria

A ABA dá as boas-vindas aos/as 12 novos associados efetivos, 15 pós-graduandos, 4 aspirantes e uma colaboradora, e saúda os/as que agora estão em nova categoria.

Efetivos/as - Alexandre Fleming Camara Vale (UFC), Ana Claudia Cruz da Silva (UFRJ), Ana Lúcia Farah de Tófoli (UFC), Carla Susana Alem Abrantes (UFRJ), Jacqueline Britto Pólvora (University of Texas at Austin/UTexas/Estados Unidos), João Paulo Pinto Có (UFRN), Luzimar Paulo Pereira (UFRJ), Mariana Cavalcanti Rocha dos Santos (FGV), Mártin César Tempass (Universidade Nacional de San Martin), Rosana Câmara Teixeira (UFRJ), Telma Amaral Gonçalves (UFPA) e Zoy Anastassakis (UFRJ).

Colaboradora - Marcélia Marques do Nascimento (PUC/RS).

Pós-graduandos/as - Carlos Eduardo Neves de Moraes (UFRGS), Carolina Maria Heliodora de Goes Araujo Feijo Braga (UFRRJ), Cláudio Luís Caminha de Souza Ribeiro (Pontifícia Universidad Católica del Perú), Fabiano Campelo Bechelany (UNB), Fernanda Bianca Gonçalves Gallo (UNICAMP), Josep Juan Segarra (UFRGS), Leonardo Alves dos Santos (UFRN), Luciana de Araujo Aguiar (Université Paul Valery Montpellier III/França), Marcos Vinicius Moura Silva (UFF), Maria Heloisa Martins da Rosa (UFPEL), Mariana Pereira da Silva (UFGD), Pedro Lopes (USP), Rodrigo Martins Ramassote (UNICAMP), Tatiane dos Santos Duarte (UNB) e Vinícius Cruz Pinto (UFF).

Aspirantes - Bóris Maia e Silva (UFF), Fernando Monteiro Camargo (PUC/Campinas), Leonardo Vieira Silva (UENF) e Lisbela Lessa Cohen Braga ¬(UFBA).

Mudanças de categoria (pós-graduando/a para efetivo/a) - Alinne Bonetti (UNICAMP), Andréa Fachel Leal (UFRGS), Carolina Llanes Guardiola (UFF), Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque (UFSC), Miriam Steffen Vieira (UFRGS), Paula Lacerda (FAPERJ), Sandro José da Silva (UFF) e Valeria Esteves Nascimento Barros (UFSC).

Mudanças de categoria (pós-graduando para colaborador)
– Clélio Palheta Ferreira (UFPA).

A Comissão que analisou as propostas de candidatura, aprovadas pelo Conselho Diretor da ABA, foi liderada pela Vice-Presidente Ellen Woortman e formada pelos Diretores Antônio Carlos de Souza Lima, Carlos Steil, Heloisa Almeida e Márcia C. Farias Rufino.



IV REA e XIII ABANNE – inscrições ainda abertas

Você já escolheu um GT para participar da REA/ABANNE? Veja aqui a relação dos grupos:
http://www.reaabanne2013.com.br/site/



CAI Gestão 2013/2014

A Comissão de Assuntos Indígenas – CAI, coordenada por João Pacheco de Oliveira, teve sua composição finalizada. Integram a CAI:

Secretaria: Fabio Mura (UFPB) e Ricardo Verdum (INESC)

Barbara Maisonnave Arisi (UNILA)
Carlos Cirino (UFRR)
Cristhian Teófilo da Silva (UnB)
Clarice Cohn (UFSCAR)
Edviges Ioris (UFSC)
Estêvão Palitot (UFPB)
Gersem José dos Santos Luciano (UNB)
Jô Cardoso de Oliveira (CINEP)
Juan Carlos Peña Márques (UEA/Tabatinga)
Maria Dorothea Post Darella (UFSC)
Maria Rosário G. de Carvalho (UFBA)
Paulo Delgado (UFMT)
Paulo Santilli (UNESP)
Rinaldo Arruda (PUC/SP)



Ética na Pesquisa – Porto Alegre

O primeiro dos três eventos ABA-Sul já tem seu programa confirmado (http://www.abant.org.br/file?id=1070). O encontro, nos dias 23 e 24 de maio, dá prosseguimento a uma antiga preocupação da ABA e oferecerá importantes subsídios para as reformulações que estão sendo propostas no MCTI.



TRANSOCEANIK – Florianópolis

Ruben Oliven (UFRGS), Gustavo Lins Ribeiro (UNB) e Lia Machado (UNB) são alguns dos antropólogos que já confirmaram presença no Seminário Internacional TransOceanik, que ocorre entre os dias 27 e 29 de maio, em Florianópolis. O seminário reúne pesquisadores brasileiros, australianos e franceses: http://transoceanik.paginas.ufsc.br/programme/



VIBRANT

Já está no ar a chamada para o dossiê Etnografias da Economia da Vibrant 2014/1, organizado por Eugênia Motta (pós-doc FAPERJ/PPGAS), Lucia Müller (PUC-RS), Federico Neiburg (PPGAS/Museu Nacional/UFRJ) e Fernando Rabossi (PPGSA/IFCS/UFRJ). Veja a chamada para artigos aqui.

O número atual tem, entre outros, os seguintes artigos no ar:

Dossier Visual Anthropology? Edited by Cornelia Eckert and Ana Luiza Carvalho da Rocha:

Visual Anthropology in post-colonial worlds: “What has gone wrong?”?
João Martinho Braga de Mendonça - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/joao-m-de-mendonca-visual-anthropology-in-post-colonial-worlds/.

New arenas for small media: Towards an ethnological exploration of family cinema.?
Alex Vailati - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/alex-vailati-new-arenas-for-small-media/.

Voyages as exercises of the gaze.?
Sylvia Caiuby Novaes - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/sylvia-caiuby-novaes-voyages-as-exercises-of-the-gaze/.

Machinima and ethnographic research in three-dimensional virtual worlds.
Débora Krischke Leitão e Laura Graziela Gomes - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/debora-k-leitao-laura-g-gomes-machinima-and-ethnographic-research-in-three-dimensional-virtual-worlds/.

Film as shared ethnography: In the field, in the editing suite, on the air.
Carolina Caffé e Rose Satiko Gitirana Hikiji - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/carolina-caffe-rose-s-g-hikiji-film-as-shared-ethnography/.

The Photo in the Film: Public and private collections in video-portrait.
Clarice E. Peixoto - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/clarice-e-peixoto-the-photo-in-the-film/.

”Images des paradis perdus: Mythe des « peuples premiers », photographie et anthropologie?Benoit de L’Estoile - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/benoit-de-lestoile-images-des-paradis-perdus/.

Cine-weapon: The poiesis of filming and fishing.?
Carlos Emanuel Sautchuk - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/carlos-emanuel-sautchuk-cine-weapon/.

Film and Ritual: Epistemological dialogs between filmic anthropology and anthropological practice.
Carlos P. Reyna - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/carlos-p-reyna-film-and-ritual/.

The Pilgrims to Madrinha Dodô (Penitence and Pilgrimages).?
Siloe Amorim - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/siloe-amorim-the-pilgrims-to-madrinha-dodo-penitence-and-pilgrimages/.

Afro-Brazilian religions and audiovisual narratives in Amazonia: Research tools.?
Daniela Cordovil - http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/daniela-cordovil-afro-brazilian-religions-and-audiovisual-narratives-in-amazonia/.



Nova Reitora da UNILAB toma posse em Fortaleza

A Profa. Isabelle Braz, da Universidade Federal do Ceará, representou a ABA na tarde do dia 02 de abril, em Fortaleza, durante a primeira sessão ordinária do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), quando foi realizada a transmissão do cargo de Reitor Pro Tempore à nova Reitora Professora Doutora Nilma Lino Gomes. A cerimônia foi presidida pelo então Reitor Paulo Speller, com a presença da então vice-Reitora Maria Elias Soares e de membros do Conselho. Na ocasião, a nova Reitora da UNILAB, Nilma Lino Gomes, falou sobre a consolidação de um projeto institucional na perspectiva da cooperação internacional que vai "exigir de nós o desafio de construir um projeto emancipatório que articule a experiência social, conhecimento científico, conhecimentos tradicionais, cultura e desenvolvimento tecnológico”.  A Reitora observou ainda a importância de realizar um trabalho para a promoção dos direitos e das relações sociais. “Precisamos atuar com a consciência dos direitos coletivos sociais, étnicos, raciais, de gênero e diversidade sexual tanto na nossa sociedade quanto na especificidade das sociedades africanas, timorenses e de outros países com os quais a cooperação sul-sul se realiza”.



notícias da mídia

Centenas de índios de diversas etnias exigem revogação de projetos contrários aos interesses dos povos indígenas


Centenas de índios de diversas etnias lotaram ontem (16/04) o Plenário 1 da Câmara dos Deputados para exigir que os Poderes Executivo e Legislativo suspendam ou revoguem todos os decretos e projetos de lei em vigor ou em discussão considerados contrários aos interesses dos povos indígenas.



MPF recorre para suspender operação policial e estudos de usina no Tapajós

Antes de qualquer ato de licenciamento deve ser feita a consulta com as populações afetadas, dizem procuradores.



Um apelo à saúde em Marãiwatsédé

Representantes do povo indígena Xavante de Marãiwatsédé estiveram na semana passada em Cuiabá e divulgaram mais um documento exigindo providências imediatas no atendimento à saúde na aldeia.



Em defesa da luta das comunidades e povos indígenas em face da imposição de projetos de desenvolvimento na Amazônia

Terra de Direitos, Comissão Pastoral da Terra – CPT –  (BR 163 e Santarém) e o Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB –  protocolam nesta segunda-feira, 1º de abril, documento no Ministério Público Federal denunciando a situação de tensão e conflito iminente nas comunidades afetadas pelo projeto da Usina Hidrelétrica São Luis do Tapajós, e solicitando a suspensão imediata de todos os estudos e trabalhos realizados no interior das comunidades e aldeias indígenas.



Presidente da ABA em entrevista para a TV Feevale

Carmen Rial fala sobre a atuação da Associação e dos seus associados, que produzem conhecimento qualificado sobre a realidade social brasileira, e suas intervenções nas políticas públicas diante dos desafios da sociedade.
Assista
aqui.



eventos

Eventos no Brasil

Evento ABA: II Colóquio Franco-Brasileiro: Antropologia das Fronteiras / Fronteiras da Antropologia
Data: 20 a 22 de maio de 2013
Local: UFRN
Informações:
Chamada para trabalhos e programação

Evento ABA/Sul - Ética na Pesquisa Antropológica: práticas e políticas
Data: 23 e 24 de maio de 2013
Local: Pantheon IFCH - UFRGS - Porto Alegre/RS
Informações:
Programação / Oficina

Evento ABA: Seminário Internacional TransOceanik
Data: 27 a 29 de maio de 2013
Local: CFH – UFSC - Florianópolis
Informações:
http://transoceanik.paginas.ufsc.br/

Evento ABA/Sul:  Fórum Permanente sobre Desenvolvimento / Seminário Antropologia e Desenvolvimento
Data: 16 e 17 de outubro de 2013
Local: Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, Prédio D. Pedro I - Campus Reitoria.
Informações:
Divulgação

III Semana de Arqueologia “Andre Penin”
Data: 22 a 26 de abril de 2013
Local: USP
Informações:
Programação

Seminário  - A Cooperação Jurídica Internacional no Combate ao Crime Organizado Transnacional: novas perspectivas
Data: 25 e 26 de abril de 2013
Local: Secretaria Nacional de Justiça - Brasília/DF
Informações:
Programação preliminar / Ficha de inscrição

VII Jornada Republicana
Data: 30 de abril de 2013
Local: Museu de República – Rio de Janeiro/RJ
Informações:
Cartaz

I Ciclo de  Oficinas de Capacitação do GESEX
Data: 25 de maio, 01, 08, 15, 22 e 29 de junho; e 06 de julho de 2013
Local: UFMT, ICHS Auditório 2
Informações:
Cartaz / http://cursosgesex.blogspot.com.br/


Data: 04 a 07 de agosto de 2013
Local: Universidade Federal do Ceará, Fortaleza/CE
Informações:
http://www.reaabanne2013.com.br/site/ / Edital para Mostra Livre de Filmes, Ensaios Fotográficos, Hipermídias e Etnografias Sonoras / Relação de GTs

XVII Jornada sobre Alternativas Religiosas da América Latina
Data: 11 a 14 de novembro de 2013
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Informações:
http://www.ufrgs.br/xviijornadas/



Eventos no Exterior


Data: 10 a 13 de julho de 2013
Local: Universidade Nacional de Córdoba, em Córdoba, Argentina
Informações:
http://www.museoantropologia.unc.edu.ar/RAM/INDEX2.htm / GTs da RAM tem inscrições abertas / Quarta circular

CASCA Conference 2013
Data: 08 a 11 de maio de 2013
Local: Victoria, B.C.
Informações:
http://www.cas-sca.ca/home/211-english-language-categories-parent/372-2013-casca-conference

17th IUAES World Congress, Evolving Humanities, Emerging Worlds
Data: 05 a 10 de agosto de 2013
Local: Manchester, U.K
Informações:
www.iuaes2013.org

Carl Lumholtz Congreso Internacional – Los nortes do México: culturas, geografías y temporalidades
Data: 25 a 31 de agosto de 2013
Local: Creel, Bocoyna – Chihuahua
Informações:
segunda circular

Antropologia em Contraponto – V Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
Data: 08 a 11 de setembro de 2013
Local: Campus da UTAD, em Vila Real/Portugal
Informações:
http://www.apantropologia.org/congresso2013/call-for-papers-pt/



Exposições

ABA: Exposição Itinerante do Prêmio Pierre Verger 2012 na Galeria Imago, Aliança Francesa
A exposição é organizada pelo Comitê Antropologia Visual da ABA, liderado por Paula Morgado.
Data: 19 de março a 30 de abril de 2013
Local: São Paulo/SP
Informações:
Folder / http://www.aliancafrancesa.com.br/francofonia2013/expodebate.htm

Ticuna em Dois Tempos
Data: 11 de abril a 31 de outubro de 2013
Local: Museu Amazônico – Manaus/AM
Informações:
Convite / Release



prêmios

33ª edição do Prêmio José Reis

O Prêmio José Reis premiará neste ano o pesquisador ou escritor divulgador da Ciência, Tecnologia e Inovação para o grande público. Inscrições até 17 de maio de 2013. Informações: http://www.premiojosereis.cnpq.br/.



oportunidades

Pós-Graduação

Seleção do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional lançou o Edital de Seleção do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural (PEP/MP/IPHAN) – 2013, que oferece 20 bolsas de estudos. O Mestrado Profissional destina-se a formar, durante 24 meses, profissionais graduados em diversas áreas de conhecimento para atuarem no campo da preservação do patrimônio cultural. Inscrições até o dia 30 de abril de 2013. Informações:
http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=17289&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia

Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Antropologia na UnB
Encontram-se abertas as inscrições para a Pós-Graduação em Antropologia da Universidade de Brasília (Mestrado e Doutorado) para o 1º/2014, para candidatos residentes no Brasil e no Exterior. Inscrições: Mestrado residentes no Brasil – 08 de abril a 10 de maio de 2013; Doutorado residentes no Brasil - 08 de abril a 29 de maio de 2013; Mestrado e Doutorado residentes no Exterior – 08 de abril a 03 de maio de 2013. Informações:
http://www.unb.br/posgraduacao/stricto_sensu/editais.php e www.dan.unb.br.



Concursos e seleções

Concurso Público para Docente do Magistério Superior na UFPI
O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) torna público que estão abertas inscrições para Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de vagas docentes da Carreira do Magistério Superior. Inscrições: 04 a 23 de abril de 2013. Informações:
http://www.ufpi.br/concursoufpi/index/pagina/id/6522.

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - Contratação de Consultor
Saíram os editais do MDS, em cooperação com a UNESCO, para a contratação de consultores para avaliar o Programa Bolsa Família entre povos indígenas. Os interessados deverão enviar currículo, entre os dias 15 e 29 de abril de 2013, para
sedpi.914brz3002@mds.gov.br. Informações: Edital 15 / Edital 16.

Concurso para Professor na UFMG
A Universidade Federal de Minas Gerais divulga concurso para professor visitante na área de Antropologia. Inscrições: 20 a 24 de maio de 2013. Informações:
Edital.

Inscrições Abertas para a Chamada Pública de Apoio a Eventos Científicos em Saúde 2013 – segundo semestre
O Ministério da Saúde, por intermédio do Departamento de Ciência e Tecnologia –DECIT/SCTIE/MS, convoca os interessados em apresentar propostas para o Apoio a Eventos Científicos em Saúde, a serem realizados entre janeiro e junho de 2013. Inscrições: 15 de outubro a 09 de novembro de 2013. Informações:
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/treventos2013f.pdf.



publicações

Chamada para Artigos

Revista Amazônica
A Amazônica – Revista de Antropologia está recebendo artigos para publicação em fluxo contínuo. Amazônica visa divulgar resultados de trabalhos antropológicos, considerando os quatro campos da Antropologia, desenvolvidos na Amazônia. A revista lança números semestrais nos meses de março e setembro. Os artigos podem ser submetidos no site da revista http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica ou pelos e-mails
revistaamazônica@gmail.com e daianatalves@gmail.com. Informações: Normas para publicação.

Global Journal of Political Science and International Relations (GJPSIR)
O Global Journal of Political science and International Relations (GJPSIR) recebe textos de todas as áreas da Ciência Política e Relações Internacionais. O GJPSIR publica artigos originais, breves relatos, cartas ao editor e comentários. Informações:
http://www.globalresearchjournals.org/journal/gjpsir.

Revista Temas de Antropología y Migración
A Revista eletrônica Temas de Antropología y Migración é uma revista semestral que aborda estudos de processos migratórios internacionais e a perspectiva antropológica. A revista publica artigos em espanhol ou português, resultado de pesquisas e trabalhos científicos originais, artigos de revisão, resenhas de livros e entrevistas e eventos de interesse acadêmico. Os prazos para submissões de artigos para os números 5 e 6 são, respectivamente, 30 de abril e 31 de outubro de 2013. Informações:
Convocatória.



Lançamentos – Livros 2013

DINES, Yara Schreiber Dines (2013), Cidadelas da cultura no lazer – Uma reflexão em Antropologia da imagem sobre o SESC São Paulo. São Paulo: SESC.

KREKELER, Birgit; KÖNIG, Eva; NEUMANN, Stefan; ÖLSCHLEGER, Hans-Dieter (Hrsg.) (2013), “Para que serve o conhecimento se não posso dividi-lo?“ – „Was nützt alles Wissen, wenn man es nicht teilen kann?“ Gedenkschrift für Erwin Heinrich Frank. (Estudios Indiana, 5) Berlin: Ibero-Amerikanisches Institut Preußischer Kulturbesitz/Gebr. Mann Verlag. (http://www.iai.spk-berlin.de/publikationen/estudios-indiana/estudios-indiana-5-para-que-serve-o-conhecimento-se-eu-nao-posso-dividi-lo-was-nuetzt-alles-wissen-wenn-man-es-nicht-teilen-kann-gedenkschrift-fuer-erwin-heinrich-frank.html)

LABATE, Beatriz Caiuby e Bouso, José Carlos (2013), Ayahuasca y Salud. Barcelona: La Liebre de Marzo.

Vásquez, Manuel e Rocha, Cristina (2013), The Diaspora of Brazilian Religions. Leiden/Boston:Brill.  (http://www.brill.com/diaspora-brazilian-religions).

 


Lançamentos – Livros 2012

GUSMÃO, Mônica e SCHRÖDER, Peter (2012), Habeas corpus: entre o jogo de cintura e a rebelião. Um estudo sobre adolescentes internos em Pernambuco. (Antropologia Jurídica, 1) Recife: Editora Universitária da UFPE.



Outras Publicações

Coleções da Latin American Collecion, da University of Florida Libraries
Confira abaixo os links para acessar as coleções:

Digital Library of the Caribbean (dLOC):
http://ufdc.ufl.edu/dloc1?n=dloc; http://ufdc.ufl.edu/dloc1/all?n=dloc 
Diário de Pernambuco (1825 a 1863):
http://ufdc.ufl.edu/AA00011611
Informações:
http://www.crl.edu/area-studies/lamp
Charles Wagley Papers Digital Collection documents anthropological field work in the cultures of Latin America, especially Guatemala and Brazil:
http://ufdc.ufl.edu/dlosawagley; http://ufdc.ufl.edu/dlosawagley/all
Ralph della Cava Gift on Padre Cícero and Popular Religion in Brazilian Northeast:
http://ufdc.ufl.edu/rdc; http://ufdc.ufl.edu/rdc/all
Peter Henry Rolfs Digital Collection [agriculture school in Minas Gerais 1929-1932]:
http://ufdc.ufl.edu/rolfs; http://ufdc.ufl.edu/rolfs/all




Associação Brasileira de Antropologia
Gestão Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras (2013-2014)

Presidente Carmen Rial (UFSC)

Vice-Presidente Ellen Fensterseifer Woortmann (UnB)
Secretário Geral Renato Monteiro Athias (UFPE)

Secretário Adjunto Manuel Ferreira Lima Filho (UFG)
Tesoureira Geral Maria Amélia S. Dickie (UFSC)
Tesoureiro Adjunto Andrea de Souza Lobo (UNB)

Diretores
Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)
Marcia Regina Calderipe Farias Rufino (UFAM)
Heloisa Buarque de Almeida (USP)
Carlos Alberto Steil (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio Multiuso II (Instituto de Ciências Sociais) – Térreo - Sala BT-61/8
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax:  (61) 3307-3754      

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília, DF

Informativos 2012

Clique aqui para acessar os informativos emitidos pela ABA no ano de 2012.

Informativos 2011

Clique aqui para acessar os informativos emitidos pela ABA no ano de 2011 - de nº 020 ao nº 029.

Clique aqui para acessar os informativos emitidos pela ABA no ano de 2011 - de nº 001 ao nº 019.


Informativos 2010

Faça o download dos informativos emitidos pela ABA no ano de 2010 clicando no link abaixo. O arquivo está no formato PDF.

Informativos ABA 2010


Informativos 2009

Faça o download dos informativos emitidos pela ABA no ano de 2009 clicando no link abaixo. O arquivo está no formato PDF.

Informativos ABA 2009


Informativos 2008

Faça o download dos informativos emitidos pela ABA no ano de 2008 clicando no link abaixo. O arquivo está no formato PDF.

Informativos ABA 2008


Informativos 2007

Faça o download dos informativos emitidos pela ABA no ano de 2007 clicando no link abaixo. O arquivo está no formato PDF.

Informativos ABA 2007


Informativos 2006

Faça o download dos informativos emitidos pela ABA no ano de 2006 clicando no link abaixo. O arquivo está no formato PDF.

Informativos ABA 2006